Quem já teve enjoos, tonturas e dores de cabeça ao ler em movimento ou simplesmente sentiu-se mal ao andar de carro, viajar um barco ou até brincando em parques de diversão, sabe o quanto isso gera desconforto. Parece que esse mal – que, em português, é conhecido como “cinetose” e, em inglês, como “motion sickness” ou “travel sickness” -, está com os dias contados e por meio de óculos!

Isso mesmo: a Citroën lançou recentemente o Seetroën, óculos com um design um tanto original, mas capazes de eliminar os sintomas gerados pela desorientação espacial. Sem lentes, seus aros são dotados de um líquido colorido que recria a linha do horizonte com o objetivo de sanar o conflito entre os sentidos – tudo acontece porque quando o corpo está parado e o ambiente em movimento, as informações que chegam ao cérebro podem ser conflitantes, isto é, o sistema nervoso central se confunde ao combinar as informações transmitidas pela visão, o tato e o labirinto (o ouvido interno).

O Seetroën, cujo nome é um jogo de palavras entre “see” (“ver” em inglês) e o próprio nome da marca de carros, que tem pronúncia semelhante ao “Ci-” de “Citroën”, foi inicialmente desenvolvido como uma solução para marinheiros, mas a corporação francesa decidiu comercializá-lo para o público em geral, pois estima-se que, somente na Europa, 30 milhões de pessoas padeçam dos males da desorientação espacial de forma crônica.

O produto, que é vendido no e-commerce de lifestyle da Citroën por € 99, usa a tecnologia patenteada Boarding Ring, desenvolvida pela start-up francesa Boarding Var e que, segundo a Citroën, tem eficácia de 95%. Para o design, a fabricante de automóveis convocou o estúdio parisiense 5.5, coletivo de design com clientes renomados em seu portfólio como Baccarat, Lancôme, Nespresso e Veuve Clicquot.

Mas como os óculos Seetroën funcionam exatamente? Equipados com um líquido no interior dos aros que se move em volta dos olhos, ambos ao longo do eixo frontal (direita e esquerda) e do eixo sagital (frente e trás) e, para que façam efeito, devem ser colocados antes que se sinta qualquer sintoma. Depois de 10 minutos ou 12 minutos, permitem que a mente se sincronize com o movimento percebido pela porção interna do ouvido (o labirinto) enquanto os olhos estão focados em um objeto imóvel como um smartphone ou um livro. Podem ser usados por adultos e crianças com mais de dez anos, idade em que o labirinto já se desenvolveu, e, por não ter lentes, podem ser compartilhados com os companheiros de viagem e ainda usados sobre os óculos tradicionais.

 

Nas redes

Citroën           

Boarding Var     

5.5       

 

 

Siga a Lady