Em transição avaliada em € 140 milhões, a corporação de Leonardo Del Vecchio adquiriu a italiana Barberini, líder no segmento de lentes solares de cristal de alta tecnologia.
A Luxottica anunciou em 22 de junho a compra da Barberini Eyewear e previsão é que a negociação seja concluída no terceiro trimestre, após a aprovação das entidades regulatórias. Fundada por Pietro Barberini em 1963, a empresa tem vendas líquidas anuais na casa dos € 85 milhões, e controla toda sua cadeia produtiva, da matéria-prima às lentes acabadas, com duas fábricas dotadas de tecnologia de ponta: em Grünenplan (Alemanha), em que ocorrem os processos de fusão do vidro, além da aplicação de avançadas tecnologias na produção de filtros polarizantes para lentes solares, e em Abruzzo (região central da Itália), onde segue o processo produtivo, do polimento à expedição das lentes.
A Barberini desenvolveu novas tecnologias e patentes destinadas a expandir as aplicações do cristal, com ganhos em termos de pureza e clareza. Ao longo das décadas, avançou em aspectos como espessura, peso, resistência e transparência, realçando cores vivas e saturadas, graças também à aplicação de óxidos especiais nos processos de fusão do cristal.
Segundo o comunicado oficial da Luxottica, a compra da Barberini consolida sua estratégia de foco em excelência na produção e na qualidade “made in Italy” (do inglês, “feito na Itália”). Dessa forma, poderá fortalecer seu know-how em lentes de cristal, tanto solares quanto prescritivas transparentes. Apesar de ser “das antigas”, o cristal ainda é considerado o mais valioso entre as matérias-primas de lentes oftálmicas, por conta de suas propriedades físicas. A previsão é que a negociação seja concluída no terceiro trimestre, após a aprovação das entidades regulatórias.
“Com a aquisição da Barberini, a Luxottica adiciona mais joia a seu portfólio, um nome que é bem conhecido em todo o mercado e sinônimo de qualidade superior, inovação e ‘made in Italy’. A Barberini permitirá fortalecer liderança tecnológica da Luxottica em lentes solares e oftálmicas, abrindo grandes oportunidades de desenvolvimento para o futuro”. (Leonardo Del Vecchio, fundador e presidente da Luxottica)
Além de fornecer para as fábricas de óculos, a fábrica italiana de lentes também comercializa sua própria coleção de óculos, a Barberini Eyewear. E tem um slogan bem interessante: “Eyewear for Spec-actors”, um jogo de palavras em inglês, que, à primeira vista, poderia ser traduzido como “óculos para observadores ou espectadores”. No entanto, o termo está dividido com singelo hífen (“spec-ators”), indicando um jogo de palavras entre observadores (“spectators”) e atores (“actors”). A própria Barberini explica o raciocínio: “os óculos são para aqueles que observam e não para aqueles que querem apenas ser observados. Para quem não quer perder o desempenho do mundo, enfrenta todas as situações e vai até o fim, como um espectador que é arrastado para o palco e se torna um astro”.
Siga a Lady