Este é o episódio de estreia do Lady Óculos Pod, sua mais nova fonte de notícias, análises de mercado, boas histórias, dicas de produto e muito mais sobre o universo dos óculos, sempre com uma perspectiva única.
Nesta edição, venho aqui te contar o que anda movimentando o mercado óptico mundial nas últimas semanas. Também tomei a liberdade de reunir algumas notícias estratégicas dos últimos meses e que, definitivamente, pautarão os passos da óptica pelo mundo afora nos próximas temporadas.
E a Expo Óptica Brasil 2023 hein?
Simplesmente um sucesso! O mercado ainda está sob o impacto desse evento que lotou corredores e estandes.
A Expo Óptica Brasil é promovida pela Associação Brasileira da Indústria Óptica – a Abióptica -, e a edição 2023 ocorreu de 12 a 15 de abril no pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo 106 empresas expositoras, que apresentaram lançamentos de mais de 400 marcas para 17,5 mil visitantes. Houve geração de negócios da ordem de R$ 860 milhões.
Em relação à visitação, o estado de São Paulo compareceu em peso no Expo Center Norte para a edição de número 19 da feira brasileira, respondendo por 67% do total. Já os outros estados da federação contabilizaram público de 31% e os demais 2% ficaram por conta das visitas de profissionais estrangeiros.
Confirmando a percepção de muitos, a quinta-feira – 13 de abril (segundo dia do evento) -, foi o dia de maior visitação, recebendo 4.987 pessoas. Os registros digitais também revelaram que, neste dia, o período das 15h às 17h foi o de maior entrada de público.
Mas mal há tempo para celebrar, porque a Abióptica já começa a planejar a Expo Óptica 2024, que também deve ocorrer em abril no mesmo Expo Center Norte. A Ambra fala mais sobre os planos para o próximo ano:
Particularmente, para mim, foi muito especial. Eu, que já amo feiras por natureza – afinal, é hora de encontrar amigos e fazer outros! -, este ano tive ainda mais motivos para celebrar, já que exatamente no primeiro dia da feira, o 12 de abril, completei cinco anos do meu amado Lady Óculos e, coincidentemente, foi a minha Óptica de número 25! Aniversário, aliás, que sigo comemorando por aqui ao lançar o Lady Óculos Pod! Viva!
Também destaco a crescente presença das marcas independentes nesta edição da Expo Óptica, o que eu acho sensacional, porque este tipo de produto tem se tornado cada vez mais estratégico no balcão de muita gente, especialmente os lojistas que desejam ter um trabalho assinado, com muita personalidade. E nada melhor do que também encontrar esse tipo de produto disponível na feira.
O espaço iHighlight, que voltou no ano passado, vem se consolidando e reunindo uma parte considerável das marcas independentes estrangeiras comercializadas em solo nacional, sem falar também de marcas independentes nacionais. Sim, minha gente, o Brasil já tem marcas independentes de óculos com muita identidade própria e qualidade de produção. Algumas delas, inclusive, como a Dindi Eyewear e a Femi Hearts, transcenderam o iHighlight e já ocupam estandes maiores, na área de exposição convencional.
Vale lembrar que essa semana incrível começou na noite de 11 de abril com a abertura da Fashion Eyes Week, evento da GO Eyewear que recebeu clientes de todo o Brasil na belíssima Casa Higienópolis, também conhecida como o “Casarão de Nhonhô Magalhães”. Além da performance incrível da banda Classic Zoom, a noite teve um desfile estrelado por ninguém menos que a apresentadora Ana Hickmann e o chef e membro da Famiglia Evoke, Henrique Fogaça.
Algo que apreciei muito nesse desfile foi a identificação das grifes apresentadas. Se você chegou ao mercado há pouco tempo, mal sabe do que foi a febre de desfiles de óculos promovidos no começo dos anos 2000. Era o desabrochar da moda brasileira como se conhece hoje, com a consolidação da São Paulo Fashion Week e, coincidentemente, o momento em que a óptica estava estreitando suas relações com a moda em caráter mundial, por conta do modelo recém-estabelecido naquela época de licenciamento das coleções de óculos de grifes de moda e luxo para as principais fábricas de óculos.
Naquela altura, era preciso mostrar ao consumidor final e à imprensa (especialmente a de moda) como a óptica estava antenada com o momento, destacando a importância dos óculos como acessórios de moda, a começar pelos solares. É, gente, naquele tempo tudo era mato e até os óculos solares eram pouco considerados na construção dos looks de moda, especialmente no Brasil. O que dizer então das armações de grau? Gente, isso é outra história que eu conto outro dia desses…
E esses desfiles, que ocorreram de 1999 a 2004, foram assinados por nomes célebres da produção de moda nacional e, em algumas edições, contaram com modelos de primeira linha, mas o grande X da questão era o público saber que marca de óculos estava sendo desfilada. Foram várias tentativas, como projeção da marca em telão, carrinhos que passavam anunciando a marca e por aí vai, mas a produção do Eyewear Fashion Week, assinada por Marcio Vicentini, resolveu muito bem a questão.
