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O zeitgeist da semana é pink!

Esta semana, o mundo está vivendo a febre rosa. Sim, a estreia de Barbie, o filme da boneca mais famosa de todos os tempos na quinta-feira, 20 de julho, virou fenômeno. Para onde se olha, tem alguma empresa ou marca promovendo ação para entrar nessa trend, que também tomou as redes sociais, obviamente. Eu, por exemplo, dei de cara com referência à Barbie até em um restaurante em que fui almoçar semana passada: o purê de batatas estava pink! E você, qual a ação mais inusitada que viu em relação à Barbie?

Agora, o que talvez você não saiba, é que a Barbie nasceu de óculos! A primeira boneca “veio ao mundo” em 9 de março de 1959 com solares brancos estilo gatinho de lentes azuis, master tendência do final dos anos 50.

A boneca foi criada pela norte-americana Ruth Handler, cofundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Barbara (ou “Barbie”, como era apelidada) gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Na época, só havia bonecas de bebês e as de papel eram as únicas mais parecidas com as adolescentes.

Mas o que eu só descobri agora é que Ruth Handler teve uma inspiração de peso para a sua Barbie: a boneca alemã Bild Lilli, criada pelo cartunista Reinhard Beuthein e que não era um brinquedo para crianças.

A secretária confiante, espirituosa e sedutora, que tinha seios protuberantes e um rabo de cavalo loiro platinado, além das sobrancelhas arqueadas e da maquiagem forte, com direito a batom vermelho, batizada de “Bild Lilli”, apareceu pela primeira vez como personagem de história em quadrinhos no jornal Bild Zeitung, da cidade de Hamburgo. O sucesso foi tanto que Bild Lilli ganhou uma versão de plástico com 30 centímetros de altura e era vendida para maiores em tabacarias, bares e lojas de brinquedos para adultos.

Em 1956, Ruth e a filha, Barbara, se encantaram com as várias versões de Bild Lilli em uma vitrine durante uma viagem à Suíça e voltaram para a Califórnia com 11 exemplares da boneca na mala – e depois Ruth ainda encomendou mais 12 unidades.

Três anos mais tarde, a Barbie era lançada. Apesar de bem parecida com a Bild Lilli, veio ao mundo em uma versão menos, digamos, voluptuosa, com sobrancelhas e lábios menos marcantes, seios menores e roupas mais delicadas. Mesmo assim, tornou-se um reflexo da evolução da trajetória da mulher nas últimas seis décadas.

Além disso, Barbie tornou-se um ícone fashion. Desde os anos 90, os mais poderosos estilistas têm assinado versões para a boneca. Foi assim com Dior, Chanel, Karl Lagerfeld, Givenchy, Carolina Herrera, Ralph Lauren, Diane Von Furstenberg, Versace e muitos outros. No Brasil, Alexandre Herchcovitch e Conrado Segreto assinaram suas próprias Barbies, respectivamente, em 1999 e 1992.

Depois de décadas sem diversidade e impondo um único padrão de beleza, finalmente a Mattel reinventou a Barbie, apostando na diversidade. Há cinco anos, lançou a série Inspiring Women (do inglês, “mulheres inspiradoras”), que presta tributo a mulheres corajosas que assumiram riscos, subverteram regras e pavimentaram o caminho para as meninas das próximas gerações poderem sonhar mais alto e ambicionar objetivos ainda mais audaciosos.

Fazem parte dessa série a pioneira aviadora norte-americana Amelia Earhart, a pintora mexicana Frida Kahlo e a matemática norte-americana Katherine Johnson, cientista espacial da Nasa cujos cálculos fizeram a Apollo 11 chegar à lua em 1969, e que foi retratada ao lado de duas outras colegas no filme Estrelas além do tempo, de 2017, indicado a três Oscars no mesmo ano. E por ocasião dos 60 anos da boneca, em 2019, até a surfista brasileira de ondas gigantes Maya Gabeira esteve entre as 20 mulheres homenageadas naquele ano.

