A Safilo chegou a um acordo para vender a Solstice Sunglasses, rede norte-americana de ópticas exclusivamente de óculos solares, para a Fairway LLC, empresa formada por um grupo de investidores ativos nos Estados Unidos e no varejo óptico europeu. A previsão é que a transação seja concluída no decorrer do terceiro trimestre.

Atualmente,  a Solstice Sunglasses é composta por 73 pontos de venda, divididos entre 45 lojas “tradicionais” e 28 outlets. Segundo o comunicado oficial, essa negociação confirma os esforços da corporação italiana de focar em sua atividade principal: o atacado e, assinala, dessa forma, mais um passo fundamental em sua estratégia de recuperar um perfil econômico sustentável.

Em abril, a Safilo já havia sinalizado a possibilidade de venda ao anunciar que havia compradores interessados, porém, sem revelar nomes.

.

Fundada pela LVMH

Curiosamente, a Solstice foi a primeira “manifestação” do conglomerado francês de grifes de moda e luxo LVMH (na época, a rede era formada por seis lojas) no universo óptico, que decidiu vender a operação à Safilo em 2002, que manteve o DNA do projeto: foco em óculos solares nos segmentos de moda e luxo.

No final de 2018, a Safilo comunicou que havia fechado 22 pontos de venda da Solstice nos 12 meses anteriores e as vendas nos primeiros nove meses do ano haviam caído 6,1%. Logo em seguida, em seu relatório anual, publicou que as vendas da rede estavam “sofrendo de uma combinação de movimento em queda e fechamento de lojas”.

A venda da Solstice Sunglasses consolida a saída total da Safilo do varejo óptico. Em 2010, a corporação desfez-se da rede espanhola Loop Vision (que havia sido adquirida em 2006) e, em 2009, passou para a frente a Sunglasses Island (México) e a Just Spectacles (Austrália), ambas compradas um ano antes.

.

Nas redes

Solstice         

Safilo

.

Posts relacionados

.

Siga a Lady