GrandVision NV confirma que há conversas entre Hal e EssilorLuxotica sobre a possível venda do controle acionário da Hal na GrandVision.
A GrandVision NV, empresa que controla a operação de varejo óptico do fundo holandês de investimentos Hal, confirmou que foi abordada pela EssilorLuxottica e pela HAL Holding NV por conta de uma possível venda da participação acionária de 76,72% da Hal na GrandVision para a EssilorLuxottica – o preço previsto por ação é de aproximadamente € 28.
Segundo o comunicado oficial, nesse estágio é incerto se haverá acordo entre EssilorLuxottica e Hal. A conclusão de uma venda da participação da Hal na GrandVision estaria sujeita às condições habituais, incluindo a aprovação de autoridades reguladoras relevantes em várias jurisdições, o que pode levar de 12 meses a 24 meses. Após a conclusão da transação entre as partes, a EssilorLuxottica fará uma oferta pública obrigatória para todos os acionistas da GrandVision.
GrandVision em detalhes
A rede com presença global fechou 2018 com receita de € 3,7 bilhões e 7.095 lojas nas Américas, na Ásia e na Europa, que operam sob 33 bandeiras locais, incluindo Apollo-Optik (Alemanha), Pearle (Áustria, Bélgica e Holanda), Générale d’Optique e GrandOptical (França), Vision Express e Lenstore.co.uk (Reino Unido), além da GrandVision by Fototica (Brasil). O grupo emprega mais de 27 mil pessoas em todo o mundo.
A GrandVision B.V. é a operação de varejo óptico do fundo de investimentos Hal Holding NV, mais conhecido como Hal, com sedes em Mônaco e no paraíso fiscal caribenho de Curaçau (ilha nas Antilhas holandesas). A companhia é resultado da fusão da Pearle Europe B.V. e da GrandVision S.A. em janeiro de 2011, ambas de propriedade da Hal Holding.
Hal, 23 anos de óptica
A Hal entrou na óptica em 1996. A Pearle Europe B.V. nasceu em novembro do mesmo ano com a aquisição da Pearle Netherlands, parte da Pearle Vision Inc., com sede nos Estados Unidos. Adquirindo fortes varejistas locais, desde então a Pearle Europe Group entrou em novos mercados quase todos os anos. Já a GrandVision S.A. foi fundada em 1989 na França pela dupla de empresários visionários Daniel Abittan e Michael Likierman, que criou a rede GrandOptical e, no decorrer dos anos 90, continuou a introduzir novas marcas como Solaris, Générale d’Optique e VisionExpress. No primeiro semestre de 2004, vendeu o negócio para o fundo holandês.
No Brasil, a Fotoptica passou para os domínios da Hal Investiments B.V. em 2007. No ano seguinte, retirou o “p” do nome, encerrou os serviços fotográficos e adotou um novo logotipo. Em 2016, anexou o nome do grupo, tornando-se “GrandVision by Fototica”. Atualmente, emprega 500 pessoas no Brasil e está presente com lojas próprias e franquias em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe).
.
Nas redes
.
Posts relacionados
.
.
Siga a Lady