A primeira Barbie: de óculos e bem parecida com a Bild Lilli

O tamanho do varejo óptico brasileiro

Dados de 2022 apurados pela Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica) revelam que o varejo óptico nacional emprega 189.700 pessoas em 52.883 lojas, com uma média de 3,6 pessoas por ponto de venda. A diretora executiva da entidade, Ambra Sinkoc, observa que tais números revelam a presença forte do empreendedor no dia a dia dos negócios.

O Sudeste, como era de se esperar, é a região acima da média nacional com quase cerca de 50% do varejo: os quatro estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) empregam 81.738 pessoas em 21.832 lojas, com 3,7 pessoas por ponto de venda.

As demais regiões estão abaixo do índice nacional. Enquanto Norte, Nordeste e Sul registram 3,5 funcionários por loja, o Centro Oeste contabiliza 3,4.

Discriminando as quatro regiões, vamos lá:

  • O Norte tem 3.763 ópticas com 13.313 pessoas.
  • Já o Nordeste soma 16.272 lojas com 56.655 profissionais.
  • O Sul tem 23.753 profissionais trabalhando em 6.823 pontos de venda.
  • E, por fim, o Centro Oeste emprega 14.244 profissionais em 4.193 ópticas.

Agora, quando a gente fala da cadeia produtiva da moda – que é o sistema em que a óptica está inserido – há 1,89 milhão de profissionais trabalhando neste universo. Mais precisamente, 1.895.952 pessoas empregadas por 420.474 empresas – e, desse total, 104.202 são indústrias. A fonte é o estudo realizado pelo Comitê da Cadeia Produtiva da Moda (Commoda) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, em parceria com o Senai-SP.

A pesquisa revela também o perfil das empresas do setor de moda: 93,66% são microempresas, 5,56%, pequenas; 0,67%, médias; e 0,11%, grandes.

Além do perfil e dos números de negócios em operação e postos de trabalho, o levantamento aponta que a cadeia produtiva da moda movimentou US$ 9,76 bilhões em exportações.

Ambra Sinkoc comentou que “moda no Brasil é emprego, é renda, é produção e é empreendedorismo”. E eu completo: “moda é tech, moda é pop, moda é tudo, gente!”.

Fonte? Abióptica

EssilorLuxottica foca na profissionalização do mercado norte-americano

A divisão de varejo da EssilorLuxottica nos Estados Unidos, que detém as bandeiras LensCrafters, Target Optical e Pearle Vision, estabeleceu parceria com a Associação de Escolas e Faculdades de Optometria (ASCO) para criar seu primeiro programa de bolsas de estudo, com 50 estudantes de 16 escolas de optometria em 14 estados escolhidos para receber auxílio com mensalidades e pagamento de empréstimos para sua formação em optometria.

Para isso, a corporação franco-italiana comprometeu mais de US$ 11 milhões nos próximos dois anos em programas de bolsas de estudo e financiamento de instalações de equipamentos de acesso remoto em escolas de optometria em todo o país. As bolsas de estudo destinam-se a estudantes de optometria de terceiro e quarto anos, por meio da parceria com a associação, e estes estudantes buscarão emprego nas redes de varejo da corporação.

Além das bolsas de estudo, a EssilorLuxottica também se comprometeu com um investimento de US$ 2,5 milhões em equipamentos para capacitação de acesso remoto a todas escolas e faculdades de optometria interessadas, o que permite, segundo a empresa, que as futuras gerações de profissionais ganhem experiências valiosas ao utilizar casos clínicos, praticando com as tecnologias mais avançadas e inovadoras.

Marcolin conclui aquisição de subsidiária

A corporação italiana retomou sua subsidiária no México, já que, por seis anos, atuou no país por meio de uma joint venture. Agora, ao colocar em prática sua estratégia corporativa de fortalecer a presença em mercados-chave, optou por adquirir os 49% restantes das ações.

Atualmente, a Marcolin tem 15 filiais espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil, além de uma joint venture nos Emirados Árabes Unidos e está presente em mais de 125 países.

Expo Óptica começa a definir seu mapa para 2024

Na edição passada do Lady Óculos Pod, contei que a comercialização oficial de espaços para edição 2024 da Expo Óptica, ocorreria em 18 de julho, mas a data foi estendida. A nova data para a definição dos espaços é 10 de agosto, por meio de uma webconferência exclusiva realizada pela promotora do evento, a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica). A mudança se deu por conta de uma renovação no pavilhão, que gerou ganho de espaço útil, o que exigiu um redesenho da planta da exposição.

