A grife italiana e a norte-americana Axiom Space, empresa de exploração espacial, líder do setor e arquiteta da primeira estação espacial comercial do mundo, anunciaram uma colaboração para o desenvolvimento dos trajes espaciais que os astronautas da Nasa usarão na próxima missão à Lua, batizada de Artemis 3, marcada para 2025.

Será o primeiro pouso lunar tripulado desde o Apollo 17, que ocorreu em dezembro de 1972, e também a primeira missão a levar uma mulher à Lua.

“A expertise técnica da Prada com materiais brutos, técnicas de fabricação e conceitos inovadores de design trará tecnologias avançadas que serão fundamentais não apenas para o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também para as considerações de fatores humanos tão necessárias ausentes nos trajes espaciais tradicionais”, comentou o CEO da Axiom Space, Michael Suffredini.

Os engenheiros da Prada trabalharão com a equipe de sistemas da Axiom Space, desenvolvendo soluções para materiais e recursos de design a fim de proteger contra os desafios únicos do espaço e do ambiente lunar.

Segundo o diretor de marketing do Grupo Prada, Lorenzo Bertelli, “o constante pensamento vanguardista da Prada em prol da humanidade expandiu-se para seu desejo de aventura e de explorar novos horizontes: o espaço. As décadas de experimentação, tecnologia de ponta e conhecimento em design da Prada – que começaram na década de 90 com a equipe de vela Luna Rossa na America’s Cup – serão agora aplicadas no design de um traje espacial para a era Artemis. É uma verdadeira celebração do poder da criatividade humana e da inovação para avançar a civilização”.

O novo traje proporcionará maior flexibilidade, maior proteção para resistir ao ambiente hostil e ferramentas especializadas para exploração e oportunidades científicas. Com tecnologias e designs inovadores, possibilitarão uma exploração ainda maior da superfície lunar. Segundo a Folha de São Paulo, o único detalhe divulgado até agora a respeito deles é de que serão produzidos na cor branca, com listras azuis e detalhes vermelhos.

Líder em serviços de voos espaciais tripulados e desenvolvedora de infraestrutura espacial avaliada para humanos, a Axiom Space opera missões completas até a Estação Espacial Internacional, enquanto desenvolve seu sucessor, a Axiom Station – a primeira estação espacial comercial do mundo em órbita baixa da Terra, que sustentará o crescimento humano fora do planeta e trará benefícios inimagináveis de volta para casa.

* A foto da abertura é pré-Prada – nela, o engenheiro-chefe da Axiom Space, Jim Stein, apresenta traje especial durante evento da empresa, em março, sobre a missão Artemis 3, ocorrido em Houston, Texas.  

Siga a Lady