Os looks eram lindos, porém contidos, em sua maioria all black, deixando os óculos como protagonistas. Todos os modelos carregavam na roupa uma bela etiqueta de tecido muito bem aplicada e estampada com o logo de cada marca desfilada, que era facilmente identificada pelo público, já que os modelos transitavam bem próximos das pessoas.
De Rigo adquire a divisão de óculos da Rodenstock
O ano de 2022 terminou com uma notícia de peso no mercado. A italiana De Rigo anunciou a aquisição da totalidade das ações da divisão de óculos da alemã Rodenstock, incluindo as marcas Porsche Design Eyewear e Rodenstock Eyewear. A previsão é que a transação esteja concluída no final do segundo trimestre de 2023.
A compra é parte do plano estratégico da De Rigo para expansão internacional e crescimento no segmento de óculos premium, já que, nos últimos anos, a empresa adicionou grifes como Roberto Cavalli e Philipp Plein a seu portfólio.
Outro objetivo da corporação italiana é fortalecer a sua plataforma de distribuição na Europa Central e, em particular, no mercado alemão, que oferece significativas oportunidades de crescimento.
Segundo o comunicado oficial emitido pela corporação alemã, “após uma cuidadosa análise das opções disponíveis, a gestão da Rodenstock tomou a decisão estratégica de vender o negócio de óculos, avançando assim em sua transformação para se tornar uma empresa líder na área conhecida como Med-Tech”. Med-Tech pode ser definida como a oferta de
serviços de saúde que se diferenciam pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia.
De Rigo e Rodenstock atuam há longa data no mercado e compartilham uma forte herança na condição de empresas familiares. Também de acordo com o comunicado oficial, ambas trabalharão em estreita colaboração a fim de garantir uma transição suave e a continuidade dos negócios para funcionários, clientes e parceiros comerciais.
A De Rigo tem sede em Longarone, na região de Belluno, e foi fundada em 1978. Atualmente, está presente em 80 países com 3,3 mil funcionários, por meio de 18 filiais e 100 distribuidoras independentes. Lança 5 mil novos modelos de óculos a cada ano.
Já a Rodenstock foi fundada em 1877 e tem sede na cidade alemã de Munique. Tem 5,1 mil empregados em mais de 85 países. São 14 fábricas em 13 nações.
VSP investe em responsabilidade social
O grupo norte-americano de cuidados visuais VSP Vision, fundado em 1955 por um grupo de optometristas na Califórnia, que hoje atende mais de 80 milhões de pessoas em vários países e adquiriu a Marchon Eyewear em 2008, lançou seu primeiro Relatório de Impacto de Responsabilidade Social.
O documento celebra os marcos alcançados junto aos optometristas da rede, parceiros da comunidade e funcionários, além de informar como a VSP continuará a cumprir seu compromisso com as comunidades que atende nas três áreas que compreendem o seu foco de responsabilidade social: equidade em saúde, sustentabilidade e cultura de pertencimento.
No segmento Equidade em Saúde, o destaque vai para mais de 3,8 milhões de pessoas que tiveram acesso a cuidados visuais gratuitos por meio do programa Eyes of Hope, ou Olhos da Esperança. Mais de 2,2 milhões de pares de óculos foram doados para pessoas menos favorecidas visualmente. Além disso, foram investidos US$ 20 milhões para apoiar pessoas impactadas por desastres e US$ 3 milhões em bolsas de estudo e subvenções para estimular a opção de estudantes pela optometria.
Já o quesito sustentabilidade tem a Marchon como protagonista. Atualmente, pelo menos 25% dos óculos da empresa são produzidos de materiais sustentáveis, como resina vegetal, plástico reciclado e acetato responsável.
No que diz respeito à Cultura de pertencimento, os funcionários da VSP apoiaram mais de 440 organizações sem fins lucrativos, registrando 6.751 horas de voluntariado e doando cerca de US$ 31o mil, que foram correspondidos pela empresa por meio de uma nova plataforma de doação, lançada no ano passado. Sem falar em mais de 40 eventos educacionais e de conscientização realizados pelos Grupos de Recursos Empresariais da VSP, que encorajam a conexão e a aprendizagem a partir de diferentes perspectivas.
LensCrafters celebra 40 anos e renova com estrela de Hollywood
A rede norte-americana que revolucionou o varejo óptico mundial nos anos 80 chega à quarta década de existência. Atualmente, são quase 1 mil lojas, espalhadas pelos Estados Unidos, pelo Canadá e por Porto Rico.
Pàra comemorar a data, a LensCrafters promoverá uma série de ações de marketing no decorrer deste ano, incluindo uma campanha de aniversário com a premiada atriz e produtora Sharon Stone (para mim, a eterna Catherine Tramell de “Instinto Selvagem”). Sharon é contratada desde o ano passado, quando estreou a campanha “Your Eyes First” (do inglês, “Seus olhos em primeiro lugar”).
A história da rede começou em 1983, quando o até então executivo da Procter & Gamble, o norte-americano Dean Butler, abriu a Precision LensCrafters, oferecendo a inovadora entrega de óculos em uma hora, conceito que contagiou o mercado óptico planetariamente e foi responsável por redesenhar a indústria na virada do século.
