Marchon Eyewear e G-III Apparel Group, ambas norte-americanas, assinaram acordo de licenciamento global para as coleções de óculos de Donna Karan New York e DKNY. A primeira linha a ser apresentada será a DKNY, prevista para março de 2019, comercializada em lojas de departamentos, lojas especializadas e ópticas selecionadas pelo mundo afora, além nas lojas e no e-commerce da marca. E, de acordo com o comunicado oficial emitido pelas duas corporações, há planos para expansão com a oferta de Donna Karan New York logo na sequência. A duração do contrato não foi revelada, as partes limitaram-se apenas a informar que trata-se de um acordo de longo prazo.
“O design inovador da Marchon Eyewear, o forte portfólio de marcas e a capacidade de distribuição global são provas de sua liderança nesse mercado. A parceria é um ótimo exemplo da estratégia contínua da G-III para maximizar o alcance mundial de marcas icônicas de estilo de vida, como DKNY e Donna Karan New York”, declarou o vice-presidente executivo da G-III Apparel Group, Jeffrey Goldfarb. Já o presidente e CEO da Marchon Eyewear, Nicola Zotta, afirmou estar imensamente orgulhoso da parceria entre G-III e DKNY, “uma das marcas de moda norte-americanas mais admiradas no mundo”.
Outros Carnavais
Curiosamente, Marchon e Donna Karan já mantiveram o mesmo acordo no passado, mais precisamente entre 1999 e 2004. Mas eram, definitivamente, outras épocas, tanto para a corporação óptica quanto para a marca de moda.
A Marchon ainda estava sob o comando do trio formado pelos empresários Al Berg, Jeff White e Larry Roth, que fundou a empresa em 1983 e, no final de 2008, vendeu o negócio para a também norte-americana VSP Global, por US$ 735 milhões.
VSP é a sigla para “Vision Service Plan”, empresa fundada em 1955 por um grupo de optometristas californianos com o objetivo de oferecer seguro de saúde visual pré-pago – atualmente, são 88 milhões de clientes nos Estados Unidos e no Canadá. Ao longo das décadas, a VSP verticalizou sua operação e hoje atua em praticamente todos os segmentos do mercado da visão.
Já a Donna Karan, fundada em 1984 pela estilista de mesmo nome, em 2001 passou a integrar o portfólio de marcas do conglomerado francês de moda e luxo LVMH, com Donna à frente da direção criativa de suas grifes – ela se retirou somente em 2015. Em julho do ano seguinte, por US$ 650 milhões, as grifes passaram às mãos da G-III Apparel Group, dona de marcas como Andrew Marc, Vilebrequin, detentora de licenças como Calvin Klein, Ivanka Trump, Karl Lagerfeld e Tommy Hilfiger e licenciadora de marcas de várias ligas esportivas universitárias.
Antes de assinar com a Marchon em 1999, a licença para as marcas de Donna Karan pertencia à Lantis Eyewear e, em 2005, passou à Luxottica, onde ficou até voltar agora para a Marchon.