EssilorLuxottica e Moncler anunciaram a assinatura de um acordo de licenciamento exclusivo para design, produção e distribuição global da coleção de óculos da grife francesa conhecida pelas puffer jackets ou doudounes, aqueles casacos acolchoados de gominhos e impermeáveis para temperaturas especialmente baixas.

O acordo vai de janeiro de 2024 a dezembro de 2028, com opção de renovação automática por outros cinco anos. Segundo o comunicado oficial, a primeira coleção Moncler Lunettes produzida pela EssilorLuxottica estará disponível no Outono•Inverno’2024 do Hemisfério Norte, mais precisamente em setembro, nas butiques Moncler e no site moncler.com, além do varejo próprio da EssilorLuxottica e em ópticas selecionadas em todo o mundo.

De 2016 até o final de 2023, a Moncler havia concedido a licença para sua coleção de óculos a Marcolin.

A marca Moncler foi criada em 1952 pelos empresários franceses René Ramillon e André Vincent inicialmente com o objetivo de produzir sacos de dormir e barracas acolchoadas para a montanha.

Poucos anos depois, em resposta às necessidades de seus funcionários que trabalhavam em grandes altitudes, a empresa produziu a primeira jaqueta acolchoada para climas extremos. Essa vocação para proteção contra o frio evoluiu ao longo dos anos, tornando-se um fenômeno global e um ícone de luxo esportivo.

Aliás, o nome “Moncler” é uma abreviação do local de origem da grife, a vila nas montanhas perto de Grenoble, Monestier-de-Clermont.

Em 2003, o italiano Remo Ruffini comprou a marca. Naquela altura, a empresa passava por dificuldades econômicas. Ruffini reposicionou e expandiu a Moncler, que cresceu ao longo dos anos, incorporando elementos de moda e estilo em suas coleções, mantendo sempre a qualidade e o compromisso com a performance e o design. A Moncler é reconhecida pelo seu DNA único, combinando legado técnico e inovação com um toque de elegância e luxo.

Desde 2006, por exemplo, a grife tem apresentado coleções de alta costura, além do prêt-à-porter, em parcerias com os melhores designers do universo fashionista como Alessandra Facchinetti, Giambattista Valli, Thom Browne.

Em 2018, Ruffini lançou o projeto Moncler Genius, hub de oito mentes que, mantendo sua individualidade, reinterpretam a essência da marca agora franco-italiana.

Thélios e Tag Heuer anunciaram a parceria para o relançamento da Tag Heuer Eyewear. A fabricante suíça de relógios de luxo produziu óculos entre 2002 e 2016 com o francês Groupe Logo (que foi fundado em 1896 no tradicional polo óptico da França, na região do Jura, e liquidado em 2016) e lançou modelos que marcaram época como 27° e Reflex.

Tag Heuer e Thélios apresentarão um preview da coleção durante a LVMH Watch Week (a Semana dos Relógios do conglomerado francês) em 29 de janeiro e a coleção será oficialmente lançada em um evento especial em Milão, em 1º de fevereiro.

Segundo o CEO da Thélios, Alessandro Zanardo, “o retorno da Tag Heuer aos óculos é um dos mais aguardados na indústria”. Já o CEO da Tag Heuer, Frédéric Arnault, e um dos herdeiros do conglomerado revelou um plano ambicioso para a coleção de óculos da grife: “a missão é reimaginar o impossível, em que a excelência encontra a estética, explorando novos horizontes de expressão, pois é disso que se trata a Tag Heuer”.

Marcolin e Emilio Pucci, a casa de moda florentina que integra o conglomerado francês de moda e luxo LVMH desde o ano 2000, anunciaram a renovação antecipada do acordo global exclusivo de licenciamento para design, fabricação e distribuição dos óculos da grife até 31 de dezembro de 2030.

A Marcolin começou sua parceria com Pucci em 2015, mas a grife italiana já havia tido uma relação muito bem-sucedida entre 2008 e 2014 com a norte-americana Marchon, que lhes rendeu, inclusive, indicações ao Silmo D’Or, o oscar da óptica mundial concedido anualmente pelo salão francês Silmo.

