A tradicional indústria óptica alemã expande sua atuação no mercado ao anunciar o investimento na Mondottica.

Esta semana, a Menrad anunciou investimentos na Mondottica e, com isso, tornou-se acionista da companhia. Segundo o comunicado oficial, passou a ser sócia minoritária, mas com substancial participação em seu quadro acionário.

Segundo os irmãos Eberhard e Hermann Müller Menrad, líderes da companhia e quarta geração da família nos negócios, “a decisão de investir na Mondottica International tem como base a parceria de sucesso com a [itg-glossary href=”http://tooltip” qtiprounded=”true” qtipshadow=”true” qtiptrigger=”click” glossary-id=”3734″]joint venture[/itg-glossary] da Mondottica na Alemanha e a confiança mútua construída ao longo dos anos entre as duas empresas. Acreditamos que essa parceria funcionará além dos mercados de língua alemã. A Mondottica tem um portfólio muito atraente de marcas e a Menrad, uma forte rede de distribuição, além de uma unidade produtiva na China há mais de 20 anos”.

Já o [itg-glossary href=”http://tooltip/ceo” qtiprounded=”true” qtipshadow=”true” glossary-id=”3718″ wplink-url-error=”true”]CEO[/itg-glossary] da Mondottica, Michael Jardine, declarou que a transação “é o auge de quase quatro anos da parceria entre a Menrad e a joint venture alemã da Mondottica, por meio de uma estreita colaboração nos mercados de língua alemã e há grandes sinergias para o crescimento futuro no sentido de trabalhar juntas em outras partes do mundo”. E, quando questionado sobre os planos para o futuro, Jardine respondeu: “atualmente, há vários mercados em que a Menrad está presente e a Mondottica ainda não se estabeleceu. Essa será uma ótima oportunidade para os próximos passos”.

Menrad, empresa centenária

Fundada há 122 anos por Ferdinand Menrad, com sede na cidade alemã de Schwaebisch Gmuend, a Menrad é uma das mais tradicionais indústrias ópticas da Alemanha. Atualmente, emprega 750 pessoas em dez países, tem fábrica própria em Jieyang, China, e conta em seu portfólio com as marcas próprias Blueberry e Menrad e as licenciadas Davidoff, Jaguar, Joop! e Morgan de toi. No Brasil, instalou-se em 2016, ao abrir uma subsidiária, com sede em Limeira, interior de São Paulo.

Tudo começou em 1896 na cidade de Schwaebisch Gmuend, na região administrativa de Stuttgart, sul da Alemanha, quando o ourives Ferdinand Menrad fundou uma empresa para fabricar óculos. Em 1930, seu filho Ferdinand Menrad Junior assumiu os negócios, com 110 funcionários. A expansão internacional se deu pelas mãos da terceira geração dos Menrad, que teve início em 1965, quando Bernhard Müller-Menrad e Ulrich Fischer assumiram a companhia.

Nos anos 70, foram inauguradas fábricas na Irlanda, Malta e Suíça, além de subsidiárias em diversos pontos da Europa. Na década seguinte, iniciaram-se os contratos de licenciamento para a produção de óculos de importantes grifes (também alemãs) como Davidoff, Joop! e Jaguar. Já nos anos 90, assumiram os tataranetos de Ferdinand Menrad, responsáveis pela abertura de filiais na Ásia e na Europa, além da brasileira.

No DNA das quatro gerações está a preocupação com a qualidade nos padrões produtivos em cada detalhe, desde a soldagem, a calibração e a coloração até a montagem. “Acredito no poder da perfeição; a qualidade sempre vai prevalecer”, dizia o fundador da empresa, Ferdinand Menrad. Os irmãos Eberhard e Hermann endossam a filosofia da família: “ao longo de sua história, a Menrad sempre foi uma fabricante orientada ao serviço. Os clientes são muito importantes e a empresa tem de ser uma parceira competente. O objetivo diário é superar sempre as novas exigências e as demandas do mercado. A experiência adquirida em muitos anos de serviço ao cliente dá confiança e permite tomar as decisões certas”.

Quartel general: a sede da Menrad fica na cidade de Schwaebisch Gmuend

.

Os irmãos Eberhard e Hermann Müller-Menrad são a quarta geração da família nos negócios

.

Mondottica, nascida no século 21

A companhia foi lançada em 2003 pelo empresário canadense Michael Jardine com sócios de Hong Kong, França e Inglaterra que são ativos nos negócios. A Mondottica declara-se cidadã do mundo, a começar pelo seu slogan, praticado em dois idiomas (“eyewear without borders” e “lunettes sens frontières”, respectivamente, em inglês e francês) e traduzido como “óculos sem fronteiras”. Com sede em Hong Kong, mantém operações em Londres, Paris, Oyonnax, Tóquio, Barcelona, Nova Délhi, Moscou, Nova York e Sydney e tem presença em cerca de 80 países.

Tudo começou com o licenciamento da marca britânica Ted Baker e, com o passar dos anos, foram adicionadas marcas como Anna Sui, Cath Kidston, Christian Lacroix, Ducati, Hackett, Joules, Karen Miller, Le Coq Sportif, Maje, Marimekko, Pepe Jeans, Sandro, United Colors of Benetton e Zoobug.

Tudo começou com o licenciamento da marca britânica Ted Baker e, com o passar dos anos, foram adicionadas marcas como Anna Sui, Cath Kidston, Christian Lacroix, Ducati, Hackett, Joules, Karen Miller, Le Coq Sportif, Maje, Marimekko, Pepe Jeans, Sandro, United Colors of Benetton e Zoobug.

.

Nas redes


Menrad         


Mondottica            

.

Siga a Lady