No final de outubro, uma notícia e tanto sacudiu o mercado óptico mundial. A italiana Marcolin assinou um acordo com a HVHC para a compra da indústria norte-americana Viva International.

Fundada em 1961, a Marcolin teve vendas na casa dos US$ 282 milhões em 2012. Em dezembro deste mesmo ano, 78% de suas ações foram adquiridos pelo fundo de investimentos europeu Pai Partners, com extensa experiência no setor de bens de consumo. Diante dessa nova configuração, a companhia italiana teve fôlego financeiro para negociações como a compra da Viva, o que lhe permitirá consolidar sua operação nos Estados Unidos, fatia do mercado mundial mais que cobiçada por qualquer indústria óptica,

Os valores da negociação foram mantidos sob sigilo. A aquisição deverá ser concluída dentro de alguns meses, após a aprovação dos órgãos antitruste locais e internacionais.

Até a conclusão da transação, as operações seguem como antes e os planos são de que Marcolin e Viva continuem ocupando suas respectivas matrizes – a primeira em Longarone, Itália, e a segunda em Somerville, estado norte-americano de New Jersey.

Presente em 90 países, a Viva nasceu em 1978 pelas mãos do empreendedor norte-americano Harvey Ross. Em fevereiro de 2005, já tendo se tornado uma empresa de atuação global, foi comprada pela HVHC, Inc., companhia verticalmente integrada de cuidados com a visão, terceira maior do ramo de planos de saúde de visão nos Estados Unidos e que mantém em seu portfólio empresas como Davis Vision e Visionworks.

.

Siga a Lady