A Safilo anunciou, nos últimos dias de dezembro, a assinatura do acordo de licenciamento global com a grife italiana Missoni para a criação, a produção e a comercialização das coleções de óculos Missoni e M Missoni, renovável sob as mesmas condições até 2029. As duas novas coleções chegarão ao mercado em janeiro de 2020 e, até lá, o passo a passo dos novos produtos será revelado por meios digitais.

“Missoni e M Missoni são uma combinação perfeita com o portfólio da Safilo, que compartilha com essas icônicas marcas italianas os mesmos valores de design visionário, tradição e excelência na fabricação”, afirmou o CEO da Safilo, Angelo Trocchia. “Também será possível aproveitar 0 extenso arquivo da empresa, rico em inspiração, graças à colaboração anterior, garantindo assim o impulso para continuar a apoiar a distribuição global das marcas e o desenvolvimento de importantes negócios para ambas empresas”, completou.

“A Missoni está honrada e orgulhosa por trabalhar com a Safilo mais uma vez, o que é uma espécie de reunião, já que a empresa foi a primeiro licenciada de óculos da Missoni na década de 80. A Safilo tem longa tradição e muito expertise no que faz. Sob uma perspectiva criativa, sempre adorei essa categoria de produtos e mal posso esperar para ver os diversos elementos do estilo Missoni desenvolvidos nesta nova colaboração de óculos”, revelou a presidente e diretora criativa do Missoni Group, Angela Missoni. Já o vice-presidente do Missoni Group, Michele Norsa, afirmou ser “uma parceria importante que contribui para o objetivo de agregar mais valor às marcas, ao mesmo tempo em que traz um impulso tangível ao desenvolvimento do plano de negócios da Missoni, ampliando seu potencial de crescimento. Com Safilo e as novas coleções de óculos, a Missoni reforça sua posição de marca na indústria de moda e luxo, com um alcance global e uma linha de produtos bem articulada que agrada aos consumidores em todo o mundo”.

.

Missoni by Safilo versão Vintage

A Safilo já produziu e comercializou óculos Missoni durante os anos 80, antes da profissionalização da relação entre grifes de moda e luxo e fábricas de óculos – o que só veio a ocorrer, efetivamente, no final desta década, entre Giorgio Armani e Luxottica. Dei uma garimpada on-line e encontrei duas peças daquela época. Uma, delas, inclusive – a de metal -, reproduz o ziguezague Missoni, uma das marcas registradas da grife, nas hastes.

Missoni vintage: máscara versão anos 80

.

Antes, com a Allison

Desde 2004, a licença para os óculos Missoni esteve nas mãos da Allison, que, em 2011, também lançou a coleção M Missoni. A título de curiosidade, em fevereiro de 2016, a italiana Allison foi rebatizada como “AVM1959”: em uma decisão para lá de ousada, decidiu voltar ao começo de tudo para redesenhar seu futuro, inaugurando uma nova sede em Volta Mantovana, no mesmo prédio em que a empresa foi fundada em 1959.

Daí a origem do novo nome: “AVM” é a sigla de “Allison Volta Mantovana” e “1959”, o ano de sua fundação. Situado na bela região do Lago de Garda, o quartel-general da AVM1959 abriga os escritórios (design, distribuição, marketing e vendas), a produção e o showroom de suas coleções em uma área que totaliza 18 mil metros quadrados.

Missoni, uma história de família

Ottavio e Rosita com os filhos Vittorio, Angela e Luca

O estilo Missoni é resultado da parceria entre o casal Ottavio e Rosita que decidiu, em 1953, criar uma empresa de knitwear (do inglês, expressão que define roupas e acessórios feitos de tricô), na província de Varese. Comprometido com a inovação estética e tecnológica, o nome Missoni rapidamente passou a fazer parte da vanguarda da moda italiana. Ottavio e Rosita criaram e afirmaram uma maneira inconfundível de vestir e morar com um colorido conjunto de motivos em ziguezague, listras, ondas e fios irregulares em uma colcha de retalhos de jacquard geométrico e floral.

Seus três filhos – Vittorio, Luca e Angela – cresceram em meio aos negócios e logo começaram a trabalhar. Angela ocupa o cargo de diretora criativa desde 1996 e Luca, depois de cuidar da linha masculina, dirige agora a Missoni Archives e é dono do Missoni Spa, na cidade escocesa de Edimburgo. Já a matriarca Rosita está em ação até hoje, na direção criativa da Missoni Home, a linha de tecidos e produtos para decoração da grife italiana.

O ano de 2013 foi trágico para a família: em janeiro, Vittorio e sua mulher Maurizia morreram em um acidente de avião na costa da Venezuela e seus corpos foram encontrados nove meses mais tarde, em outubro. E, em maio, Ottavio morreu durante o sono, aos 92 anos. Angela, então, tomou à frente dos negócios.

Em 2018, ano do 65º aniversário da Missoni, a família decidiu vender 41,2% das ações ao fundo de investimento italiano FSI em uma negociação estimada em € 70 milhões, ainda mantendo o controle operacional da empresa, já que detém a maioria das ações. Desde então, o executivo Michele Norsa, ex-CEO da Salvatore Ferragamo, tornou-se vice-presidente, e Angela Missoni continuou na presidência.  

.

Nas redes

Safilo 

Missoni  

 

Siga a Lady