Marca húngara de design óptico desenvolve série limitada de óculos solares produzida com o metal das cápsulas da gigante dos cafés.

.

Nada mais justo que uma pauta que trata de sustentabilidade na semana em que se comemora o Dia da Terra – mais especificamente, em 22 de abril -, data que tem por objetivo conscientizar os habitantes do planeta sobre a importância da proteção ao meio ambiente. E melhor ainda quando essa pauta está diretamente relacionada à criatividade do design óptico.

A Vinylize, marca número um do portfólio da companhia húngara de design óptico Tipton Eyeworks, lançou uma série limitada de solares em parceria com a gigante dos cafés Nespresso, usando o alumínio reciclado das cápsulas como matéria-prima para seus óculos.

.

Amiga da natureza

Reaproveitamento de materiais não é novidade para Vinylize, cujo nome não se trata apenas de uma homenagem da Tipton aos discos de vinil, paixão de boa parte dos aficcionados pela música mundo afora. É que todos os óculos da marca têm o vinil como principal matéria-prima que, durante a produção, é fundido ao acetato de celulose à base de fibras orgânicas.

Na collab com a Nespresso, a Vinylize revisitou três de seus modelos clássicos (Lionel, Morton e Puff), que foram feitos pela primeira vez com alumínio reciclado e ganharam as cores de três blends da gigante dos cafés: o azul profundo do Dharkan, o dourado do Livanto e o marrom escuro do Roma. Juntas, Vinylize e Nespresso trabalharam para desenvolver uma liga de alumínio de alta qualidade. O acabamento fosco, semelhante ao das cápsulas, foi obtido por meio de processos específicos de tamboreamento e aplicação de verniz à mão em uma fábrica alemã, enquanto a embalagem de papel e o estojo foram produzidos com material eco-friendly a fim de ressaltar as credenciais ecológicas da collab. Todas as peças contam com lentes polarizadas.

.

Reciclado de valor

A collab é uma celebração à reciclagem e foi concebida com o propósito de reforçar junto ao público a durabilidade infinita do alumínio, que pode ser derretido e reutilizado repetidas vezes, incentivando também a reciclagem das cápsulas. Além disso, também é uma forma de comunicar que produtos de alto valor agregado podem ser produzidos com materiais reciclados.

Segundo o diretor executivo de negócios da Nespresso Hungria, Györgyi Gyovai, “além de abordar uma importante questão social, a cooperação com a Tipton Eyeworks é um forte símbolo de estilo, qualidade e criatividade associado à marca Nespresso”.

“Fiquei muito contente quando fui procurado pela Nespresso, porque já vinha considerando o metal reciclado como matéria-prima para os óculos. O alumínio é o material perfeito e as cores das cápsulas de café imediatamente despertaram minha imaginação. A coleção foi precedida por um longo processo de design, mas estou orgulhoso com os resultados e ficaria feliz em trabalhar com alumínio reciclado com mais frequência no futuro”, explica o fundador da Tipton Eyeworks, Zack Tipton.

.

Reciclagem em 53 países

Fundada em 1986 em Lausanne (Suíça), a Nespresso lançou o processo de reciclagem em seu país natal cinco anos mais tarde e posteriormente na Alemanha (em 1993). Atualmente, o reaproveitamento está presente em 53 países e alcançou 28% de todas suas cápsulas de café em 2018. No Brasil – onde desembarcou no Brasil em 2006 e deu início à reciclagem em 2011 -, esse percentual ficou em 13,3% em 2017.

A gigante dos cafés está presente em 80 países, conta com 13,6 mil funcionários e fechou 2018 com uma rede de varejo composta por cerca de 800 butiques.

.

Café e óculos, combinação de sucesso

No ano passado, outra gigante dos cafés se associou a uma marca de design óptico: Starbucks e a italiana Retrosuperfuture. Clique aqui para ler a história.

.

Vinylize nas redes

       

.

Siga a Lady