Pesquisa conduzida por uma das maiores empresas do segmento da visão nos Estados Unidos em parceria com a Yougov revela dados importantes sobre a relação da população norte-americana com os exames de vista e como os pais lidam com a saúde visual de seus filhos.

 

A VSP Vision Care e a agência de pesquisa de mercado YouGov revelaram que metade da população norte-americana está descuidando de sua visão, apesar de 84% a considerarem o mais importante dos sentidos. Essa controvérsia ocorre porque o público não entende a importância dos exames anuais de vista e sua conexão com seu estado geral de saúde.

O mais alarmante é que apenas 1% sabe que sinais de sérias condições como disfunção da tireoide, pressão arterial alta, doenças autoimunes e certos tipos de câncer podem ser detectados por meio dos exames de vista anuais. E, por mais que a pessoa enxergue bem naturalmente e não precise usar óculos, ainda necessita submeter-se a exames com especialistas da visão para proteger a sua saúde como um todo.

Outros resultados também mostram que a maioria da população norte-americana não tem consciência de que um exame de vista é mais que enxergar bem. Veja:

Primeira defesa contra a diabetes

“Exames oftalmológicos são especialmente importantes para os mais de 100 milhões de adultos nos Estados Unidos que já são portadores de diabetes ou têm pré-diabetes”, declarou a membro do conselho da VSP Global, a médica Mary Anne Murphy.

A pesquisa mostrou que seis em dez pessoas no país se preocupam sobre o impacto que a diabetes pode ter na saúde da família, mas apenas 4% sabem que sinais da doença podem ser detectados com um exame de vista.

Crianças muito novas para exames de vista? Vale repensar

Oito em dez pais concordam que fazer exames de vista regularmente colaboram para o bom desempenho escolar das crianças, mas quase metade espera seus filhos reclamarem sobre sua visão para levá-las a um especialista. “Na minha clínica, vejo isso ocorrer com frequência porque os pais não percebem que o filho pode não saber o que é enxergar com clareza”, explicou Mary Anne. “Felizmente, a maioria dos problemas de visão que interfere na leitura e no aprendizado são facilmente tratáveis ao serem detectadas. No entanto, adiar os exames pode trazer danos irreversíveis”, completou.

O estudo também revelou que os pais se preocupam duas vezes mais sobre problemas odontológicos de seus filhos do que com suas condições visuais, embora a maioria das crianças perde seus dentes de leite por volta dos 12 anos. No total, apenas 12% dos pais sabem que seus filhos devem passar pelo primeiro exame de vista aos seis meses de vida.

 

A importância dos exames de vista em números

  • Oito em dez pessoas, isto é, 84%, avaliam a visão como o mais importante dos sentidos e quase todas (97%) concordam que é importante ter a visão saudável, mas apenas a metade se submete a exames de vista anualmente.
  • Praticamente ninguém (1%) sabe que sinais de doenças e condições sérias como pressão arterial alta, doenças autoimunes e certos tipos de câncer podem ser detectados com um exame de vista.
  • Seis em dez (61%) se preocupam com o impacto da diabetes na saúde de sua família, mas apenas 4% sabem que especialistas da visão podem detectar sinais da doença por meio de um exame de vista.
  • Mais de dois terços dos pais se preocupam sobre a saúde visual de seus filhos mais do que a própria, mas somente 12% sabem que uma criança deve ser submetida ao primeiro exame de vista aos seis meses de vida.
  • Oito em dez pais (84%) concordam que exames de vista regulares contribuem para um melhor desempenho escolar das crianças, mas quatro em dez (41%) esperam até que seus filhos se queixem sobre sua visão para marcarem uma consulta.
  • Os pais se preocupam duas vezes mais sobre os problemas odontológicos (15%) do que com a saúde visual de seus filhos (7%), embora a maioria das crianças perca a maior parte de seus dentes de leite por volta dos 12 anos.
  • Depois de ter conhecimento da importância dos exames de vista anuais, nove em dez (90%) das pessoas que responderam a pesquisa passaram a concordar com a sua importância.
  • Seis entre dez entrevistados (61%) estão agora mais inclinados a se submeter a exames de vista este ano depois de se conscientizarem sobre a sua necessidade.
  • Quase sete em dez pessoas estão mais propensas a estimular seus entes queridos a passar por exames de vista este ano.

 

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 2 e 10 de julho com uma amostra nacionalmente representativa de 1.004 adultos acima de 18 anos. Pesos foram aplicados para garantir representatividade.

Com duração média de 15 minutos, o estudo foi conduzido por meio de uma entrevista on-line administrada a membros de uma base da YouGov formada por 2 milhões de pessoas que concordaram em participar de pesquisas.

Parte da VSP Global, a VSP Vision Care atua de forma não lucrativa provendo acesso à saúde visual a 88 milhões de membros por meio de 39 mil especialistas. Além dela, também integram a VSP Global empresas como Marchon Eyewear, VSP Optics, Eyefinity e VSP Retail.

 

Nas redes

VSP Global         

Yougov     

 

 

Siga a Lady