A corporação óptica francesa já conta com uma fábrica abastecida com 70% de energia solar. Trata-se da Essilor Manufacturing India Limited, também conhecida pela sigla “Emil”.

A fábrica indiana da Essilor, situada em Karnataka, no sudoeste do país, tornou-se, recentemente, a primeira unidade produtiva da corporação francesa a atender 70% de suas necessidades energéticas a partir de fontes de energia renovável graças a um projeto de energia solar.

O projeto Soura Shakti (do hindi, “energia solar”) teve início em outubro de 2017, quando a Emil começou a reduzir sua dependência de combustíveis fósseis convencionais, aumentando o uso de energia renovável. Uma equipe multidisciplinar da fábrica indiana conduziu o processo em parceria com a entidade reguladora do governo local a fim de atingir as diferentes etapas exigidas – de uma profunda avaliação de risco até a análise prévia para construção e produção. O parque de energia solar foi inaugurado em julho com uma cerimônia de “acendimento de lâmpada”.

A Essilor India tem tradição em sustentabilidade: dois exemplos foram a redução do consumo de energia em 28% por lente produzida nos últimos seis anos e a diminuição da quantidade de água utilizada em mais de 30%. O novo projeto de energia solar fornecerá 70% dos requisitos totais de energia da fábrica, reduzindo as emissões de gás carbônico (CO2) em 4,8 mil toneladas métricas por ano.

Conforme o comunicado oficial, a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do uso de fontes de energia limpa é uma das maneiras pelas quais as fábricas da Essilor contribuem para os compromissos da corporação, mantendo sua posição como uma empresa de baixa emissão de carbono. Seguindo as premissas do Acordo do Clima de Paris, assinado em 2015 durante a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (a Cop 21), a Essilor pretende ir além, ao implantar programas de eficiência energética, otimizar cadeias de produção e logística e inovar em produtos e serviços de baixa emissão de carbono.

 

Essilor nas redes       

Siga a Lady