A LensCrafters também coleciona outro capítulo importante no quesito pioneirismo no cenário da óptica mundial: foi a primeira rede de ópticas adquirida pela Luxottica. Isso foi em 1995, e, desde então, a indústria italiana fundada por Leonardo Del Vecchio não parou mais. Agora uma corporação franco-italiana, já que se tornou EssilorLuxottica ao combinar-se com a Essilor em 2017, acumula quase 18 mil pontos de venda globalmente.
Em 1988, a LensCrafters lançou o programa Give the Gift of Sight (do inglês, “Presenteie com o dom da visão”), criado por um funcionário da rede e incorporado à Luxottica após a aquisição. Em 2008, transformou-se na OneSight Luxottica Foundation, organização independente sem fins lucrativos, que estima ter fornecido acesso à visão a 55 milhões de pessoas em todo o mundo. Cabe à EssilorLuxottica proporcionar não apenas suporte financeiro à entidade, mas também operacional, permitindo que seus funcionários empreguem seu tempo e habilidades como voluntários nas missões OneSight.
Missão concluída com sucesso na Mido 2023!
Realizada de 4 a 6 de fevereiro na Fiera Milano Rho, nos arredores de Milão, a Mido 2023 recebeu 35 mil visitantes. Desse total, 80% da Europa e 20% do resto do mundo. Foi um avanço de 60% em relação aos números de 2022 e um caminho de volta aos tempos pré-pandêmicos (em 2019, última edição pré-Covid, a feira recebeu 59,5 mil visitantes).
A Mido é a feira que mais sofreu impactos com a pandemia. Dias antes de celebrar suas cinco décadas de existência com uma promissora edição (marcada para 29 de fevereiro a 2 de março de 2020), a Itália se tornou o epicentro da crise sanitária provocada pelo vírus da Covid-19 – três semanas mais tarde, mais precisamente em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde mudou o status da contaminação para pandemia e boa parte do planeta entrou em confinamento.
No ano passado, finalmente foi possível realizar algo de maior porte e voltar a trilhar, vagarosamente, o rumo da normalidade. Promovida de 30 de abril a 2 de maio, a feira milanesa recebeu 22 mil visitantes de 50 países, porém, ainda com restrições sanitárias a algumas nações, que visitaram 660 expositores de 45 países espalhados pelos cinco pavilhões da Fiera Milano Rho.
Já este ano foram mais de 1 mil expositores de 150 países em seis pavilhões, divididos entre 28% de empresas italianas e 72% de organizações internacionais. E estes 72% de empresas internacionais estão divididos entre 51% europeias, 42% asiáticas e 7% de outras partes do mundo.
Além de difusão de conhecimento, presença de celebridades, entrega de prêmios, oportunidades de troca de experiências e networking, a Mido foi marcada pelo foco na sustentabilidade, com áreas dedicadas a essa questão que se torna cada vez mais estratégica e sensível para a existência humana.
Entre as tendências, destacam-se estilos clássicos trabalhados com detalhes não convencionais e surpreendentes. Destaque para o esportivo envolvente, o fashionista grandão, o retrô com uma reinterpretação futurista e as armações geométricas de inspiração vintage direto do túnel do tempo dos anos 80.
E, entre as cores, as pedidas são o vermelho brilhante, apaixonado; as variações de azul, do índigo claro passando pelo azul industrial até o mais surreal, beirando o violeta; os marrons inspirados em tons terrosos de especiarias que evocam calor e segurança, autenticidade e habilidade artesanal, além do amarelo neon, quase “tech”, que energiza corpo e mente e o verde ultrabrilhante, que revela a conexão entre a natureza e a tecnologia. Tem também o rosa pastel, que marca o retorno das cores suaves e delicadas que se misturam sem esforço com tons de lilás e lavanda.
Segundo a Anfao, a Associação Italiana dos Fabricantes de Produtos Ópticos, responsável pela Mido, em 2022, a produção de óculos no país cresceu 24% e as exportações, 22,5%. O ano encerrou com 830 empresas em operação, uma queda de 2,1% em relação a 2021. Em contrapartida, houve um aumento de 1,4% no número de funcionários, fechando 2022 com 18.250 pessoas.
A Mido 2024 já tem data marcada: 3 a 5 de fevereiro na Fiera Milano Rho. Comece a planejar sua viagem, prepare os casacos, a alma e o olhar para uma experiência incrível!
Vision Expo East: feira de Nova York também foi um sucesso
Um mês depois da Mido, outra feira que celebrou a consolidação após a retomada da óptica no ano passado foi a nova-iorquina Vision Expo East. Realizada entre 16 a 19 de março no Javits Center, icônico local de exposição nas margens do Rio Hudson, reuniu mais de 425 expositores e ofereceu mais de 300 horas de educação e aprendizado.
A Vision Expo, que é promovida pelo Vision Council of America e a Reed Exhibitions, segue o conceito das grandes feiras internacionais do ramo e tem entregado um evento cada vez mais compartimentado, dividido em áreas de interesse, para fazer da visita uma experiência ainda mais valorosa para o público. E, nesta edição, pela primeira vez, todas as áreas estiveram reunidas em um único andar.
Trago aqui um resumo sobre as áreas de exposição deste ano:
The Bridge, dedicada às inovações tanto em produtos como em serviços que estão revolucionando o mercado.
The Springs, dedicada aos talentos emergentes que estão no mercado há menos de 5 anos.