Membro de uma das famílias mais antigas da aristocracia italiana, Emilio Pucci nasceu em 1914, carregava o título de marquês de Barsento e cresceu em um palácio com pinturas de Botticelli e Leonardo da Vinci.

Sua jornada na moda teve início em 1947, quando criou um traje de esqui para a amiga e fotógrafa da revista norte-americana Harper’s Bazaar, Toni Frissel. A editora (e um dos ícones mundiais do jornalismo de moda e estilo) Diana Vreeland ficou impressionada com o trabalho de Pucci e o recomendou para a Lord & Taylor, uma das maiores lojas de departamentos norte-americana na época.

Nos anos 40 e 50, a alta costura francesa dava as cartas com as silhuetas estruturadas de Chanel e Givenchy e as cinturas marcadas do New Look de Dior. As criações de Pucci, por outro lado, valorizavam a exuberância física e eram concebidas para libertar as mulheres das roupas incômodas, com muito conforto e fluidez.

Estampas com motivos estilizados e repetidos, além de formas abstratas e geométricas, tornaram-se marca registrada. Pucci também criou vários tecidos – como o jérsei de seda, patenteado “Emilioform” – e, graças à colaboração com a indústria têxtil italiana, desenvolveu tinturas de tons inéditos, além de tratamentos especiais em algodões e sedas.

Desde setembro de 2021, a Pucci tem uma nova diretora criativa (aliás, a primeira mulher no cargo): a franco-italiana Camille Miceli, que atuou por sete anos como diretora criativa de acessórios na Louis Vuitton.

Safilo e Hugo Boss anunciaram a renovação antecipada do acordo de licenciamento global para as coleções de óculos do universo Hugo Boss, com as marcas Boss e Hugo, estendendo a parceria até dezembro de 2030.

O CEO da Safilo, Angelo Trocchia, expressou sua satisfação pela renovação da parceria, destacando a colaboração de longa data, que começou em 2006. Trocchia ressaltou também os rebrandings promovidos nos últimos dois anos pela corporação italiana, a fim de preparar o terreno para um futuro promissor e bem-sucedido para ambas as marcas em todos os mercados e os canais de distribuição.

Neste ano de 2024, a Hugo Boss chega a seu centenário. Foi fundada em 1924 pelo alfaiate Hugo Ferdinand Boss na pequena cidade alemã de Metzingen, próxima a Stuttgart. Em 1991, passou às mãos do italiano Marzotto Group.

Safilo e Aeffe anunciaram a renovação antecipada do seu acordo global de licenciamento para Moschino e Love Moschino, estendendo a parceria até dezembro de 2033. As coleções de óculos continuarão a ser distribuídas globalmente, com um foco especial no sul da Europa e na América Latina, refletindo a abordagem estratégica para expandir a presença dessas icônicas linhas de óculos em mercados-chave. A parceria entre Safilo e Moschino teve início em 2018.

A Moschino entrou no universo dos óculos em 1995 por meio da então Luxottica e, desde então, traz modelos de formas surpreendentes, cores vivas e detalhes originalíssimos. De 2006 a 2017, a licença esteve com a Allison (rebatizada em 2015 como AVM 1959) e, em 2018, a Safilo passou a ser a responsável pelas coleções.

Além de Moschino e Love Moschino, o italiano Aeffe Group detém as marcas Alberta Ferretti, Pollini, Philosophy.

Tremam, amantes dos sapatos de solados vermelhos! A luxuosa grife parisiense Christian Louboutin elegeu a Marcolin para ingressar no universo dos óculos. Ambas firmaram um contrato de licenciamento global exclusivo, válido até 2029, para design, fabricação e distribuição da coleção de armações de receituário e óculos solares da grife.

O CEO da Christian Louboutin, Alexis Mourot, revelou que a Christian Louboutin está implementando gradualmente uma estratégia para se tornar uma referência completa em acessórios de luxo, e as categorias de armações e solares são uma extensão natural. “A Marcolin é a parceira ideal, já que compartilhamos a mesma visão de criar objetos de desejo de qualidade excepcional e criatividade instantaneamente reconhecível.”

