Já temos a primeira parcial do saldo da leva de feiras ópticas pelo mundo afora em setembro. Começa pela 11ª edição da DaTE Eyewear, o evento dedicado exclusivamente a marcas de óculos independentes, que ocorreu em 9 e 10 de setembro, na Stazione Leopolda, em Florença.

A feira reuniu 30 expositores e recebeu cerca de 1 mil profissionais, predominantemente italianos, mas também registrou a presença de visitantes de países como Chile, Índia, Estados Unidos, Taiwan e Israel, e cumpriu com louvor a missão de ser incubadora de novas ideias, adotando a vanguarda como regra.

Entre as tendências, coleções gender free, isto é, as peças sem gênero; modelos sustentáveis feitos à base de bioplásticos ou fibra de carbono reciclada; materiais exclusivos como chifre de búfalo indiano ou combinações luxuosas de madeira e ouro com acetato. O estilo retrô veio com força, com criações inspiradas nas décadas de 30, 40 e 50. Óculos impressos em 3D também seguem conquistando espaço. E a cereja desse delicioso bolo vanguardista foi a infinidade de cores – sim, felizmente, é uma temporada colorida para os óculos, com tons intensos e versões néon, além dos clássicos preto, marrom, branco e tartaruga.

A ambientação da feira também ganhou destaque. A elegância austera da Stazione Leopolda recebeu o complemento de uma bela campanha de comunicação, dando o tom ao espírito independente da DaTE Eyewear.

O presidente do evento, Giovanni Vitaloni – que também é o líder da Mido –, afirmou que “a fórmula de dois dias, em vez de três como havia sido realizada até então, foi bem recebida e permitiu que os expositores concentrassem seus esforços, otimizando o investimento e o tempo disponível. “Isso confirma que, independentemente do formato e da duração, a DaTE é um evento muito aguardado e uma ferramenta valiosa para as marcas apresentarem seus lançamentos em setembro, ou seja, no início da nova temporada”, conclui.

Siga a Lady