The Atelier, dedicada aos óculos artesanais, com um seleto grupo de designers independentes reconhecidos mundialmente.
The Focus, um mix entre a óptica oftálmica e a optometria/oftalmologia, reunindo tecnologia de lentes e tratamentos, técnicas de processamento de lentes, soluções para gerenciamento de patologias, inovações em lentes de contato e otimização das práticas optométrica e oftalmológica.
The Park, o espaço reservado às grandes corporações da óptica mundial.
The Union, a área das marcas independentes.
The Panorama, destinada às soluções de ponta na indústria de cuidados com a visão, nos avanços médicos, de software e dispositivos de tecnologia vestível (os wearables, como os smart glasses).
Batizado de VisionEd (jogo de palavras entre “Vision” e “Education” e que cria o termo VisionEd, algo como “enxergado”, “imaginado” e há até quem traduza como “visionário”), o programa de educação da Vision Expo ofereceu mais de 300 horas de sessões em vários temas relacionados ao nosso mercado, como estratégias de negócios, tendências de moda, atendimento, inovações etc.
A educação profissional é levada muito a sério nos Estados Unidos. Para manter suas licenças em dia, todos os profissionais precisam comprovar que atualizam seus conhecimentos com uma determinada frequência e os programas de aprendizados oferecidos pelas feiras, outros eventos e também por meio de plataformas digitais são essenciais para isso. Daí o termo “educação continuada”.
O sábado, 18 de março, também foi palco para a Zona de Carreira, destino para os estudantes se conectarem com as empresas do ramo que estão recrutando novos profissionais e explorarem recursos de carreira.
A Vision Expo também realizou a quinta edição do Prêmio Anual de Varejista Independente OPTImum, concedido este ano para a Primary Eye Care.
Outra novidade foi a estreia do prêmio NOW, que destaca o melhor das tendências e inovações em óculos em nove categorias. A iniciativa é uma ideia do designer de óculos francês estabelecido nos Estados Unidos, Nico Roseillier, atualmente diretor criativo da State Optical, e que já trabalhou para a Modo Eyewear e De Rigo REM. A premiação foi a evolução da vitrine de tendências de óculos lançada no ano passado por Roseillier em parceria com a feira.
Os vencedores do Prêmio NOW 2023 foram:
Óculos solares até US$ 250 • Mita Eyewear
Óculos solares entre US$ 250 e US$ 500 • Maison Nathalie Blanc
Óculos solares acima de US$ 500 • Baars x Gogosha
Armação de receituário até US$ 250 • Rimmel Eyewear
Armação de receituário entre US$ 250 e US$ 500 • Ethnicity Eyewear
Armação de receituário acima de US$ 500 • Le Lab by Pierre
Trajetória profissional • o editor da revista 20/20 Estados Unidos, James Spina. Agora preciso dar minha opinião: prêmio justíssimo! James é um dos meus gurus profissionais, tem um texto belíssimo, entende muito de óculos, ama música e, ainda por cima, já ENTREVISTOU DAVID BOWIE!
Design Especial + Ativação de Marca • Vintage Frames Company
Escolha do Público • Strak Eyewear
A próxima feira nos Estados Unidos, a Vision Expo West, ocorrerá de 27 a 30 de setembro em Las Vegas, na costa oeste do país. Já a Vision Expo East, a feira da costa leste, já tem data marcada para 2024: 14 a 17 de março. Vale lembrar que o primeiro dia de cada um dos eventos é dedicado exclusivamente aos programas de educação continuada. As feiras, propriamente ditas, começam sempre no segundo dia.
Kering Eyewear adquire importante parceiro industrial na França
A divisão de óculos do conglomerado francês de moda e luxo assinou acordo para comprar 100% do capital social da empresa francesa Usinage & Nouvelles Technologies, também conhecida pela sigla “UNT”. A aquisição tem como objetivo fortalecer a posição da empresa no setor de óculos de luxo, uma vez que a UNT é uma das principais fabricantes de componentes mecânicos de alta precisão para o setor.
Fundada em 1989 em Morbier, na região de Bourgogne-Franche-Comté, nas montanhas do Jura, área histórica na produção de óculos na França, a UNT possui um departamento de engenharia integrado em uma moderna instalação de 3 mil metros quadrados e ocupa posição de destaque na fabricação de componentes mecânicos para óculos de alta qualidade.
Esta negociação representa mais um importante passo na estratégia de desenvolvimento industrial da Kering Eyewear, que controla toda a sua cadeia de suprimentos por meio de parcerias estratégicas. Em 2017, a empresa adquiriu a Manufacture Cartier Lunettes (rebatizada posteriormente como Manufacture Kering Eyewear), sediada em Sucy-en-Brie, a cerca de 40 minutos de Paris, e, desde 2019, também possui participação na italiana Trenti Industria Occhiali. Parênteses: visitei essa fábrica da Cartier em 2016 e foi uma experiência sensacional. O relato da viagem está postado aqui no blog, em caráter #TBT.
A UNT já era parceira comercial de longa data, desde a era da Manufacture Cartier Lunettes. A transação está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias e deve ser concluída no segundo trimestre de 2023.
