A edição de número 56 do salão francês de óptica, realizada entre 29 de setembro e 2 de outubro no Parc des Expositions Paris-Nord Villepinte, nos arredores de Paris, agitou mais uma vez a óptica mundial.
Um dos principais eventos do mercado em caráter global, o Silmo Paris recebeu, neste ano, 929 expositores distribuídos em 75 mil metros quadrados e um público de 31.337 visitantes compradores (evolução de 16,5% relação ao ano passado. Desse total, 15.902 eram estrangeiros (18,3% a mais comparado com 2022) e 15.535 franceses (14,7% superior ao ano passado).
Desde que se mudou para o Paris Nord Villepinte, na edição 2010, o Silmo ocupava os pavilhões 5 e 6, mas, este ano, a organização optou pela mudança. Manteve-se no pavilhão 6, mas trocou o 5 pelo 7 – este último, eco responsável e certificado ambientalmente.
Todos os ingredientes estavam presentes para garantir a visitantes e expositores uma edição repleta de energia e atrações.
Teve o Silmo Next, espaço dedicado à futurologia, com zonas de experiência únicas, para estar em contato com as últimas tendências em óculos inteligentes (os smart glasses ou “wearables”, em inglês), experiências “phygital” (isto é, a combinação de físico e digital) e design de óculos ecologicamente responsável.
Também teve o famoso Fórum de Tendências, uma das áreas mais antigas da feira francesa e sempre sucesso de público. As principais tendências são compiladas por meio de uma seleção das armações de receituário e dos óculos solares dos expositores da feira. Todas estas informações são reunidas na número 32 da revista digital Trends by Silmo.
Outro destaque foi o Concurso de Design Óptico, premiação que estreou com sucesso na edição do ano passado. O Silmo convida estudantes de escolas de design de todo o mundo a apresentar criações sobre um tema que tem tudo a ver com o momento da França, que, em 2024, será sede dos Jogos Olímpicos: o esporte.
O júri, composto por profissionais de óptica e designers, que foi presidido pela arquiteta de interiores, designer e cenógrafa francesa Marie-Christine Dorner, elegeu Tribi, criação do francês Hugo Plessis, estudante da Ecole Superière de Design, a Esdac, da cidade de Lille. Trata-se de óculos multifuncionais para a prática de biathlon e triathlon. O vencedor e a escola receberam, cada um, um prêmio de € 5 mil euros.
A 30ª edição do Silmo D’Or, o Oscar da Óptica Mundial, foi realizada na noite do sábado, dia 30 de setembro, no Les Folies Gruss, no Bois de Boulogne, local da Compagnie Alexis Gruss, referência em espetáculos equestres há cinco décadas.
Além da tradicional premiação que homenageia os melhores com o tão desejado troféu em nove categorias, a noite contou também com outras honrarias – uma delas, inclusive, pela primeira vez.
Vencedores Silmo D’Or 2023
Infantil • Etnia Eyewear por Ba-Baaaang!
Esporte • Marchon por Nike modelo Flyfree
Visão • Essilorluxottica por Varilux XR Series
Sistema óptico • Morrow por Morrow eProgressives
Material ou Equipamento • Saargos por Plenoptika produto Quicksee Free
Armação de Receituário de Grifes & Marcas • Odlm-Seaport por Carven modelo Cc1086 Vedo
Óculos Solares de Grifes & Marcas • Odlm-Seaport por Carven modelo Cc4091s Nove
Inovação Tecnológica em Óculos • Sbrusset & Co por Meyro-Nde Op
Óculos Solares de Design • Andy Wolf por Blossom col.05
Armação de Receituário de Design • Cutler And Gross por 9126 Lunettes Cat-Eye
Prêmio Especial do Júri • Lafont por Ouvrage
Prêmio Premiere Classe • Veronika Wildgruber por Lane
Um dos destaques da noite foi a estreia do Prêmio Empresa Responsável, aberto a todos os expositores, concedido à alemã Mykita, empresa com sede em Berlim, fundada em 2003, e que se celebrizou pela marca independente de mesmo nome.
Nesta nova premiação, foram considerados aspectos ambientais, bem como questões abrangentes de responsabilidade social corporativa, como compras responsáveis, ciclo de vida do produto, condições de trabalho, solidariedade, entre outros. Cada empresa foi avaliada de acordo com 17 critérios relacionados aos desafios específicos do tema para a óptica, considerando tanto os compromissos existentes quanto as futuras iniciativas e objetivos.
A jornada recente de Responsabilidade Social Corporativa da Mykita inclui:
- Implementação de uma função de Responsabilidade Social ainda em 2021, em nível de diretoria
- Pioneirismo na transição completa para o acetato Renew, da Eastman, em 2022
- Circularidade plena com o suprimento de aço inoxidável em 2022
- Oferta abrangente de serviços de reparo e cuidados para lojistas e consumidores finais, com o objetivo de prolongar a vida útil do produto
- Atualmente, 90% dos materiais adquiridos são reciclados, enquanto 100% são recicláveis
- Introdução, neste ano, de um propósito corporativo e uma nova plataforma estratégica centrada em tópicos de Responsabilidade Social Corporativa, a fim de nortear a empresa por meio de uma transformação sustentável.
A segunda homenagem da noite foi a entrega do Prêmio Internacional de Óptico do Ano, fruto da parceria entre a International Opticians Association, ou Associação Internacional dos Ópticos, organização profissional com sede em Londres, e o Silmo, que premiam anualmente um óptico que demonstra profissionalismo exemplar. O vencedor deste ano foi o francês Jean-François Porte, fundador da rede de ópticas Edgard Opticiens e vice-presidente do Rassemblement des Opticiens de France, a Associação dos Ópticos Franceses.
O Silmo Paris 2024 já tem data marcada. E que ano especial, o dos Jogos Olímpicos! A feira ocorrerá de 20 a 23 de setembro nos mesmos bat dias da semana, na mesma bat hora e no mesmo bat local isto é, sexta-feira a segunda-feira, das 9h às 18h30, no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte, nos arredores da capital francesa. Quem for ao evento, poderá conferir in loco o legado do projeto olímpico.
Além disso, o salão francês de óptica que, no pré-pandemia, já tinha seu processo de internacionalização em pleno vapor, acabou de realizar a 10ª edição do Silmo Istanbul, na Turquia, e, em abril, mais precisamente de 24 a 26, promoverá o Silmo Cingapura, no sudeste asiático.
♥
Siga a Lady