Faltam poucas horas para acabar mais uma edição do reality show mais popular e longevo da tevê brasileira. Edição, aliás, considerada a pior de todas graças a pouca química entre os participantes e o baixíssimo teor de conflitos, o que gerou os menores índices de audiência do programa em todos os tempos.

Então, para dar um gás nessa reta finalíssima tão sem sal do Big Brother Brasil 19, o Lady remexeu no baú do BBB em busca dos momentos em que a óptica teve destaque no programa. Deixa o controle remoto de lado e vem relembrar!

.

De auxiliar financeiro de óptica a vice-campeão

Natural de São Gonçalo, o fluminense Thiago Lira dos Santos tinha 21 anos e trabalhava há sete anos como auxiliar financeiro de uma óptica de Niterói quando chegou ao BBB 4 por conta de um cupom premiado. Isso mesmo, naquela edição do programa, a Rede Globo lançou a revista Quero ser um Big Brother com cupons que, sorteados, garantiam a duas pessoas o direito de entrar na casa, sem que precisassem passar pelo exaustivo processo de seleção.

Coincidentemente, ele e a outra sorteada, a babá Gecilda Silva dos Santos, a Cida, também foram os mais bem-sucedidos desta edição – Cida ficou em primeiro e Thiago em segundo.

A dupla acabou conquistando boa parte do público pela amizade que desenvolveu na casa e pelas altas doses de diversão que proporcionaram: ele ganhou o apelido de “Dotadão” e ela se encantou pelo Prosecco, garantindo cenas animadas dentro da casa.

.

A feira antes da fama – e que fama!

A paulista Sabrina Sato é um dos nomes de maior sucesso entre os ex-BBBs. A então bailarina do Programa do Faustão foi a oitava eliminada da terceira edição, em 2003, em um paredão em que enfrentou exatamente seu amado na casa – o goiano Dhomini, vencedor da temporada.

Mas, antes disso, desfilou sua beleza no estande da Johnson & Johnson Vision Care para promover as recém-lançadas lentes de contato coloridas Acuvue 2 Colours durante a Óptica 2002 (a feira do mercado na época, que, aliás, foi a última dessa era, pois, no ano seguinte, o setor viria a rachar por conta de um desentendimento, predominantemente, entre fabricantes e distribuidores, levando à criação da Abióptica, que teve a primeira edição em 2003 – depois, o evento passou a se chamar “Expo Abióptica” e, este ano, foi rebatizado como “Expo Óptica Brasil”).

Hoje, Sabrina é uma das mais bem-sucedidas apresentadoras da tevê brasileira. Primeiro, projetou-se como a principal musa do Pânico na TV nas noites de domingo e, em 2014, chegou à Record para comandar um programa só seu. Com salário estimado em R$ 900 mil, ainda fatura somas consideráveis com campanhas publicitárias e ações em suas mídias sociais.

Grazi Massafera e Sabrina Sato: ricas e ainda mais belas após a fama

.

A bela que virou marca de óculos

A paranaense que hoje brilha nas telas como atriz global e se consagrou como a Larissa na série Verdades Secretas, assinada por Walcyr Carrasco, em 2015, foi a segunda colocada na quinta edição do BBB, em 2005.

De menina simples do interior Grazi transformou-se, com o passar dos anos, em uma das atrizes mais fashionistas da tevê e, em 2012, ingressou no universo dos óculos ao tornar-se o rosto das campanhas da Pierre Cardin que, naquela altura, integrava o portfólio da Luxottica.

Com a reintegração da grife à Safilo, Grazi foi convidada pela Luxottica a permanecer na casa e assinar sua marca própria, a Grazi Eyewear, em 2015.

Grazi Massafera: primeiro, rosto da Pierre Cardin (acima); depois, “dona” da própria marca (abaixo)

.

Membro do time Diniz

Além de terminar em quarto lugar, o mineiro Alan Passos também chamou atenção por começar um romance com Grazi Massafera, com quem namorou por dois anos após saírem da casa. A bela casou e se separou de Cauã Reymond, com quem teve a filha Sophia, enquanto o brother, que atua como modelo e DJ, também “veio para a óptica” ao tornar-se noivo de uma das herdeiras da unidade Rio Grande do Norte de uma das mais importantes redes de óptica do país – a modelo Flavia Diniz, das Óticas Diniz. Por conta disso, aparece com frequência ao lado de sua amada em eventos do mercado.