Vendas no varejo norte-americano devem crescer de 4% a 6% este ano
A National Retail Federation, maior associação comercial de varejo do mundo, também conhecida pela sigla “NRF” e fundada em 1902, estima que as vendas do varejo nos Estados Unidos em 2023 ficarão entre US$ 5,13 trilhões e US$ 5,23 trilhões.
Apesar da desaceleração em relação ao crescimento de 7% em 2022, que fechou em US$ 4,9 trilhões, a previsão para 2023 é superior à taxa média de crescimento anual de 3,6% no pré-pandemia. As vendas não presenciais e on-line, incluídas no cálculo total, devem crescer entre 10% e 12% em relação ao ano anterior, subindo de US$ 1,41 trilhão para US$ 1,43 trilhão. Os cálculos da NRF excluem concessionárias de automóveis, postos de gasolina e restaurantes e focam no varejo propriamente dito.
Embora muitos consumidores continuem a utilizar as conveniências das compras on-line, grande parte desse crescimento é impulsionado pelas vendas multicanal, ou multichannel, e a loja física ainda desempenha um papel importante no processo de atendimento. A loja física continua sendo o principal ponto de compra para os consumidores, representando cerca de 70% do total de vendas no varejo.
E o varejo é o maior empregador do setor privado dos Estados Unidos, com 52 milhões de trabalhadores, contribuindo com US$ 3,9 trilhões para o PIB anual.
Atualmente avaliado em US$ 40 bilhões. mercado de óculos de luxo deve bater os US$ 56 bilhões em dez anos
O mercado global de óculos está em ascensão e de acordo com o mais recente estudo da consultoria internacional Fact.MR, a demanda por óculos de luxo deve crescer a uma taxa anual composta de 3,4% na próxima década, atingindo os US$ 56 bilhões em 2033.
Especialistas acreditam que essa evolução se deve a um aumento na renda disponível e a um interesse maior dos consumidores pela moda, além do crescimento nas vendas de comércio eletrônico e alianças entre parceiros da indústria.
O relatório aponta ainda que os fabricantes de óculos estão se concentrando cada vez mais no marketing direto ao consumidor por meio de vários canais. O avanço na expectativa de vida e as mudanças nas tendências de moda também estão contribuindo para o crescimento das vendas de óculos. Além disso, e felizmente, as pessoas começaram a redefinir a sua relação com estes acessórios: já é fato que não se usa óculos apenas por necessidade de correção visual, mas também como acessórios de moda. Olha os necessórios aí, gente!
Por outro lado, o estudo atesta que os profissionais do setor pesquisados revelaram preocupação com o alcance das falsificações, que podem prejudicar o crescimento do mercado de óculos de luxo. Afinal, a qualidade e a precisão das cópias hoje em dia têm tornado cada vez mais difícil a distinção entre produtos autênticos e falsos. É por isso que muitas marcas de luxo estão trabalhando com fornecedores e distribuidores a fim de fornecer uma variedade mais ampla de produtos em diferentes faixas de preço a fim de garantir sua penetração no mercado.
A dança das cadeiras no licenciamento de marcas e grifes no último trimestre
EssilorLuxottica e Ferrari anunciaram a renovação plurianual de sua parceria, assinada inicialmente em 2016, dessa vez com direito à expansão. Em vigência desde 1o de janeiro, o acordo prevê que a EssilorLuxottica continuará a criar, fabricar e comercializar os óculos da Scuderia Ferrari com a Ray-Ban, mas agora também lançará uma coleção exclusivamente com a marca do Cavallino Rampante em italiano, The Prancing Horse em inglês ou do Cavalinho Empinado na nossa boa e amada língua pátria.
Além disso, o logotipo da Ray-Ban, já presente nos carros da Ferrari na Fórmula 1, passará a estampar também os automóveis e os trajes dos pilotos de Competizioni GT.
EssilorLuxottica e Swarovski assinaram um acordo de licenciamento até 31 de dezembro de 2028, com a opção automática de renovação por mais cinco anos para o desenvolvimento, a produção e a distribuição da coleção de óculos da marca austríaca, conhecida mundialmente pelo brilho de seus cristais. A primeira coleção será criada sob a liderança da diretora criativa da Swarovski, Giovanna Engelbert, e será lançada na temporada Primavera • Verão’23, isto é, em setembro.
A Swarovski começou cedo na óptica. Seu primeiro acordo de licenciamento foi assinado com a sua conterrânea Silhouette em 1998 e se estendeu até 2010. Já nos últimos 11 anos, a Marcolin é que foi responsável pela coleção dos óculos da marca.
Você reparou que eu falei Suaróvsqui em vez de Swarovski né? Então, apesar de tantos anos de mercado óptico, essa eu aprendi no susto só em 2021, quando eu fiz a Sommelière de Pronúncia da marca. Ainda estranho um pouco, mas estou firme na pronúncia correta.
Ah, e se você não conhece a Sommelière de Pronúncia, visite meu perfil no Instagram, o Lady Óculos Oficial. Pelo menos duas vezes por mês, trago a pronúncia correta (escrita e em áudio), além de um texto sobre a história e os destaques da marca. Vou deixar os links aqui na descrição deste episódio.