A Expo Óptica ocorrerá de 10 a 13 de abril (quarta-feira a sábado), no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo. E a partir do ano que vem, a feira passa a ser realizada no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em vez do pavilhão Azul que ocupou nos últimos anos. Dessa forma, contará com mais 1 mil metros quadrados de área de exposição disponíveis em relação a 2023. E como forma de incentivo ao setor, o conselho de administração da entidade optou por manter a estratégia de preços reduzidos para os associados interessados em expor na feira.

Na próxima edição do Lady Óculos Pod, mais notícias sobre a feira brasileira.

Tendências e reconhecimento no Silmo 2023

Faltam somente dois meses e alguns dias para a feira óptica que é uma das maiores do mundo, o Silmo Paris, e os preparativos estão em pleno vapor. Com os olhos voltados para o futuro, o edição 2024 promoverá a excelência, a criatividade e a responsabilidade social, honrando os talentos que delineiam o cenário óptico mundial.

Marcado para 29 de setembro a 2 de outubro (sexta-feira a segunda-feira) no Parc des Expositions Paris-Nord Villepinte, o evento trará um novo desenho dos pavilhões 6 e 7, reinventando o circuito da feira a fim de estimular a curiosidade dos visitantes e promover a descoberta dos quase 1 mil expositores. Sem falar em novas premiações.

Entre os principais destaques estão:

Silmo Next, espaço dedicado à futurologia, que promoverá uma retrospectiva das mais recentes inovações tecnológicas. Mas, pera aí, retrospectiva em um ambiente de futurologia? Segundo a feira, essa revisão tão necessária permitirá que os visitantes (re)descubram as principais áreas de progresso no campo dos Óculos Inteligentes (conhecidos em inglês como “wearables”), das experiências “phygital” (isto é, a combinação de físico e digital) e do design ecologicamente responsável.

Além disso, o espaço Futurologia oferecerá zonas de experiência únicas, em que os visitantes poderão experimentar produtos inteligentes, descobrir as últimas tendências em realidade virtual e vivenciar uma abordagem inovadora em relação à produção sustentável, com a oportunidade de injetar armações com plástico de garrafas recicladas e concorrer a um par de óculos personalizado fabricado no local.

Fórum de Tendências. Essencial, esta área é uma das mais antigas da feira francesa e sempre sucesso de público. Destacadas em um espaço especialmente projetado, as principais tendências serão representadas por uma seleção das melhores armações de receituário e dos melhores óculos solares dos expositores presentes na feira.

Concurso de Design Óptico. Esta premiação que estreou com sucesso na edição do ano passado, está de volta em 2023, convidando estudantes de escolas de design de todo o mundo a apresentar criações sobre um tema que tem tudo a ver com o momento da França, que, em 2024, será sede dos Jogos Olímpicos: o esporte.

Composto por profissionais de óptica e designers, o júri, que terá a presidência da arquiteta de interiores, designer e cenógrafa francesa Marie-Christine Dorner, se reunirá na sexta-feira, 29 de setembro, para escolher o vencedor.

Prêmio Silmo d’Or. A 30ª edição do Oscar da óptica mundial, que já premiou mais de 330 empresas nestas três décadas, seguirá reconhecendo a inovação e a criatividade. Este ano, a presidência do júri ficará nas mãos do fashion designer francês Nicolas Fafiotte, especializado em vestidos de noiva e trajes de gala sob medida.

Prêmio Internacional de Óptico do Ano. A International Opticians Association, ou Associação Internacional dos Ópticos, organização profissional com sede em Londres, premia anualmente, em parceria com o Silmo Paris, durante a cerimônia do Silmo d’Or, um óptico que demonstra profissionalismo exemplar. Os cinco finalistas deste ano são Jean-François Porte (França), Phernell Walker e Carrie Wilson (Estados Unidos), Angela Mitchell (Nova Zelândia) e Vitor Manuel Simoes Martins (Portugal).

