O tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda morreu esta semana, aos 70 anos, e um dos anos mais eletrizantes de sua carreira nas pistas foi retratado pelo filme Rush – No limite da emoção, de 2013. Os óculos da Carrera, marca própria da Safilo e que têm a velocidade em seu DNA, também fizeram parte dessa história.

.

Em 59 anos de existência, a Fórmula 1 já rendeu muitas rivalidades entre seus pilotos. As mais recentes estão frescas na memória dos fãs dessa categoria do automobilismo que desfruta de projeção mundial. Muita gente assistiu às disputas entre o brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost nos anos 80 e acompanha atualmente o confronto entre o inglês Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas pelo topo do campeonato.

Mas há uma rivalidade na década de 70 que inflamou as pistas e tomou as salas de cinema de todo o mundo em 2013 e teve os óculos da Carrera como astros convidados. Rush – No limite da emoção levou às telas o glamuroso e milionário universo da Fórmula 1, retratando a relação entre o piloto austríaco Niki Lauda (Ferrari) e o corredor britânico James Hunt (Mc Laren).

Chris Hemsworth encarna James Hunt e Daniel Brühl, Niki Lauda

.

Disputa acirrada

O ano é 1976. O brilhante e perfeccionista Lauda havia vencido cinco provas e lidera o mundial daquele ano com folga em relação ao segundo colocado, o carismático playboy Hunt, quando sofre um sério acidente, no circuito alemão de Nürburgring, que causa queimaduras graves em seu rosto e a inalação de gases tóxicos. Apesar da gravidade, Lauda ausentou-se das pistas por apenas duas provas e volta para correr o grande prêmio da Itália, em Monza, ainda com bandagens no rosto. Dali em diante, Lauda e Hunt disputaram o título corrida por corrida e, ao final do Mundial, no Japão, Hunt sagrou-se campeão por apenas um ponto de vantagem.

A película foi dirigida pelo cineasta norte-americano Ron Howard (Apollo 13 e Uma mente brilhante) e teve como protagonistas o alemão Daniel Brühl (Adeus, Lênin e Bastardos inglórios) como Niki Lauda e o australiano Chris Hemsworth (Os vingadores e Thor) como James Hunt. Segundo Howard, “Lauda e Hunt eram astros do rock nas pistas: dois profissionais no topo de suas carreiras, em uma época em que sexo era seguro, dirigir era perigoso e tudo era liberado”.

Niki Lauda para Carrera em 1986

E quando o assunto são óculos em Rush, a arte imita a vida. Tal qual na “vida real”, o personagem de Niki Lauda usa o mesmo modelo Carrera 80 – Lauda, diga-se de passagem, também foi garoto-propaganda da grife de óculos na década de 80 e outro piloto de Fórmula 1, o austríaco Gerhard Berger, também foi rosto da marca. A escolha para o personagem de James Hunt foi o Carrera Speedway e para Marlene Lauda, a mulher do piloto austríaco (interpretada por Alexandra Maria Lara), o modelo Carrera 16.

.

.

Nas redes

Carrera         

Safilo

.

Siga a Lady