EssilorLuxottica e Brunello Cuccinelli Olha que boa notícia, tem grife estreando no universo dos óculos! A corporação franco-italiana e a grife italiana Brunello Cuccinelli assinaram um acordo de licenciamento exclusivo para desenho, fabricação e comercialização de sua coleção de óculos. O contrato está em vigência desde 1º de janeiro e se estende até 31 de dezembro de 2032, isto é, tem validade de dez anos. A primeira coleção será apresentada no primeiro trimestre de 2024.
Na verdade, a Brunello Cuccinelli tem feito incursões no Planeta Óculos pelas mãos da própria EssilorLuxottica desde 2021, quando lançou sua primeira collab com a Oliver Peoples, marca californiana de óculos que pertence ao portfólio da corporação franco-italiana.
Brunello Cuccinelli é uma marca italiana de moda de luxo conhecida por suas roupas de alta qualidade e estilo sofisticado e atemporal. Fundada em 1978 por Brunello Cuccinelli em Solomeo, cidade da região da Úmbria, começou como uma pequena oficina de malhas.
A filosofia da marca é baseada em um conceito chamado Capitalismo Humanista, que valoriza a ética, a responsabilidade social e o bem-estar dos trabalhadores. A empresa é conhecida por sua dedicação ao trabalho manual apurado, usando tecidos de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais para criar roupas duráveis e elegantes. A marca também é famosa pela paleta de cores suaves e elegantes, incluindo tons de bege, cinza e marrom, que evocam a beleza natural da região da Úmbria.
Marcolin e Harley-Davidson renovaram o contrato por mais seis anos, isto é, até 31 de dezembro de 2027, para desenvolver, fabricar e distribuir sua coleção de óculos. A relação entre as duas empresas começou em 2013, após a aquisição da norte-americana Viva International pela Marcolin.
A novidade é que, agora, além de armações de receituário e óculos solares, a coleção Harley-Davidson terá a adição de óculos de performance e proteção para uso destinado a motociclistas. Essa nova linha incluirá revestimentos de espuma e vedações removíveis, além de atender a outras características de segurança ANSI, isto é, a sigla para American National Standards Institute, a instituição norte-americana certificadora de padrões.
Segundo o comunicado oficial, a Marcolin combinará sua experiência em óculos de luxo e moda com testes rigorosos para atender aos padrões de segurança necessários a fim de criar óculos especialmente projetados para os pilotos de motocicletas.
Tom Ford sai da Tom Ford, nova dona renova com a Marcolin e o que isso pode fazer diferença para o seu balcão
No mundo da moda, a retirada de Tom Ford da sua própria grife é um dos assuntos do momento. O criador norte-americano fez um desfile de despedida que comoveu fãs e fashionistas em 26 de abril, batizado de Tom Ford Archive Collection, em que revisitou peças icônicas e favoritas de sua linha feminina nestes 13 anos para a temporada outono • inverno 2023. Vale a pena assistir!
A norte-americana Estée Lauder Companies anunciou em novembro a aquisição da grife, negociação essa que foi concluída em abril, pelo valor de US$ 2,8 bilhões. Assim, o grupo se tornou o único dono da Tom Ford e de toda a propriedade intelectual correspondente e logo anunciou a extensão do acordo de licenciamento para criação, produção e distribuição da coleção de óculos com a Marcolin. Trata-se, de fato, de uma renovação perpétua, sem aquela preocupação de renovações ou términos de contrato e, diante disso, a Marcolin adiantou US$ 250 milhões à Tom Ford, ou melhor, a Estée Lauder Companies, agora dona da grife.
O norte-americano Peter Hawkings, que trabalhou ao lado de Ford por quase 25 anos, desde os tempos da Gucci, até então responsável pelas coleções masculinas da grife, sucede Tom Ford na posição de diretor criativo.
Tom Ford conquistou o mundo com sofisticação, sex appeal e ousadia. O texano é um dos estilistas mais premiados de sua geração. Nasceu em 1961 e aos 18 anos foi para Nova York estudar história da arte. Lá conheceu o papa da pop art, Andy Warhol, e frequentou o Studio 54. Ao se formar, decidiu trabalhar com moda.
No fim dos anos 80, foi contratado por Marc Jacobs para a Perry Ellis e, em, 1990 assumiu, em Milão, a coleção feminina da Gucci, que vivia uma fase decadente, ou melhor, pra lá de decadente. Ford teve o mérito de conduzir a grife italiana a seu momento de fênix, ao lado de seu parceiro profissional, o italiano Domenico de Sole. O resultado foi a transformação de algo falido em uma empresa bilionária.
Em 2004, quando o Gucci Group valia mais de US$ 10 bilhões e era a terceira empresa de moda mais rentável do mundo, foi adquirido pelo Kering Group (então conhecido como PPR), mas conflitos sobre o controle artístico das coleções levaram ao afastamento de Ford.
Ao despedir-se, Ford resolveu se dedicar exclusivamente ao cinema, o que felizmente não ocorreu. Manteve a parceria com De Sole e, em novembro de 2005, voltou ao mundo da moda ao assinar com a Estée Lauder o lançamento de perfumes e com a Marcolin, o de óculos. Em 2007 lançou a linha masculina e, em 2010, voltou à moda feminina.
