.
Em pavilhões renovados com 605 expositores de 39 países que ocuparam 60 mil metros quadrados, a opti 2020 recebeu 28 mil visitantes de 93 nações. O evento ocorreu em Munique de 10 a 12 de janeiro e já tem data marcada para o ano que vem (8 a 10 de janeiro), quando será realizado em outra cidade – Stuttgart, por conta de contratempos de agenda no centro de exposições de Munique.
.
Não importam as baixas temperaturas do inverno europeu: a Alemanha já é rota garantida no calendário de feiras de muitos profissionais de óptica pelo mundo afora – prova disso é o crescente aumento de público internacional. A edição 2020 da opti, promovida de 10 a 12 de janeiro no Fairground Munich, consagrou-se mais uma vez como um evento de sucesso e sinaliza um ano positivo para a óptica mundial.
Segundo a Spectaris, a associação alemã da indústria para óptica, fotônica e tecnologia médica e analítica, o ano passado foi o melhor da década em termos comerciais para a indústria local, com crescimento de receita de 5,4% em 2019. Sem falar que o setor tem tido crescimento contínuo desde 2011. E o bom clima de negócios na última década fez eco na opti 2020, já que 92% dos visitantes deram as notas mais altas para a edição deste ano.
.
Atrações
Além de bons resultados, a Educação Continuada também esteve em alta em mais uma edição da opti por meio do opti Forum, espaço para a difusão de conhecimento que atraiu um público de 2,9 mil profissionais para 33 palestras nos três dias de feira. Os temas “Óptica 4.0, oportunidades e riscos da teleoptometria” e “Marketing de referência” estiveram entre os mais concorridos.
Outro destaque do opti Forum foi a apresentação do Blogger Spectacle Award 2020, prêmio em que 25 blogueiros de óculos e estilo de vida de 11 países elegem uma marca e a deste ano foi a recém-criada Covrt Project Limited, com sede em Londres e assinada pelo designer Marcello Martino. Já o espaço opti Showcase teve como tema “Posicionamento da empresa”, cujo conceito foi apresentado aos visitantes por meio de óculos de realidade virtual e atendimento pessoal.
O presidente da Associação central de ópticos e optometristas da Alemanha, Thomas Truckenbrod, declarou que a “opti 2020 foi o início perfeito para a década, fornecendo uma excelente visão do que está por vir. Mais uma vez, os lojistas puderam encontrar tudo para obter sucesso em seus negócios. Quaisquer que sejam as razões, isso levou a um novo local para 2021: para mim, a melhor parte é que toda a família da óptica vai se reunir em um só lugar. Estou ansioso por Stuttgart!”.
Alternância de sedes
A opti estreou em 1998 e, desde 2008, é organizada pela GHM Gesellschaft für Handwerksmessen mbH. E, a partir do ano que vem, serão duas cidades para uma única feira, com a alternância entre Munique nos anos pares e Stuttgart nos anos ímpares. A razão para isso são os contratempos de agenda no centro de exposições por conta de uma mudança estratégica no portfólio de eventos da Fairground Munich.
Fotos: GHM
.
.
opti nas redes
.
,
Siga a Lady