Dicas para quem vai visitar o Silmo: os preparativos, a feira, a cidade… Tudo para tirar o máximo proveito de uma feira internacional e de uma das capitais do mundo, Paris. Para começar, uma reflexão sobre o valor de visitar feiras internacionais.

.

Feira óptica fora do Brasil: será?

Vale mesmo a pena investir em uma viagem para uma feira de negócios internacional? Eu sempre vou responder que “sim, vale muito a pena”, porque eu partilho do conceito de que viajar é uma maneira e tanto de sair da zona de conforto e ampliar horizontes. É uma grande oportunidade de evoluir pessoal e profissionalmente.

É fato que a visita a feiras internacionais foi posta em xeque de uns anos para cá. Para muita gente do ramo, feiras como Mido e Silmo deixaram de ser programa obrigatório, já que, com a globalização, os avanços da logística e a crescente importância do Brasil no cenário mundial, boa parte das coleções tem sido lançada simultaneamente por aqui e algumas vezes até mesmo antes das famosas feiras gringas.

Sem dúvida, é muito bom poder contar com essa simultaneidade oferecida atualmente pelas grandes corporações de óptica, mas nada substitui aspectos essenciais e incríveis de uma viagem, como o contato com outro universo, pessoas e tendências, sem falar nas oportunidades culturais e – por que não? – nos momentos de consumo.

Vale muito cruzar o oceano para marcar presença em eventos internacionais e trata-se de uma contribuição de peso para a profissionalização do varejo local. Afinal, quando se fala especificamente de óptica, é nas feiras internacionais que se encontram linhas de produtos exclusivas e aquelas peças mais originais. Sem falar que mesmo as grandes corporações escolhem eventos como Silmo e Mido para oferecerem séries limitadas de suas marcas mais exclusivas, que só poderão ser adquiridas por lá.

Além disso, também é o momento de observar o mercado internacional, ver e sentir que caminhos (e eventualmente atalhos) o setor está pegando e quais vai seguir em um futuro próximo, estabelecendo ainda um paralelo com o próprio negócio e o mercado brasileiro. Portanto, se a intenção é personalizar a óptica, elevar a qualidade do negócio e sair na frente, visitar os eventos lá fora é, definitivamente, uma ótima pedida.

Além disso, viagens são uma grande chance de fazer novas amizades com colegas brasileiros e até de outros países, até porque o relacionamento faz parte do DNA da óptica nacional. Trocar informações e compartilhar experiências é que nem anúncio de cartão de crédito: não tem preço.

.

Fotos: Emmanuel Nguyen Ngoc (Divulgação Silmo)

.

Silmo nas redes

.

Posts relacionados

.

Siga a Lady