Prêmio Empresa Responsável. Este ano, o Silmo decidiu ir além em acompanhar a comunidade óptica no essencial, mas às vezes complexo, caminho da responsabilidade social corporativa ao lançar o Prêmio Empresa Responsável, aberto a todos os expositores.

Nesta nova premiação, serão considerados aspectos ambientais, bem como questões abrangentes de responsabilidade social corporativa, como compras responsáveis, ciclo de vida do produto, condições de trabalho, solidariedade, entre outros. Cada empresa será avaliada de acordo com 17 critérios relacionados aos desafios específicos do tema para a óptica. A avaliação levará em conta tanto os compromissos existentes quanto as futuras iniciativas e objetivos.

O júri será composto por profissionais ópticos, um designer e especialistas em responsabilidade social corporativa, incluindo jornalistas que atuam nesse universo e consultores da empresa especializada em responsabilidade social corporativa e parceira do Silmo nessa empreitada, a Hyssop.

A dança das cadeiras no licenciamento de grifes e marcas no mercado óptico

Nesta edição do Lady Óculos Pod, apenas uma novidade nesse segmento.

Safilo e Juicy Couture anunciaram a renovação até 31 de dezembro de 2027 do acordo de licenciamento global para design, fabricação e distribuição da coleção de óculos da marca californiana Juicy Couture, composta por armações de receituário e óculos solares para o público feminino adulto e armações de receituário para meninas e adolescentes.

A Juicy Couture foi uma das marcas que definiu a estética da moda do começo dos anos 2000. Fundada em Los Angeles, em 1997, conquistou o mundo da moda com seu estilo lúdico, glamouroso e descolado. A marca foi criada por duas amigas que compartilhavam uma visão única de moda e estilo de vida, Pamela Skaist-Levy e Gela Nash-Taylor.

A Juicy Couture surgiu em uma época em que a moda casual e descontraída estava ganhando popularidade. Sua abordagem ousada e inovadora nos segmentos sportswear e loungewear a destacou da concorrência. Os famosos conjuntos de veludo com a palavra “Juicy” estampada na parte traseira das calças tornaram-se rapidamente um sucesso, especialmente entre celebridades e fashionistas e seu símbolo inconfundível, o coração com uma coroa, tornou-se um ícone reconhecido em todo o mundo.

Em 2003, a marca foi adquirida pela Liz Claiborne Inc., impulsionando ainda mais a expansão global da marca. A Authentic Brands Group adquiriu a Juicy Couture quatro anos mais tarde. Também conhecida pela sigla ABG, detém outras marcas como Nine West, Aéropostale, Reebok, Nautica, Hervé Leger, Brooks Brothers, entre outras.

Atualmente, a Juicy Couture está disponível em 14 lojas próprias e em selecionadas lojas de departamentos em aproximadamente 94 países em toda a América do Norte, Europa, Ásia, América Latina, África e Oriente Médio e continua sendo uma influência na cultura da moda, especialmente no momento atual, com o revival da moda dos anos 2000.

Oliver Peoples chega a Xangai

A marca californiana que pertence ao portfólio da EssilorLuxottica, abriu sua primeira boutique em solo chinês, localizada no Jing’An Kerry Center, em Xangai, a cidade situada na costa leste e que é a maior do país em termos de população, além de ser um dos principais centros financeiros e comerciais da Ásia.

A butique de óculos tem um design que combina a estética da marca com elementos distintos da cidade e oferece também a mais recente collab da Oliver Peoples com a grife italiana Brunello Cucinelli, que, aliás, assinou recentemente acordo de licenciamento com a própria EssilorLuxottica para criação, fabricação e comercialização de sua coleção de óculos, que deve ser lançada no primeiro trimestre do ano que vem.

A boutique dispõe de optometristas na loja, todos submetidos ao treinamento de profissionais de cuidados visuais da LensCrafters, além dos serviços de ajuste personalizado de armações e prescrições.

A Oliver Peoples foi fundada em 1987 como uma marca de varejo no coração de West Hollywood, em Los Angeles, e seu nascimento tem uma história saborosa, que foi relatada pela revista norte-americana Time em uma ótima matéria de julho de 1989.