E se você quiser saber mais sobre uma das principais inspirações de Tom Ford na moda, assista à minissérie “Halston”, um original Netflix, assinada pelo célebre Ryan Murphy e protagonizada pelo genial Ewan McGregor. Mas já aviso: se você tem pruridos com sexo, drogas e disco music e, se isso te impedir de curtir uma ótima aula de moda e espírito do tempo, é melhor passar.
A obra trata da vida do icônico estilista norte-americano Roy Halston, que teve ascensão meteórica e revolucionou a moda nas décadas de 70 e 80. Ford é tão aficcionado por Halston e seu legado que, em 2019, comprou a casa do criador, que fica na 63 East Street, em Nova York.
Ford revelou que seu plano agora é novamente se dedicar ao cinema – em 2009, ele dirigiu “Direito de Amar” e e, em 2016, “Animais Noturnos”, que, obviamente, primam pelo figurino e pelos óculos, mas também foram aclamados – especialmente “Direito de Amar”, que foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, inclusive. Respeito o amor de Tom Ford pelo cinema, mas confesso que amo seu trabalho como fashion designer, portanto, torço para que ele volte à moda.
Ford também tem deixado sua contribuição na história do design óptico. Da parceria com a Marcolin, nasceram modelos icônicos, como os solares com frontal na forma do número oito. Além disso, foi o responsável por resgatar as lentes dégradés e o estilo clássico. Além de Halston, o astro britânico Cary Grant foi outra inspiração de peso para a concepção de sua coleção de óculos.
E, por falar em óculos, contei toda essa história, mas como ficam você, dono de óptica, e você, consultor óptico, que têm em Tom Ford uma coleção estratégica, de sucesso no balcão, apreciada pelos consumidores? Do alto da minha experiência, acho que vocês podem ficar tranquilos. É visível o tamanho que Tom Ford ganhou especialmente nos últimos anos no mercado brasileiro.
E eu creio que esse boom também tenha ocorrido em outros países e a Marcolin saberá conduzir muito bem esse processo, especialmente ao assinar um acordo de licenciamento para todo o sempre. Já em relação à maison perder seu criador, que foi o caso agora com a saída de Ford da Tom Ford, seu legado já está muito bem definido e quem o sucedeu esteve ao seu lado por quase um quarto de século, portanto as bases estão muito sólidas.
Oakley e Carrera em destaque no mercado norte-americano
Neste primeiro trimestre de 2023, duas marcas de óculos ganharam evidência nos Estados Unidos, ao garantirem presença em eventos de grande repercussão.
Em fevereiro, foi a vez da Oakley, marca do portfólio da EssilorLuxottica desde 2007, que há três anos é a patrocinadora oficial na categoria óculos da NFL, a National Football League, a liga futebol americano, aquele esporte que só tem em comum o nome com o nosso futebol, mas que é um dos favoritos do público de lá.
O envolvimento da Oakley com o esporte já rendeu o lançamento do Oakley Pro Football Shield, o visor para a prática do esporte produzido sob a tecnologia free form com qualidade óptica e a curvatura exata e exclusiva para ser ajustado aos capacetes.
Além de fornecer toda sua tecnologia de óculos e lentes para os atletas da liga durante as quatro últimas temporadas, a Oakley também realizou uma série de ativações, promoções e eventos paralelos ao maior evento esportivo dos Estados Unidos. O foco principal é difundir os benefícios da tecnologia de lentes Prizm e mostrar que tudo isso também está disponível para os fãs do esporte e para os demais consumidores.
E aí eu pPesquisei um pouco sobre o torneio, que este ano foi conquistado pelo Kansas City Chiefs, que bateu o Philadelphia Eagles no State Farm Stadium, em Glendale, estado do Arizona. O valor médio do ingresso ultrapassou os US$ 5 mil. O detalhe é que, em 1967, ano do primeiro SuperBowl, esse mesmo tíquete custava – pasmem! – US$ 12! Pela primeira vez em 57 finais, ambos os times entraram em campo com quarterbacks negros (Patrick Mahomes no Chiefs e Jalen Hurts no Eagles). Também foi a primeira vez que dois irmãos estiveram em campo em times diferentes: Travis Kelce no Chiefs e Jason Kelce no Eagles.
Já em abril, a Carrera Eyewear, do portfólio da Safilo, tornou-se a marca de óculos oficial do tão aguardado Coachella Valley Music and Arts Festival de 2023, que ocorre durante dois fins de semana consecutivos, 14 a 16 de abril e 21 a 23 de abril, na cidade californiana de Indio, e conta com atrações como Rosalía, Blondie, Calvin Harris, Bad Bunny, Björk, Frankie Ocean, além do brasileiro Vintage Culture. O evento recebe, em média, 125 mil pessoas por dia.
Como parceira oficial do Coachella, a Carrera tem exclusividade na categoria “óculos de sol”, garantindo a soberania no festival, além de um estande especial para se conectar e envolver os frequentadores do evento, oferecendo uma experiência de marca imersiva. E a grande novidade é o lançamento em primeira mão da coleção Carrera Woman. Sim, uma linha Carrera exclusivíssima dedicada ao público feminino.
