No ano em que celebra duas décadas em que passou a fazer parte do portfólio da Luxottica, a marca originalmente norte-americana lança campanha que é uma celebração às emoções.

.

Com sua nova campanha, intitulada “Proud To Belong” (do inglês, “Orgulho de Pertencer”), a Ray-Ban quer valorizar os momentos que conectam as pessoas, permitindo que encontrem seu sentimento de pertencimento.

Seu fio condutor é a máxima de que não importa o destino, mas o caminho. Trata-se de uma questão de se lançar em todas as etapas da jornada e assim se encontra o caminho do pertencimento, exercitando o verdadeiro “eu”.

.

Heróis cotidianos

Com #ProudToBelong – seguindo os novos tempos, agora o título da campanha obedece à categorização de termos e expressões das redes sociais, com o uso da hashtag e a eliminação dos espaços entre as palavras -, a Ray-Ban relança sua própria plataforma de comunicação e dá início a uma história que continua pelo decorrer deste ano. É uma forma de fortalecer o vínculo emocional com o consumidor que, ao redor do mundo, escolhe os produtos da marca para expressar sua singularidade e seu senso de pertencimento.

A campanha foca três sentimentos-chave que dão vida à essência dos óculos: vulnerabilidade e empatia, paixão e prazer, confiança e orgulho. Como protagonistas, histórias de pessoas cercadas por diferentes tipos de situações: uma corrida de ciclomotor que beira à loucura, o flagrante de alguém perdido em seus pensamentos e uma noite apaixonada em uma pista de dança. São histórias de heróis cotidianos que não têm medo de suas próprias emoções e escolhem libertar sua humanidade.

Alguns dos modelos icônicos da marca incorporam os sentimentos vividos pelos protagonistas da campanha. #ProudToBelong marca o retorno de um estilo da década de 70 da Família I-Shape, o Ray-Ban Square, modelo todo de metal de frontal quadrado, que agora vem dotado de lentes Evolve (as que mudam de cor). Outros destaques são o Wings II, que valoriza confiança e orgulho e o Original Wayfarer, que evoca a paixão e a autenticidade, reforçando mais um dos ícones da marca.

.

Made in Italy há duas décadas

A nova campanha coincide com os 20 anos da aquisição da marca pela Luxottica – por US$ 640 milhões, a Bausch & Lomb desfez-se de sua divisão de óculos que incluía, além da Ray-Ban, as marcas Arnette, I’s, Killer Loop e Revo. O anúncio oficial ocorreu em 28 de abril de 1999 – aqui, o link da notícia publicada no site da rede norte-americana de notícias, CNN.

Naquela altura, já com 62 anos de existência, a Ray-Ban tinha vivido anos de muita glória, se tornado sinônimo de “óculos solares” em várias partes do mundo (inclusive no Brasil) e lançado modelos de óculos que se tornaram estilos consagrados e são referência de design para a indústria óptica mundial, como o Aviator, o Clubmaster e o Wayfarer. Mas, apesar disso, não estava conseguindo manter-se tão em alta quanto no passado e o clássico estilo aviador era conhecido como óculos de policiais norte-americanos.

Com massivos investimentos e inteligência de marketing, a Luxottica foi muito bem-sucedida no reposicionamento da marca. Trouxe o Aviator à ordem do dia e fez dele um it-óculos, desejados pelos consumidores mundo afora. Depois, vieram o foco no Wayfarer e no Clubmaster e os lançamentos das linhas de receituário (a Ray-Ban Vista) e infantil (Ray-Ban Junior). Paralelamente, campanhas com slogans icônicos como Empower Your Vision, Change Your View, Never Hide etc. E, além de imagens e slogans, os lançamentos passaram a envolver ações como eventos, shows, parcerias com músicos e artistas plásticos.

Mais recentemente, a Luxottica investiu em lentes prescritivas Ray-Ban e em um projeto de varejo próprio com a abertura de mais de 200 lojas exclusivas ao redor do mundo, onde os consumidores têm a oportunidade de viver de forma intensa a experiência da marca.

.

Ray-Ban nas redes

.

Posts relacionados

.

.

Siga a Lady