Larry Leight tinha o projeto de abrir uma óptica de luxo em Los Angeles com três sócios, um deles, inclusive, era seu irmão Dennis, mas nenhum dos quatro tinha a menor ideia sobre o mix de produtos e que nome a loja teria.

Até que Dennis recebeu o telefonema de um negociante de antiguidades nova-iorquino, oferecendo-lhe óculos vintage. Ao receber algumas amostras, os olhos dos irmãos Leight brilharam: havia armações de grau com ouro 12 quilates e ornamentadas com filigranas!

Decidiram, então, voar até Nova York para conhecer o acervo em sua totalidade e encontraram um verdadeiro tesouro: seis caixas com 1,5 mil armações desmontadas e as respectivas ferramentas para montá-las. Negócio fechado! As caixas foram enviadas para Los Angeles e, no interior de uma delas, havia uma nota assinada pelo distribuidor cujo estoque de meio século haviam acabado de comprar: Oliver Peoples.

A loja foi inaugurada em um trecho elegante da Sunset Boulevard. Vendendo uma combinação de antiguidades do Sr. Peoples, boas improvisações dos designs antigos e peças fabricadas no Japão, a Oliver Peoples rapidamente se tornou um fenômeno.

Além das lojas próprias, a Oliver Peoples ganhou o mundo e passou a ser distribuída para o varejo óptico em vários países. Além disso, os Leight criaram em 2005 a marca Mosley Tribes, bem lifestyle, e licenciaram a grife Paul Smith.

Em fevereiro de 2006, a Oliver Peoples foi adquirida pela Oakley em uma transação avaliada em US$ 55,7 milhões, que também incluiu Mosley Tribes e o então licenciamento de Paul Smith. Naquela altura, a marca tinha 5 pontos de venda e era distribuída em 45 países. E, no ano seguinte, com a compra da Oakley pela Luxottica, a Oliver Peoples também passou a fazer parte do portfólio da corporação italiana. Atualmente são 42 lojas, divididas entre Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Inglaterra, Itália, Japão e essa da China.

Carros icônicos e arquitetura vernacular, aquela feita com recursos naturais e técnicas próprias de uma região específica, estão entre as inspirações da Oliver Peoples, que se mantém fiel ao estilo que a consagrou – modelos de ar retrô e sem apelo de marca, apenas com pequenos pins nas laterais e/ou no frontal, além do logo com formas geométricas que remete a formatos de rosto, indicando que seus óculos são adequados a todos os tipos.

Pega a Visão

A história da bolha que estourou e deu ruim está rendendo. No episódio anterior, compartilhei por aqui a história de uma consumidora com a qual esbarrei no Twitter, que viveu uma experiência traumática, quando resolveu visitar o oftalmologista para atualizar seu exame de vista e, então, foi assediada e praticamente extorquida pelas pessoas da óptica ao lado que já a esperavam na saída do consultório.

Apesar de a menina do Twitter ter uma óptica de confiança e saber que escolher óculos novos na óptica pode ser uma experiência prazerosa, ela não conseguia sair daquela situação, porque o assédio era pesado. E pior: lá pelas tantas ela estava se achando culpada por se deixar levar. Repito: culpada nada. Ela é apenas vítima, e muito vítima, isso sim!

Apesar de eu imaginar a repercussão que essa história teria, eu ainda queria acreditar que casos como esse são fatos isolados. Tolinha, eu, aprisionada confortavelmente na minha bolha da óptica profissional que entrega todos os dias pelo Brasil afora qualidade, empatia, conhecimento, resgate da autoestima, conforto visual, tecnologia e a melhor orientação possível ao consumidor…

Várias pessoas me contaram que já passaram por situações semelhantes. Socorro! Por conta disso, consultei a Abióptica para saber em que tipo de violações esta óptica pode estar incorrendo e se consumidores que vivem situações como essa podem denunciar a óptica. A conclusão é que, sim, essa óptica está cometendo várias violações, segundo a lei de 1932, que dispõe o funcionamento de ópticas e a relação com médicos oftalmologistas; segundo o Código de Defesa do Consumidor e também segundo a Lei Geral de Proteção de Dados.

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