.

A culpa é sempre do estagiário

Até o jornalista baiano Jean Wyllys Santos, vencedor do BBB 5 e personalidade polêmica da política nacional nos dias de hoje, teve seus dias no universo dos óculos: na década de 90, foi estagiário em uma importante rede de ópticas em seu estado natal. Com 55% dos votos, Wyllys levou o prêmio de R$ 1 milhão, derrotando Grazi Massafera.

.

Pimenta vanguardista

Festa Chilli Beans no BBB

Além das tradicionais cotas de patrocínio comercializadas por polpudas somas, a direção do programa passou a vender também ações de merchandising realizadas durante provas do líder ou do anjo e ainda durante as festas.

A primeira empresa do ramo ao dar o ar da graça na casa mais observada do Brasil foi a Chilli Beans, fundada em 2003 pelo visionário Caito Maia. As pimentas, logo da marca, deram o toque às ambientações criadas para festas e provas patrocinadas pela rede nas edições 10 e 11 do BBB. Pela primeira vez na história da versão brasileira do reality os brothers interagiram com óculos. Não bastando isso, a Chilli Beans levou em 2010 um tatuador para “riscar” a pele dos interessados durante uma festa e, no ano seguinte, promoveu uma pool party ao som do projeto musical Boss in Drama, o que garantiu a presença entre os Trending Topics mundiais do Twitter naquela noite, figurando ao lado de nomes como a popstar Britney Spears e o rapper Lil Romeo.

Em 2011 a rede foi ainda mais longe ao levar o vencedor de uma prova (no caso, a participante Paulinha) para visitar a sede da empresa, que fica em Alphaville, Grande São Paulo. A sister foi apresentada ao processo de criação dos óculos e teve a oportunidade de conhecer em primeira mão os modelos lançados naqueles dias, além de ganhar o fornecimento grátis por um ano de óculos e relógios.

.

Os bons filhos à casa tornam

2018 e 2019: a Diniz trouxe os óculos de volta à casa mais vigiada do Brasil

Depois de alguns anos fora da casa, os óculos retomaram o protagonismo em 2018 e 2019 com a participação das Óticas Diniz, que promoveu ações de merchandising como provas do líder e pool parties com óculos à escolha dos participantes. E, este ano, deu um toque de celebridade ao fazer do ator global Malvino Salvador seu “representante na casa”.

As participações da Diniz no BBB vêm de encontro ao seu recente reposicionamento, já que a rede passou a focar em um público de maior poder aquisitivo, concentrando seus investimentos publicitários no canal global.

Pool party da Diniz no BBB 18

.

Os óculos mais rápidos da história

Apresentador do BBB por 16 edições, Pedro Bial ganhou peso, perdeu peso, ganhou cabelos brancos e passou a usar óculos com o decorrer dos anos. A apuração do Lady dá conta que a primeira vez em que o jornalista apareceu com seu “rosto emoldurado” foi na quinta edição do BBB. E, desde então, elegeu a loja do Shopping da Gávea da Lunetterie para comprar suas armações.

A dona da rede carioca, Diana Reis, relembra que um par de óculos do apresentador em especial (o modelo semiflutuante da Tag Heuer, com frontal de metal prateado e hastes vermelhas emborrachadas, na foto acima) entrou para a história da Lunetterie: “foi a única vez que a gente conseguiu produzir uma lente multifocal com antirreflexo em apenas 48 horas para que o Bial começasse uma nova edição do programa já de óculos”.

A final do BBB 16, o último comandado pelo jornalista, também rendeu protagonismo aos óculos. Ao se dirigir para cumprimentar a vencedora Munik Nunes, esbarrou na mãe da sister e seus óculos voaram do rosto. Habilmente, conseguiu amparar a armação com o braço, evitando que caísse no chão.

.

Siga a Lady