Rocketman é uma fantasia musical épica que relata a transformação do tímido garoto e pianista prodígio Reginald Dwight no superstar Elton John, uma das figuras mais icônicas da cultura pop. Portador de alta miopia, lançou mão dos óculos como acessórios e cerejas no bolo em looks incríveis e cheios de criatividade.
Por conta disso, o trabalho do figurinista foi essencial para o sucesso da obra. Coube ao britânico Julian Day – que também assinou o guarda-roupa de Bohemian Rhapsody, o filme que retratou a vida do vocalista do Queen, Freddie Mercury – recriar alguns dos looks mais emblemáticos de Elton John.
No vídeo, Day conta suas principais inspirações e revela algumas informações de bastidores, como os 50 pares de óculos e botas reproduzidos para o filme. Um deleite para adoradores de óculos, fashionistas e amantes do estilo extravagante de Elton John, principalmente durante a década de 70.
Day revelou que amou o figurino de Yellow Brick Road. “Obviamente, me inspirei em O mágico de Oz, daí o terno azul com sapatos de pedras vermelhas feitos com cristais Swarovski. A camisa é feita de tecido prateado, tal qual o homem de lata, e o chapéu de palha remete ao espantalho. Já o casaco de pele falsa representa o leão”, explicou.
O ator Taron Egerton, que dá vida e voz a Elton John no filme, comentou que o figurino foi fundamental para construção do personagem. “O processo de me tornar o Elton John e desenvolver seu estilo foi libertador. Julian Day (…) entende a relação entre o figurino e os artistas”.
.
Fotos cedidas pela Paramount Pictures
.
Peças de museu
Segundo a Galleria Safilo, museu de óculos da corporação italiana e que no ano passado passou a disponibilizar seu acervo on-line, há informações desencontradas sobre o total de óculos que o popstar britânico acumulou ao longo das décadas. Fala-se em 250 mil peças e ainda em 2 mil peças, mas o que se sabe de fato é que parte da coleção de óculos do ídolo foi a leilão pela renomada casa britânica Sotheby’s em setembro de 1988, quando muitos candidatos disputaram itens de sua eclética coleção, composta, fundamentalmente, por modelos opulentos.
Entrevistado na época sobre o leilão, Elton John disse que resolveu vender parte de sua coleção “basicamente porque minha casa estava tão atravancada a ponto de se tornar um armazém de cara manutenção”, afirmou. A Galleria Safilo tem uma pequena mas significativa parte do acervo de Elton John. Confira o álbum de fotos a seguir
.
Curte a obra de Elton John e gosta de saber a história e as curiosidades de cada música? O ótimo site Songfacts é uma ótima fonte de pesquisa e garante horas de diversão a curiosos e interessados (conteúdo em inglês). Ah! E o Spotify também fez uma playlist de mais de três horas dedicada ao filme, veja:
.
Nas redes
Galleria Safilo
.
.
Posts relacionados
.
Siga a Lady