Cerca de 20 entidades nacionais dos setores de comércio, varejo e consumo, que congregam mais de 600 mil empresas, entre elas a Abióptica, formaram uma coalizão apartidária com o propósito de desenvolver, implantar e acompanhar projetos que visam o crescimento sustentável do país. O grupo tem se reunido desde o começo do ano buscado sinergias para desenvolver ações decisivas na criação de um projeto estratégico para o país.

Uma das iniciativas foi o lançamento do Projeto para a Nação, algo inédito para o cenário empresarial nacional, durante a 7ª edição do Latam Retail Show, o evento número 1 da América Latina dedicado a varejo e consumo, que ocorreu de 19 a 21 de setembro em São Paulo.

O propósito fundamental do Projeto para a Nação é conduzir pesquisas, desenvolver estratégias, implementar iniciativas e monitorar a execução de projetos essenciais para impulsionar um crescimento sólido e duradouro do país, resgatando o protagonismo e a responsabilidade do setor empresarial em um projeto nacional.

A apresentação já inclui 15 propostas concretas para o estímulo ao desenvolvimento social e empresarial com aumento de emprego e renda:

1.         Ampliação do acesso ao crédito para consumidores e empresas em bases competitivas.

2.         Simplificação tributária, redução da cumulatividade e da informalidade.

3.         Ampliação do acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade.

4.         Atualização e ampliação da infraestrutura digital.

5.         Diversificação da matriz logística nacional com o apoio da iniciativa privada.

6.         Reorganização da matriz energética para diminuir o custo da energia e o risco do desabastecimento.

7.         Modernização da legislação trabalhista para geração de empregos formais, contemplando as novas alternativas das relações no trabalho e com redução dos encargos dos empregadores e sem alteração dos direitos dos empregados.

8.         Revisão dos programas sociais para desestimular a informalidade e aumentar a ocupação e a qualificação profissional.

9.         Simplificação regulatória, profissionalização e independência das agências reguladoras.

10.       Integração ativa com a economia global com abertura comercial dentro de equivalentes critérios competitivos e tributários.

11.        Ampliação da eficiência e da produtividade do serviço público brasileiro a partir da transformação digital e da racionalização de processos.

12.       Implantação da reforma administrativa que promova a modernização, racionalização e a desburocratização do aparelho estatal, de modo a eliminar entraves, otimizar recursos e contribuir para o equilíbrio fiscal.

13.       Melhoria do ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

14.       Valorização do tema ambiental com avanço das políticas públicas de promoção da sustentabilidade e da adequação das regulações.

15.       Promoção da reforma do Judiciário de forma a agilizar processos e aumentar a segurança jurídica para investimentos internos e externos.

Siga a Lady