A Carrera foi lançada pelo austríaco Wilhelm Anger, em 1956, em homenagem a uma célebre corrida de carros dos anos 50, chamada “Carrera Panamericana”, considerada pelos competidores da época a corrida mais perigosa do mundo. Durava cinco dias e atravessava o México, com largada em Tuxtla Gutiérrez, no sul do país, e chegada a Ciudad Juarez, na fronteira com o estado norte-americano do Texas, com o intuito de promover a recém-inaugurada estrada Panamericana. Depois de apenas cinco edições (realizadas entre 1950 a 1954), a Carrera Panamericana foi cancelada por razões de segurança e só voltou a ser realizada anualmente em 1988.
Com a ideia de fabricar óculos esportivos, especialmente destinados aos praticantes de automobilismo e motociclismo, Wilhelm Anger fundou sua própria empresa e criou a marca Carrera. Iniciou um processo de desenvolvimento de novas tecnologias para obter produtos de alto desempenho e, depois de anos de pesquisas, lançou e patenteou um novo material, em 1964. Chamada Optyl, a novidade consistia em um tipo de plástico maleável, hipoalergênico, ultra-resistente e 20% mais leve do que o acetato.
A partir da década de 70, a Carrera encontrou novos nichos ao lançar óculos, máscaras e capacetes especiais para a prática de esqui e, anos depois, para o ciclismo. Em 1996, foi adquirida pela Safilo.
Police segue firme na Fórmula 1 ao renovar com a Mercedes
A Police, marca própria da corporação italiana De Rigo, que celebra seu 40º aniversário neste ano, renovou o patrocínio com a equipe Mercedes-AMG Petronas pelo quinto ano consecutivo. A marca se mantém como a fornecedora oficial da equipe e, assim, seu logotipo segue nos capacetes dos pilotos, os britânicos Lewis Hamilton e George Russell. Além disso, a equipe e os pilotos continuam usando os óculos da marca, tanto receituário quanto solares.
Mas a parceria não para por aí: Hamilton e Russell são os protagonistas da campanha de primavera • verão’23 da Police, que celebra a personalidade dos pilotos, refletindo o estilo de vida e a essência da marca.
Entre as marcas de óculos que têm marcado presença como patrocinadoras de escuderias na Fórmula 1, a Police tem sido a mais bem-sucedida. Afinal, na última década, Lewis Hamilton consagrou-se como um dos maiores pilotos da história da categoria. Em 2020, conquistou o heptacampeonato, igualando-se ao até então recordista, o alemão Michael Schumacher, e Hamilton também é o maior vitorioso nas pistas, com 103 GPs conquistados.
Hoya e Nidek selam parceria global
Hoya e Nidek estabeleceram um acordo global a fim de oferecer aos profissionais de cuidados oculares a oportunidade de acessar um portfólio completo de instrumentos e produtos ópticos de ponta com o objetivo de fornecer uma abordagem total de atendimento ao cliente, desde o exame de vista até a entrega dos óculos com suas respectivas lentes.
A aliança proporciona aos parceiros da Hoya o acesso a produtos, serviços e instrumentos ópticos da Nidek por meio de distribuidores locais. No Brasil, a área de óptica da Nidek é representada pela Mello Optical e a de equipamentos oftalmológicos, pela Alcon. Essa colaboração representa um passo significativo no universo óptico e reforça o compromisso tanto da Hoya quanto da Nidek de zelar pelo cuidado com a visão em todo o mundo. O acordo entrou em vigor imediatamente.
A Nidek foi fundada em 1971, no Japão pelo empresário Motoki Ozawa, que segue como presidente e CEO da empresa. Declarações de líderes nesses momentos costumam ser bastante protocolares, mas essa do Senhor Ozawa tem um charme especial: “Desde o princípio, a Nidek continua desenvolvendo uma gama de produtos para proporcionar a alegria da visão a pessoas em todo o mundo.” Gente, eu amo “a alegria da visão”!
Já a Hoya foi fundada 30 anos antes – isto é, em 1941 -, também no Japão, e atualmente fornece lentes em 110 países por meio de uma rede de 43 laboratórios em todo o mundo com mais de 17 mil funcionários.
Pega a visão
Na estreia do Pega a Visão, este espaço para o qual trarei dicas ou informações relevantes sobre algum aspecto da vida na óptica – ou até fora dela -, pego emprestado a expressão “Alegria da Visão” do fundador e CEO da Nidek, Senhor Ozawa, que acabei de mencionar.
A visão é algo tão nobre, tão importante e tão essencial na vida da gente que enxergar com qualidade é, de fato, algo que só pode trazer alegria. Visão corrigida (e acompanhada, obviamente, de belos óculos) é certeza de uma vida mais feliz e mais empoderada intelectualmente.
Então, pega a visão: você é responsável por trazer a alegria da visão para a vida de muitas pessoas todos os dias e isso muda vidas, especialmente quando você passa a encarar as armações como importante recurso estético para definir estilo e recuperar autoestima em vez de apenas sugerir meros apoios para as lentes. A sua profissão é muito nobre, é muito especial e deve se orgulhar muito disso!
Vai lá!
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Este podcast é uma realização do Lady Óculos. Concepção, pesquisa e seleção de conteúdo, roteiro e edição de Andrea Tavares. Assistente de roteiro: GêPê.
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