A divisão de óculos do conglomerado francês de marcas de moda e luxo LVMH assinou um acordo para a compra da marca independente Barton Perreira, fundada em 2007 pela dupla Bill Barton e Patty Perreira em 2007, em Los Angeles, Califórnia.

De acordo com o CEO da Thélios, Alessandro Zanardo, “a marca é uma verdadeira joia do universo dos óculos, representando luxo discreto, design atemporal e excepcional trabalho a mão. A Thélios está ansiosa para trabalhar com a talentosa equipe da Barton Perreira, dedicando-se a preservar sua identidade única, aproveitando, ao mesmo tempo, os recursos e a expertise da Thélios para desenvolver ainda mais a marca”.

A previsão é que a transação deverá ser concluída nas próximas semanas. Oficialmente, valores não foram divulgados, mas o The Wall Street Journal revelou que a negociação ficou na casa dos US$ 80 milhões.

Bill Barton, co-fundador e CEO da Barton Perreira, e Patty Perreira, co-fundadora e designer, afirmaram: “estamos incrivelmente orgulhosos do que a Barton Perreira alcançou ao longo dos anos, e acreditamos que essa parceria com a Thélios levará a marca a novos patamares. A Thélios compartilha nossa paixão pelo artesanato e a qualidade, e estamos animados para ver as coisas maravilhosas que alcançaremos juntos”.

Atualmente, a Barton Perreira opera cinco de suas lojas próprias, duas em Nova York (na Madison Avenue e no Meatpacking District), outras três em Kansas City, Aspen e Bozeman (em Montana).

Tanto Bill Barton quanto Patty Perreira manterão seus respectivos cargos e continuarão liderando a marca em sua nova fase de crescimento, afirmou o anúncio.

Fundada em 2007 por Bill Barton e Patty Perreira, a Barton Perreira integra o grupo de marcas de óculos nascidas na Califórnia com foco em produtos de luxo e design atemporal, com fabricação japonesa e materiais de qualidade.

Antes de tornarem-se donos dos próprios narizes e abrirem a Barton Perreira, Bill e Patty já eram veteranos da óptica nos Estados Unidos. Trabalharam juntos na Oliver Peoples – ele por quatro anos, como presidente, e, ela, como designer, por 18 anos. Com a venda da marca para a Oakley em 2006 (que no ano seguinte foi adquirida pela então Luxottica, daí o fato de hoje a Oliver Peoples ser também uma grife do portfólio da corporação franco-italiana), ambos decidiram seguir novos caminhos e logo se uniram para fundar a Barton Perreira.

Antes disso, Barton esteve na Optical Shop of Aspen de 1984 a 2001, rede de óptica de luxo que em 1988 lançou sua divisão de atacado, licenciando marcas como Blinde, Chrome Hearts, Hiero, Kieselstein-Cord e Matsuda. Patty, além de assinar a criação da Oliver Peoples, também atuou como consultora criativa e desenvolveu coleções de óculos como Helmut Lang, Jil Sander, Miu Miu, Paul Smith, Prada e Vera Wang.

Em janeiro de 2019, a dupla deu um passo decisivo ao assinar um acordo de distribuição com a Marcolin para algumas regiões específicas do mundo: sul da Europa (incluindo Espanha, Grécia, Itália e Portugal), Oriente Médio, Europa Oriental (incluindo a Rússia), países da zona Ásia-Pacífico (à exceção do Japão), Sudeste Asiático, América do Sul e México.  Em entrevista exclusiva à Vision Monday, publicação da norte-americana Jobson Publishing, Zanardo revelou que Bill Barton segue como CEO trabalhando e reportando-se diretamente a Zanardo, e atuará em estreita colaboração com a equipe comercial da Thélios na América do Norte. “Barton emprestará sua expertise quando necessário. Na Europa, na Ásia e no restante do mundo, haverá uma transição para a Thélios, já que a distribuição atual da Barton Perreira nessas regiões está nas mãos da Marcolin.”

Siga a Lady