Marcolin e Tod’s estenderam até dezembro de 2023 a validade do contrato de licenciamento para criação, produção e comercialização global da coleção de óculos da grife italiana. A parceria entre as duas corporações teve início em 2008.
O começo de tudo
Empresa familiar, a Tod’s começou como uma pequena fábrica de calçados artesanais e firmou-se como um sinônimo de elegância italiana com mocassins sofisticados e confortáveis, expandindo-se mundialmente como uma grife completa de moda e acessórios. E, assim, como a maioria das marcas de acessórios mais bem-sucedidas do mundo, a Tod’s também teve sua origem em uma pequena fábrica artesanal em um vilarejo italiano – mais especificamente Sant’Elpidio a Mare, na província de Fermo – no final dos anos 20.
Fundada por Filippo Della Valle, fabricava calçados e acessórios de couro para grandes lojas de departamentos norte-americanas. Os rumos da empresa começaram a mudar na década de 70, quando o neto do fundador, Diego Della Valle, se envolveu nos negócios e passou a liderar o seu desenvolvimento internacional. O nome “Tod’s” foi adotado ao acaso pelo próprio Diego – estava nos Estados Unidos e, ao consultar uma lista telefônica, em Boston, deparou com o nome “Tod”, de fácil pronúncia em qualquer idioma.
Filho mais velho de Dorino Della Valle e neto de Filippo Della Valle, Diego estudou direito na Universidade de Bologna, mas, desde muito jovem, descobriu o talento para negócios e empreendedorismo. Atualmente, faz parte do conselho de várias companhias italianas como Ferrari, Maserati, Banca Nazionale del Lavoro e ainda do conglomerado francês de marcas de luxo e moda LVMH. Comprou o time de futebol Fiorentina em 2002 e, quatro anos mais tarde, adquiriu a Maison Schiaparelli, a icônica casa de moda italiana capitaneada pela brilhante Elsa Schiaparelli, a maior rival de Coco Chanel, que fechou as portas em 1954 e voltou às passarelas em 2012.
Com sede em Sant’Elpidio a Mare, a grife pertence ao grupo Tod’s S.p.A., que detém também as marcas Hogan, Fay e Roger Vivier, com faturamento total de € 963,3 milhões em 2017 – e a Tod’s respondeu por 53,5% desse valor com € 515,7 milhões.
Mocassim, o ícone número um
Em 1978, a marca lançou o que viria a tornar-se seu maior ícone: o Gommino, modelo de mocassim constituído por 133 pontos de borracha na sola. Até então, mocassins eram calçados destinados a pilotos – por isso, receberam o nome de “drivers shoes” (do inglês, “sapatos de motoristas”) -, pois o solado de borracha com saliências era ideal para distribuir o peso sobre o acelerador, proporcionando mais conforto.
O Gommino, inicialmente na cor ocre, logo ganhou novas cores e estilos que, aliados ao caráter casual, versátil, leve e bastante confortável, fizeram o calçado se tornar sucesso imediato entre consumidores exigentes e sofisticados.