.

Depois de anunciar que, em função da pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano não ocorreria da forma tradicional e grandiosa, tendo mais uma vez o Centro de Exposições Paris Nord Villepinte como sede, o salão francês de óptica pratica a máxima de que “um ano excepcional exige soluções excepcionais” e lança mão de um plano B com versão de bolso “nômade” e Silmo D’Or digital.

.

No final de junho, tudo parecia certo para a realização do Silmo 2020. Já havia mais de 680 expositores confirmados. A óptica mundial, tão saudosa de um evento de peso, dividia-se entre a ansiedade de rumar a Paris para a feira e o receio de viajar e participar de um salão que reúne milhares de pessoas debaixo de um único “teto”.

Se, por um lado, a Europa e a China já pareciam ter deixado para trás o pico das infecções pelo novo coronavírus, outras partes do mundo como Estados Unidos, Brasil e Índia ainda viam seus números de contaminações e mortes subindo dia após dia. E o medo de uma segunda onda paira até hoje sobre algumas nações do Velho Mundo. Sim, a pandemia da Covid-19 segue indo longe demais. Em muitos sentidos.

Três semanas mais tarde, no entanto, a presidente da feira francesa, Amélie Morel, anunciou a mudança de planos, por meio de um comunicado dirigido a todos os parceiros do evento.

“Em junho, encorajada pela nítida retomada dos negócios da óptica e animada com os resultados favoráveis de acordo com os critérios previamente determinados relativos aos fundamentos de uma feira de negócios, bem como o desenvolvimento das condições da saúde em nível global e a situação político-econômica, houve confiança para confirmar que o Silmo Paris 2020 seria de fato realizado entre 2 e 5 de outubro, no Centro de Exposições Paris Nord Villepinte.

Mas neste momento em que os expositores já confirmados estavam prestes a fazer gastos adicionais para finalizar sua participação na feira e os visitantes começavam a fazer seus planos de viagem, ainda havia dúvidas se a feira poderia ocorrer conforme os planos originais”, afirmou.

E, diante dessa incerteza, o Conselho Executivo da Silmo reuniu-se com a Comexposium (sua parceira na realização do evento) e, juntos, decidiram cancelar o evento Silmo 2020 em Paris, planejado para ocorrer no Paris Nord Villepinte. “Agradeço profundamente aos 688 expositores que demonstraram grande coragem empreendedora ao decidirem manter sua participação, apesar da crise pelo qual o mundo vem passando”, declarou.

.

Plano B

Fiel ao conceito de que o Silmo Paris é muito mais que um salão de negócios, Amélie argumentou que agilidade é essencial neste momento tão atípico. “Por isso, a feira seguirá orientando o retorno da indústria aos negócios, promovendo seus produtos e serviços, e honrando seu compromisso com o setor óptico”.

E, nessas três semanas, a organização adaptou-se rapidamente e criou algumas alternativas para manter “aceso” o espírito de sua edição 2020.

  • Em outubro, o Silmo realizará uma série de eventos batizada de “Silmo Hors les Murs” (do francês, algo como “Silmo Fora dos Muros”) para honrar seu compromisso de apoiar o mercado e manter seu espírito de convívio. Segundo o comunicado oficial, “a situação de saúde ainda instável leva a feira a sair do seu caminho tradicional, oferecendo alternativas a um grande encontro repleto de dificuldades para cruzar fronteiras no mundo atual.
  • O Silmo D’Or 2020, principal premiação da óptica mundial, segue adiante de forma virtual e fica aberto a todas as empresas inscritas até aquele momento. Clique aqui para ver os finalistas desta edição.
  • Mais uma vez, a Silmo Academy concederá uma bolsa para apoio a um projeto de investigação científica nos campos de visão e óptica.
  • O lançamento de um aplicativo especializado, o Silmo Next,  que servirá como laboratório de ideias, fórum de discussões interprofissionais e vitrine de criação e inovação e apresentará a síntese do trabalho iniciado há dois anos, com o objetivo de prospectar o futuro do setor, em termos de desenvolvimento de produtos e a profissão do óptico em si.

.

O calendário do Silmo Hors les Murs

A versão “nômade” e de bolso do salão francês para este ano pandêmico será realizada em diferentes formatos, adaptados ao mercado, em quatro destinos franceses (Paris, Bordeaux, Rennes e Lyon) e um dinamarquês (Copenhague).

Os showrooms ocorrerão em locais abertos, seguindo todos os protocolos, sob a seguinte agenda:

Paris | 3 e 4 de outubro :: A estreia do novo formato terá como sede o charmoso Jardin des Tuileries, ao lado do Musée du Louvre, durante a Paris Fashion Week

Bordeaux | 12 de outubro :: Os ópticos da região sudoeste da França conhecida como Nouvelle-Aquitaine (algo como “Nova Aquitânia”) se encontrarão no centro de Bordeaux, no Hangar 14, às margens do Rio Garonne

Rennes | 19 de outubro :: A feira francesa receberá os profissionais da Bretanha no Château des Pères, local histórico de tradição artística a apenas alguns quilômetros do centro de Rennes

Lyon | 26 de outubro :: A última parada em território francês será em uma antiga fábrica de açúcar erguida na décda de 30, transformada posteriormente em centro cultural, a “La Sucrière”, que fica nas docas do revitalizado bairro de Confluence

Copenhague | 4 de outubro :: A capital dinamarquesa receberá o Silmo Hors les Murs no hotel Scandic Kodbyen

.

Quando 2021 chegar…

E o encontro já está marcado para o 2021, de volta ao Centro de Exposições Paris Nord Villepinte, de 24 a 27 de setembro.

.

Silmo nas redes

.

Posts relacionados

.

.

Siga a Lady