O lançamento está marcado para a temporada primavera•verão de 2025, isto é, por volta do mês de março, quando começa a primavera no Hemisfério Norte em uma rede selecionada de ópticas pelo mundo afora.

Atualmente, a grife está presente em cerca de 50 países. Além dos calçados, a linha se estende a linha de beleza, perfumes, bolsas, acessórios e, muito em breve, óculos.

Nascido em 1953, Louboutin iniciou sua carreira como estilista freelancer. Desde muito jovem, desenvolveu uma paixão por sapatos e sua vida girava em torno da arte e da cultura, o que gradualmente se refletiu em seus designs. Começou a desenhar sapatos na década de 80, lançou sua marca em 1991 com a abertura de uma loja na capital francesa e, dois anos mais tarde, adotou os solados vermelhos como uma de suas assinaturas.

Marcolin e Max&Co. comunicaram a renovação antecipada do contrato de licenciamento global exclusivo para criação, produção e comercialização da coleção de óculos da marca, caracterizada por linhas marcantes, cores vibrantes e formas originais, combinando estilo e conforto.

O acordo entre as duas empresas, iniciado em 2020, foi estendido por mais 6 anos, isto é, até 2030.

Marca feminina de ar contemporâneo que propõe às mulheres modernas um guarda-roupa vibrante, estiloso e versátil, inspirado em seus estilos de vida em constante evolução, a Max&Co. integra o Max Mara Fashion Group, um dos principais fabricantes italianos de moda feminina. A primeira loja da marca foi inaugurada na Itália em 1986, com sucesso imediato. Hoje, é uma rede com cerca de 400 lojas em 38 países.

Marcolin e Zegna renovaram o contrato de licenciamento global exclusivo para design, fabricação e distribuição da coleção de óculos da grife italiana.

Este novo acordo inclui uma cláusula de renovação automática até 31 de dezembro de 2030, fortalecendo ainda mais a parceria entre as duas empresas, que remonta a 2015. Antes disso, a Zegna teve relação de uma década com a De Rigo.

O presidente e CEO do Ermenegildo Zegna Group, Gildo Zegna, acrescentou que o “Made in Italy” sempre esteve no centro do DNA da marca e esse é um valor compartilhado com a Marcolin, ao lado da paixão pela excelência. “Essa parceria renovada destaca a importância dos óculos como uma das principais categorias de licenciamento para a Zegna”.

Referência mundial em design têxtil para alta alfaiataria, a marca familiar italiana combina tradição e elegância clássica, de trabalho manual meticuloso e preciso – muitas vezes, sob medida -, com alta tecnologia no desenvolvimento de tecidos premium. O resultado é uma moda masculina de qualidade comparável à alta costura.

A história teve início em 1910, quando o caçula dos 11 filhos de Michelangelo Zegna, Ermenegildo, completou 18 anos e decidiu transformar o pequeno negócio têxtil da família, chamado “Lanificio Zegna” (tal qual em português, “lanifício” significa “fábrica de lã”).

Marcolin e GCDS anunciaram a renovação antecipada do contrato de licenciamento global exclusivo para criação, produção e comercialização da coleção de óculos da marca italiana fundada em 2015 pelos irmãos Giuliano e Giordano Calza.

A parceria teve início em 2019 e o novo acordo estende a sinergia e o relacionamento existente entre as duas empresas até 31 de dezembro de 2028.

A marca italiana cuja sigla quer dizer “God Can’t Destroy Streetwear” isto é, “Deus não pode destruir o streetwear”) teve início com uma linha de camisetas estampadas com o logo “GCDS”, que rapidamente conquistou o coração de muita gente e uma penca de famosos.

Safilo e Levi’s renovaram até o final de 2029 o contrato global de licenciamento para a linha de óculos da marca norte-americana que é a maior autoridade em jeans.

Os óculos Levi’s continuarão a ser distribuídos globalmente, tirando partido da força da marca e de sua presença generalizada de pontos de venda na Europa, América do Norte e Ásia, representando uma das principais marcas no segmento contemporâneo.

Segundo o CEO da Safilo, Angelo Trocchia, a empresa está orgulhosa de seguir trabalhando com a Levi’s, que continua sendo uma das marcas mais queridas pelas gerações mais jovens.

Siga a Lady