A marca de design óptico de luxo, a norte-americana Dita Eyewear, assinou contrato global de licenciamento de longo prazo com Alexander Wang, o fashion designer norte-americano considerado um dos mais influentes da atualidade, para distribuição de sua coleção de armações de receituário e óculos solares.
O début da coleção está marcado para o outono de 2020 do hemisfério Norte – isto é, no final de março, época que coincide com a feira nova-iorquina Vision Expo East, que ocorrerá de 26 a 29 de março do próximo ano.
A coleção terá direção criativa do próprio Wang, que usará como inspiração as suas coleções de prêt-à-porter e acessórios. “Atenção aos detalhes, qualidade e design são aspectos dos quais a Dita se orgulha. Alexander Wang é um pilar no universo da moda e ser capaz de estabelecer parceria com um visionário de mentalidade semelhante é uma honra completa para a empresa”, declarou o CEO da Dita, Mickey Dhillon.
Já Alexander Wang afirmou que “essa parceria vem em um momento estimulante para os negócios, pois óculos são sinônimo de estilo de vida e a licença permitirá ampliar a presença da marca no varejo. A Dita é líder no mercado em que atua e é especialmente conhecida pela inovação técnica, a experiência em design e o desenvolvimento de produtos, por isso, estou muito entusiasmado em anunciar essa parceria”.
A nova coleção será comercializada globalmente nas lojas e no comércio eletrônico da grife, em ópticas de perfil premium, lojas de departamentos, bem como nas lojas e no e-commerce da Dita.
.
Made in California
A Dita foi fundada em 1995, em Los Angeles, pela dupla de amigos John Juniper e Jeff Solorio, que compartilhava interesses como fotografia, produção cinematográfica e design óptico. Desde então, a marca tornou-se icônica no segmento de design óptico de luxo com coleções marcadas por peças cheias de personalidade e novas interpretações de estilos clássicos graças ao uso de tecnologia de ponta.
Em 2015, adquiriu outra marca de design óptico de luxo, Christian Roth, que existe desde os anos 80 e é assinada pelo design alemão de mesmo nome e o francês Eric Domege. Além disso, a Dita também já tinha em em seu portfólio as coleções da marca de moda Thom Browne e da sex symbol e artista burlesca, a norte-americana Dita Von Teese. No Brasil, é distribuída pela Tangerine.
.
Fashionista prodígio
Urbanidade, fluidez de gênero e looks inspirados no universo do esporte estão entre as marcas registradas de Alexander Wang, que abriu a marca que leva seu nome em 2005, aos 21 anos. Nascido em San Francisco e de ascendência taiwanesa, Wang frequentou um programa de verão da Central Saint Martins, a renomada faculdade londrina de moda, de onde saíram ícones da moda como Alexander McQueen e John Galliano. Aos 18 anos, rumou para Nova York a fim de estudar moda, ingressando na Parsons The New School For Design. Estagiou nas revistas Vogue e Teen Vogue e também com os designers Marc Jacobs e Derek Lam.
Em 2004, montou o embrião de sua primeira coleção, composto por peças de malha e tricô baseadas em seis estilos unissex, que logo evoluiu para uma linha feminina de prêt-à-portèr, que estreou nas passarelas das semanas de moda na temporada outono-inverno de 2007, na New York Fashion Week. No ano seguinte, foi o primeiro colocado no Vogue | CFDA Fashion Fund, premiação concedida pela revista de moda e o Conselho norte-americano de designers de moda e, em 2009, venceu o prêmio Swarosvki de Designer do Ano na categoria moda feminina.
No final de 2012, foi anunciado como o diretor criativo da Balenciaga, sucedendo o francês Nicolas Ghesquière à frente da renomada casa de moda francesa. Relação que durou até 2015 quando o Kering, conglomerado francês de marcas de moda e luxo que detém a Balenciaga, anunciou que o contrato não seria renovado.
Atualmente, Wang produz coleções femininas e masculinas, além da linha de difusão – a T by Alexander Wang – também para mulheres e homens, com calçados e acessórios. Além disso, já desenvolveu collabs com as redes de fast fashion H&M e Uniqlo e com a Adidas, todas sucesso de público e crítica. Sua entrada no universo masculino ocorreu em 2011, o que foi observado com louvor pela revista norte-americana GQ, que o nomeou como melhor designer de moda masculina naquele ano.
.
Nas redes
.
Siga a Lady