.

A célebre maison italiana de moda assina acordo com o suíço Akoni Group. O contrato entrará em vigor em 1º de julho.

.

Primeiro, foi a vez de a Luxottica informar o fim do contrato de licenciamento para criação, produção e distribuição da coleção de óculos da Valentino, marcado para 30 de junho – em 2017, quando anunciaram a parceria, a duração do acordo era de 10 anos.

Segundo o comunicado oficial, “Valentino e Luxottica viveram cinco anos de sucesso de uma gratificante relação baseada no entusiasmo e na paixão compartilhados, que deu vida a coleções inovadoras. As empresas continuarão valorizando essa parceria até o término do acordo”.

E, no dia seguinte, a casa de moda e o grupo suíço Akoni anunciaram o novo contrato, com validade de dez anos, válido a partir de 1º de julho. A previsão é que uma prévia seja apresentada neste mesmo mês. Já a primeira coleção será lançada oficialmente no desfile de primavera – verão 2023 da grife, marcado para setembro.

“O Grupo Akoni compartilha os valores da Valentino, o que é demonstrado por sua paixão pelo design inovador, o trabalho impecável, a qualidade incomparável e a consciência social”, de acordo com o informe oficial da Valentino. “A nova coleção de óculos refletirá o espírito da alta costura da grife, utilizando os mais nobres materiais e uma combinação de alta tecnologia e técnicas de produção consagradas pelo tempo’”.

Segundo a publicação de moda norte-americana WWD, o segmento de acessórios impulsionou os negócios da Valentino no primeiro semestre, com 64% do aumento da receita (€ 574 milhões) em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse avanço se deveu, em boa parte, às vendas on-line.

A casa de moda italiana foi fundada em 1960, em Roma, por Valentino Garavani, que se aposentou em 2007, passando o bastão para a dupla Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli – em 2016, Maria Grazia saiu rumo a Dior e Piccioli assumiu como único diretor criativo.

.

Jovem empresa

O Akoni Group foi fundado em 2019 pelo CEO Rosario Toscano e a diretora criativa Salma Rachid e tem sede na Suíça.  Toscano é veterano da indústria óptica, com uma passagem bem-sucedida pela Dita Eyewear, a marca californiana de óculos de luxo.

No final deste mesmo ano, a empresa inaugurou seu portfólio ao apresentar a coleção da Balmain, a icônica marca de moda francesa assinada atualmente por um dos mais célebres estilistas da atualidade: o francês Olivier Rousteing.

No Brasil, o Akoni Group é representado pela Protus Group.

.

No universo dos óculos

A Valentino é uma das grifes de moda que mais fechou licenciamentos para sua coleção de óculos desde que essa estratégia começou a se popularizar após Giorgio Armani estabelecer um bem-sucedido e rentável formato de negócios com a Luxottica no final dos anos 80.

Em 1990, o estilista lançou sua primeira coleção em parceria com a Luxottica; de 1998 a 2010 trabalhou em parceria com a Safilo e, no ano seguinte, assinou com a Marchon. Em 2016, retornou para a Luxottica para ficar por mais cinco anos.

.

Nas redes

Valentino

   

Akoni

   

Protus

.

Siga a Lady