A óptica mundial perdeu um de seus ícones mais importantes: morreu o fundador da Luxottica e presidente da EssilorLuxottica.
Del Vecchio tinha completado 87 anos, em 22 de maio, e ficou conhecido pela sua força empreendedora e o visionarismo. Nasceu em Milão em uma família pobre com origens em Barletta, sul da Itália. Passou parte da infância em um orfanato e começou sua carreira como aprendiz em uma ferramentaria também em Milão.
O começo de tudo
Em 1961, mudou-se para Agordo, província de Belluno, região conhecida como o polo da óptica na Itália, e no mesmo ano fundou a Luxottica, inicialmente na condição de fornecedora de componentes para os fabricantes de óculos locais. Seis anos mais tarde, começou a fabricar armações e vendê-las sob a marca “Luxottica” e, em 1971, ano em que a empresa completou uma década de existência, passou a dedicar-se exclusivamente à produção de óculos.
Ele ganhou o mundo…
Em 1981, iniciou a internacionalização das operações com a abertura da primeira subsidiária – o país escolhido foi a Alemanha – e, em 1988, deu um passo que revolucionou a indústria óptica ao assinar seu primeiro contrato de licenciamento. Ao lançar uma coleção com o criador italiano Giorgio Armani, redefiniu a relação da óptica com a moda, gerando uma bem-sucedida operação baseada em design e identidade de moda, distribuição mundial e lucros. Dois anos mais tarde, as ações da empresa passaram a ser cotadas na bolsa de valores de Nova Iorque e ocorreram a assinatura de novas licenças com grifes de moda.
Em 1995, Del Vecchio adquiriu a legendária marca de óculos Persol, fundada em 1917, e se estabeleceu no varejo, com a aquisição da LensCrafters, uma das mais importantes redes de óptica dos Estados Unidos. O ano de 1999 também é emblemático por conta da compra por US$ 640 milhões do portfólio de marcas de óculos da norte-americana Bausch & Lomb, que incluía outra legendária marca e sinônimo de óculos solares em várias partes do planeta: a Ray-Ban (as demais eram Arnette, I’s, Killer Loop e Revo). Depois, Del Vecchio adicionou muitos outros negócios a seu império como Oakley em 2007, a brasileira Tecnol em 2011, Alain Mikli em 2012, muitas redes de óptica pelo mundo afora ano após ano – inclusive, a compra da brasileira Óticas Carol em 2018.
Nasce uma gigante
Em janeiro de 2017, um passo ainda mais decisivo: ao lado do então CEO da Essilor International, Hubert Sagnières, anunciou um mega acordo de fusão entre as duas corporações, gerando a EssilorLuxottica, gigante com domínio absoluto das cadeias produtiva e de serviços da óptica mundial.
Del Vecchio era presidente da Delfin S.p.A. (empresa que detinha o controle acionário da EssilorLuxottuca), da Aterno S.p.A., da Covivio S.A. e presidente da fundação que levava seu nome, fundada em 2017.
Em comunicado oficial, a EssilorLuxottica anunciou que o Conselho se reunirá em breve para determinar os próximos passos da corporação.
.
Nas redes
.
Siga a Lady