A corporação alemã passa a lançar coleções exclusivas de armações em parceria com empresas do mercado para as Zeiss Vision Center (a primeira parceira é a Silhouette) e celebra o sucesso de suas lojas no país, com metas ousadas ainda para 2019.

.

Batizado de “Zeiss Experience” (do inglês, “Experiência Zeiss”), o projeto de varejo da Zeiss teve início em 2008 e conta hoje com 150 pontos de venda espalhados pelo mundo – todos abertos em parceria com lojistas parceiros e experientes na venda de produtos premium. E o Brasil lidera essa onda: atualmente são 32 pontos de venda em território nacional e a meta é alcançar 70 unidades até o final deste ano. Mas, por se tratar de um projeto de varejo de luxo, a empresa revela que o limite de lojas no país está estipulado em 150, com unidades em todas as capitais e nas principais cidades do país.

Varejo de luxo

Quando o projeto foi lançado no Brasil, em 2015, é óbvio que boa parte do mercado questionou se esse movimento representava a entrada da corporação alemã no varejo. Diferentemente disso, a Zeiss respondeu que se tratava de oferecer mais uma oportunidade de negócio ao varejista de óptica. Segundo o comunicado oficial da época, “as lojas Zeiss Vision Center são abertas com parceiros do setor, permitindo ao lojista trabalhar com o alto valor agregado que a marca oferece. Outro fator é que a base instalada é pequena, é um clube de lojas da marca, sem absorver toda a demanda do local”. Mais um ponto é que também seria uma forma de trabalhar pela construção da marca junto ao consumidor brasileiro sem o custo elevado da mídia de massa.

Há quem siga concordando com esse argumento e há quem discorde, achando que a iniciativa nada mais é que a determinação da corporação alemã em conquistar uma fatia do varejo óptico. Mas, controvérsias à parte, vale prestar atenção nas pretensões de negócio do projeto de varejo da Zeiss: trabalhar apenas com consumidores de alto padrão (com renda mensal familiar igual ou superior a R$ 100 mil), faixa de público que, no Brasil, equivale a cerca de 2% da população, pouco mais de 4 milhões de pessoas.

“A iniciativa é buscar sempre esse perfil de público e as lojas Zeiss Vision Center são estruturadas para atender as necessidades desse tipo de cliente”, explica o diretor de marketing da Zeiss, Marcelo Frias. Além da oferta de lentes premium com tecnologia totalmente digital – que, segundo pesquisas, garante 40% mais conforto e adaptação em relação à tomada de medidas e à produção das lentes de forma analógica –, o objetivo é proporcionar uma experiência completa.

Frias revela que em cerca de dois meses as unidades Zeiss Vision Center no Brasil passarão a oferecer atendimento agendado on-line e o cliente será recebido em uma área da loja preparada exclusivamente para ele, tendo como base seu padrão de consumo, suas características, necessidades e desejos. Um componente estratégico desse sistema é compor um mix que não apenas de armações de design e de marcas especiais e/ou de luxo, mas que sejam comercializadas com exclusividade na rede. “O objetivo é associar conforto visual e elegância”, define Frias.

.

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 GW 3730

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 GW 3730

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 IF 7630

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 IF 7630

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 IE 6240

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 IE 6240

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 GU 7200

Silhouette para Zeiss Vision Center modelo Dynamics Colorwave AR 5500 GU 7200

previous arrow
next arrow

.

Silhouette: design premiado

Daí o lançamento das séries especiais para a Zeiss Vision Center. A primeira parceria da Zeiss para coleções exclusivas a serem comercializadas em sua rede de varejo é com a Silhouette. A marca austríaca reservou quatro modelos femininos da série Accent Rings da linha Colorwave. Trata-se de um resgate com estilo para o correto e leve, porém muito discreto, tradicional modelo flutuante. É a união do modelo sem aro com de aros fechados, já que anéis coloridos podem ser colocados e removidos com facilidade, gerando versatilidade às peças – em vez de um par de óculos, a usuária passa a contar com quatro opções por conta da possibilidade de trocar os anéis (nas cores lilás, nude, preto e rosé) . Deslize na galeria acima para conhecer a coleção.

Seguindo o padrão Silhouette, os óculos são produzidos inteiramente de titânio e as partes plásticas são feitas de SPX, o polímero exclusivo da corporação austríaca, que é quatro vezes mais flexível e duas vezes mais resistente que o plástico e o acetato convencionais. A exemplo de tantas outras criações Silhouette, essa também foi agraciada com o Red Dot Design, um dos prêmios mais conceituados do design mundial, concedido há quase duas décadas pela entidade alemã Design Zentrum Nordrhein Westfalen.

Com os anéis, cada par de óculos pesa 2, 76 gramas e, já com as lentes, alcança um peso médio de 15 gramas, seguindo a recomendação da companhia alemã de lentes oftálmicas produzi-lo com lentes Zeiss Individual que, como o próprio nome diz, é toda personalizada – por meio da tomada de medidas digitais, capta toda a dinâmica visual do usuário.

A parceria entre a Silhouette e a Zeiss Vision Center ganhou uma campanha exclusiva, intitulada Experimente ser única, assinada pela agência Side 3.

Dentro de três meses, será lançada mais uma coleção exclusiva, dessa vez dedicada ao público masculino.

.

.

.

Nas redes

Silhouette    

Zeiss

.

Posts relacionados

.

Siga a Lady