Rocketman é uma fantasia musical épica que relata a transformação do tímido garoto e pianista prodígio Reginald Dwight no superstar Elton John, uma das figuras mais icônicas da cultura pop. Portador de alta miopia, lançou mão dos óculos como acessórios e cerejas no bolo em looks incríveis e cheios de criatividade.

Por conta disso, o trabalho do figurinista foi essencial para o sucesso da obra. Coube ao britânico Julian Day – que também assinou o guarda-roupa de Bohemian Rhapsody, o filme que retratou a vida do vocalista do Queen, Freddie Mercury – recriar alguns dos looks mais emblemáticos de Elton John.

No vídeo, Day conta suas principais inspirações e revela algumas informações de bastidores, como os 50 pares de óculos e botas reproduzidos para o filme. Um deleite para adoradores de óculos, fashionistas e amantes do estilo extravagante de Elton John, principalmente durante a década de 70.

Day revelou que amou o figurino de Yellow Brick Road. “Obviamente, me inspirei em O mágico de Oz, daí o terno azul com sapatos de pedras vermelhas feitos com cristais Swarovski. A camisa é feita de tecido prateado, tal qual o homem de lata, e o chapéu de palha remete ao espantalho. Já o casaco de pele falsa representa o leão”, explicou.

O ator Taron Egerton, que dá vida e voz a Elton John no filme, comentou que o figurino foi fundamental para construção do personagem. “O processo de me tornar o Elton John e desenvolver seu estilo foi libertador. Julian Day (…) entende a relação entre o figurino e os artistas”.

.

  Fotos cedidas pela Paramount Pictures

.

Peças de museu

Segundo a Galleria Safilo, museu de óculos da corporação italiana e que no ano passado passou a disponibilizar seu acervo on-line, há informações desencontradas sobre o total de óculos que o popstar britânico acumulou ao longo das décadas. Fala-se em 250 mil peças e ainda em 2 mil peças, mas o que se sabe de fato é que parte da coleção de óculos do ídolo foi a leilão pela renomada casa britânica Sotheby’s em setembro de 1988, quando muitos candidatos disputaram itens de sua eclética coleção, composta, fundamentalmente, por modelos opulentos.

Entrevistado na época sobre o leilão, Elton John disse que resolveu vender parte de sua coleção “basicamente porque minha casa estava tão atravancada a ponto de se tornar um armazém de cara manutenção”, afirmou. A Galleria Safilo tem uma pequena mas significativa parte do acervo de Elton John. Confira o álbum de fotos a seguir

Óculos de Elton John na Galleria Safilo

Beijo: um dos mais icônicos do popstar. MAIS…

Picasso: o modelo dos anos 80 que leva o nome do pintor espanhol – adepto, entre outros estilos, do Cubismo – é um dos mais icônicos criados pelo designer óptico francês Alain Mikli e que recebeu um usuário de peso como Sir Elton John.

Chama: mais uma criação do visionário Alain Mikli. A inspiração é silhueta das chamas e os cristais conferem um tom ainda mais dramático à peça, perfeita para Elton John.

Bike: semelhante ao modelo com lentes em formato de estrela, este modelo também foi produzido com lentes de grau, já que o cantor é portador de alta miopia.

Estrela: super temático, o popstar elegeu estes óculos para a inauguração de sua estrela na Calçada da Fama, em Los Angeles, em 23 de outubro de 1975.

Plumas: peça icônica da turnê Captain Fantastic, no começo da década de 70. Óculos que inauguraram a reputação de Elton John como fã de estilos de óculos inusitados.

Iniciais e Estados Unidos: além de reproduzir a bandeira norte-americana, o modelo ainda conta com as iniciais “E” e “J” feitas de cristais em cada uma das lentes.

Dorothex: o modelo assimétrico com aros amarelos e cristais vermelhos, cujo nome parece ter sido tirado de um medicamento, foi concebido pela eclética criadora francesa Michele Lamy, estilista, produtora cinematográfica e restauradora, que também é mulher, musa e mente criativa do designer de moda californiano Rick Owens.

Botões: os solares The Beat, da marca californiana de design óptico l.a.Eyeworks, foram customizados com botões especialmente para o popstar britânico

Gold Punk: novamente os solares The Beat 3 da l.a.Eyeworks foram customizados para Elton John. Dessa vez, com ornamentos dourados foscos e pedraria verde.

Punk: cheios de referência à estética punk, os óculos foram criados pelo designer óptico inglês Oliver Goldsmith.

Óculos de zircônia: a peça faz parte de uma edição limitadíssima de 50 peças assinada pelo designer óptico austríaco Rober La Roche, conhecido por criar 50 novos modelos de óculos de diferentes cores e materiais todos os anos.

Cristais em profusão: mais um modelo opulento para o popstar, usado muitas vezes por ele, e que serviu de inspiração para os óculos criados pela Gucci que Elton John usou em um dos eventos de lançamento de Rocketman, no festival de Cannes, em maio.

previous arrow
next arrow
 
previous arrow
next arrow

.

Curte a obra de Elton John e gosta de saber a história e as curiosidades de cada música? O ótimo site Songfacts é uma ótima fonte de pesquisa e garante horas de diversão a curiosos e interessados (conteúdo em inglês). Ah! E o Spotify também fez uma playlist de mais de três horas dedicada ao filme, veja:

.

Nas redes

Galleria Safilo    

.

.

Posts relacionados

.

Siga a Lady