.

Inicialmente marcada para 12 a 14 de fevereiro, a feira italiana se vê obrigada a adiar mais uma vez a sua realização por causa de nova onda de contaminações provocada pela pandemia da Covid-19.

.

Quem está contando as horas para marcar presença em uma feira internacional de óptica vai precisar controlar sua ansiedade por mais dois meses e meio. A italiana Mido, tradicionalmente o primeiro evento do ano de grande porte, anunciou a alteração das datas para 2022, a primeira de caráter presencial após a edição 2019.

Em vez de 12 a 14 de fevereiro, a Mido fica para 30 de abril a 2 de maio, isto é, de sábado a segunda-feira, no mesmo local dos últimos anos: o centro de exposições Milano Rho Fiera, no distrito de Rho, nos arredores da cidade.

Curiosamente, será uma volta às origens. Os veteranos do mercado sabem muito bem disso, já que, até 2008, o encontro da óptica mundial na Itália ocorria durante o mês de maio.

Segundo a organização do evento, a decisão foi movida pelo desejo de assegurar as melhores oportunidades de negócios para expositores e visitantes, mesmo em meio a uma situação pandêmica.

De acordo com o comunicado oficial, “as novas datas representam um período lucrativo para as atividades comerciais, ainda respeitando o andamento de outras feiras de óptica. Esta é uma época estratégica do ano para negócios e internacionalização, trazendo a Mido de volta às origens, tendo em vista que sua primeira edição ocorreu justamente no mês de maio. A esperança é que a chegada da primavera [ao hemisfério norte] também proporcione viagens mais seguras e fáceis entre os países, confirmando a MIDO como um elemento-chave na indústria em nível global”.

.

A palavra do líder

O presidente da Mido, Giovanni Vitaloni, afirmou: “hoje fica bastante claro que uma feira internacional em fevereiro poderia trazer um número reduzido de participantes, tanto de expositores como de visitantes. A Mido quer refletir as necessidades das empresas e se confirmar como o evento mais importante do ano, em um 2022 que já dá importantes sinais de recuperação para a indústria óptica em todo o mundo”. “Final de abril e começo de maio é a melhor data para regressar ao cumprimento da missão de feira:  criar e maximizar as oportunidades internacionais de negócio ao garantir prestígio e vitalidade a um setor estratégico. A organização também trabalha para a Mido 2022 estar pronta a fim de receber expositores e o público com a máxima segurança, seguindo as normas mais atualizadas”, concluiu.

.

Credenciamento e serviços

O credenciamento já está aberto neste link. Mais uma vez, os visitantes terão à disposição o serviço de trens fornecido pelo evento, com parada na estação Rho Fiera e reserva de assentos diretamente em www.mido.com. A organização também já está preparando a programação para os três dias de evento, como as áreas Otticlub e Centro Congressi.

Além disso, a plataforma digital – lançada em junho para a MIDO 2021 (que ocorreu apenas em versão on-line) – em que é possível fazer o contato inicial com os expositores antes mesmo da realização da feira física.

.

Um adiamento após o outro

A última Mido de forma presencial ocorreu em 2019, mais precisamente de 22 a 25 de fevereiro e reuniu 59,5 mil profissionais, originários de 159 países. Dias antes da edição 2020, agendada para 29 de fevereiro a 2 de março e que celebraria em alto estilo os 50 anos da feira (seria a “Golden Mido”), a Itália tornou-se o epicentro das infecções pelo novo coronavírus na Europa e então foi preciso adiar a realização do evento.

Cerca de duas semanas mais tarde, a Organização Mundial da Saúde decretou a pandemia, o que causou isolamento social, fechamento de fronteiras e criação de rigorosos protocolos. Na esperança de que tudo voltasse ao normal de forma rápida, a Mido foi remarcada para 5 a 7 de julho daquele ano, o que evidentemente não se concretizou. Diante da nova impossibilidade, anunciou a feira para 6 a 8 de fevereiro do ano seguinte. Mas, novamente, a pandemia não permitiu e a nova data ficou para junho, de 5 a 7. Dessa vez, a feira ocorreu, mas apenas de forma digital. Agora, quando tudo parecia estar certo para a Mido 2022 em fevereiro, a variante omicron, marcada pela rápida disseminação, elevou exponencialmente o número de casos e, mais uma vez, o encontro da óptica mundial em Milão ficou adiado.

.

E as outras feiras pelo mundo afora?

Enquanto a Mido tem se visto às voltas com tantos adiamentos, o salão francês Silmo (realizado tradicionalmente em setembro ou outubro) se saiu um pouco melhor por conta do desenvolvimento da pandemia: transformou sua edição 2020 em pequenos eventos em Paris e em outras cidades da França e realizou a versão 2021 já no centro de exposições Paris Nord Villepinte como de costume, mas com muito menos público e número bem menor de expositores. Para este ano, acredita na retomada de forma mais completa em sua 55ª edição, agendada para 23 a 26 de setembro.

Do outro lado do Atlântico, entretanto, as coisas também não foram muito bem: em 2020, as feiras norte-americanas Vision Expo East (realizada em Nova York, tradicionalmente em março) e Vision Expo West (promovida em Las Vegas, sempre em setembro) não ocorreram. Em 2021, parcialmente com uma Vision Expo reduzidíssima em termos de expositores e público em Orlando, em junho, e com a versão West, em setembro, também ainda tímida comparada com a era prepandêmica. A nova-iorquina Vision Expo East permanece confirmada para 2022, com realização entre 31 de março e 3 de abril e o credenciamento já está disponível neste link.

Já no Brasil, os anos de 2020 e 2021 foram praticamente nulos em termos de feiras ópticas. As duas edições da Expo Visão e da Expo Óptica foram canceladas, bem como a Ajorsul Mercoóptica Fair 2020. A única exceção ficou por conta da Ajorsul 2021, em setembro. Para 2022, todas seguem confirmadas até segunda ordem. Expo Visão de 8 a 10 de março no Pro Magno Eventos (inscrições aqui) em São Paulo; Expo Óptica de 4 a 7 de maio no Expo Center Norte,também em São Paulo; e a Ajorsul de 22 a 24 de setembro no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado, serra gaúcha.

.

Mido 2022

30 de abril (sábado) e 1º de maio (domingo) • 9h às 19h

2 de maio (segunda-feira) • 9h às 18h

Milano Rho Fiera

Credenciamento neste link

..

.

Mido nas redes

       

.

.

Siga a Lady