A feira italiana, que figura entre as maiores do universo dos óculos, encerrou com saldo positivo sua edição de número 52, realizada de 3 a 5 de fevereiro nos domínios da Feiramilano Rho Pero, nos arredores de Milão.

O evento contou com mais de 1,2 mil expositores em sete pavilhões e recebeu 40 mil visitantes ao longo dos três dias, o que significa um aumento de 11% em relação ao público do ano passado. Segundo o comunicado oficial, o crescimento foi distribuído igualmente entre profissionais italianos e estrangeiros e, esses últimos vieram de 160 países, da Ásia aos Estados Unidos e de toda a Europa.

Foi a primeira edição com o retorno de expositores e profissionais do Extremo Oriente desde a pandemia, mas vale mencionar que o público ainda não atingiu os níveis pré-pandêmicos – a título de curiosidade, a edição 2019, última antes do isolamento imposto pelo vírus da covid-19, teve 59,5 mil visitantes, curiosamente de 159 países. E no ano passado, foram 1 mil empresas expositoras e 35 mil profissionais.

Inteligência artificial e sustentabilidade foram duas das palavras de ordem da Mido para 2024. Um bom exemplo é a campanha publicitária, criada com o auxílio da “Dona Inteligência” – como eu relatei no episódio #2 do Lady Óculos Pod.

A sustentabilidade também segue em alta na agenda da feira. De acordo com o presidente do evento, Giovanni Vitaloni, a sustentabilidade não é apenas mais uma tendência; é extremamente importante liderar o futuro com uma abordagem sustentável.

Além da premiação “Óculos Sustentáveis Certificados”, concedida em seis categorias, foi lançado na feira o programa “Certified Sustainable Eyewear”, resultado do trabalho no último ano da Associação Italiana dos Fabricantes de Produtos Ópticos (Anfao), que promove a Mido, que ofereceu aos fabricantes a oportunidade de se candidatarem a esta certificação que relata o processo sustentável de cada produto ou projeto. Assim, é possível saber como, quando e onde os produtos foram feitos.

Além disso, antes tarde do que nunca, a Mido e a Anfao seguem com a iniciativa de Empoderamento de Lideranças Femininas na Óptica. Membro do conselho geral da Anfao e vice-presidente de marketing global da Marchon Eyewear, Barbara Salimbeni, é quem lidera o Programa de Empoderamento de Lideranças Femininas na Óptica. Um dos objetivos principais do programa é fornecer educação e apoio para gerentes femininas. “O enfoque está na autorreflexão, na compreensão e na aceitação do estilo de liderança único e das qualidades que as mulheres trazem para a mesa. Em colaboração com a Fondazione Marisa Bellisario, e com a expertise da Fondazione Libellula, estou animada para anunciar um programa de treinamento robusto”.

“O programa não se limita a gerentes femininas; também recebe seus colegas homens. O objetivo é promover uma liderança inclusiva. O treinamento fornece ferramentas essenciais, estruturas e melhores práticas para lidar com desafios no ambiente de trabalho, aprimorar a capacidade de liderança e influenciar de maneira eficaz, além de promover o uso de linguagem inclusiva. O programa é conduzido em um formato híbrido, combinando workshops presenciais com sessões de coaching online”, declarou Barbara.

O prêmio Certified Sustainable Eyewear (CSE) avalia a sustentabilidade na indústria de óculos em nível internacional em seis categorias. Materiais reciclados, redução do consumo nos processos de produção e distribuição, maximização da cadeia de suprimentos, eliminação de resíduos, grau de reciclabilidade, uso de recursos renováveis e quaisquer certificações já obtidas são alguns dos critérios considerados pelo júri.

Os vencedores de 2024 foram:

  • Óculos Solares Europa (Rolf, Áustria)
  • Óculos Solares Restantes do Mundo (Longchamp, Marchon, Estados Unidos)
  • Receituário Europa (Tommy Hilfiger • Safilo, Itália)
  • Receituário Resto do Mundo (Natura • Neway, Macau)
  • Estojos Europa (Llexan Italia • Itália)
  • Estojos Resto do Mundo (Exploris Asia Limited • China)

Já o prêmio BeStore, cujo nome é um jogo de palavras em inglês entre “Best” e “Store”, isto é, “a melhor loja”, reconhece a melhor óptica do mundo em duas categorias: BeStore Design, que avalia como a loja se parece e se sente, e como layout, materiais, design, mobiliário e atmosfera geral contribuem para criar uma experiência única de consumo, e BeStore Innovation, que considera todos os aspectos relacionados à interação e ao envolvimento com o cliente, à comunicação digital, à história específica da loja, seus aspectos profissionais, humanos e emocionais. Um júri internacional composto por gestores do mercado, experts em visual merchandising, designers e especialistas em design escolhe a melhor em cada categoria.

O BeStore Design 2024 foi concedido à óptica-conceito suíça Leneta, situada no Cantão de Friburgo. De acordo com o comunicado oficial, a óptica foi escolhida por combinar brilhantemente beleza, charme retrô, estética contemporânea e vendas responsáveis. Já o BeStore Innovation foi para a óptica portuguesa MaxiVisão, com três lojas no distrito de Coimbra. A razão da premiação é o forte compromisso social e a preocupação com o meio ambiente; a Maxivisão proporcionou atendimento oftalmológico e óculos a muitas crianças e jovens menos favorecidos visualmente.

Já a terceira premiação, “Stand up for Green” (do inglês, algo com “Defenda o verde”), homenageou o estande mais sustentável, levando em conta o foco no impacto ambiental e no emprego de materiais. A vencedora foi a empresa Italiana CSO Costruzione Strumenti Oftalmici, que projetou inteiramente seu estande de acordo com o uso circular de materiais. Elementos como plantas, parede de led e viga padrão americano foram escolhidos para enfatizar o compromisso em encontrar soluções de baixo impacto. A sustentabilidade também se reflete na esfera social, com iniciativas como cirurgias para triagem de patologias oftálmicas.

Durante a feira, a Mido anunciou uma novidade para 2025: o Concurso de Design Sergio Cereda, para reconhecer talentos emergentes, com um prêmio de US$ 5 mil. A iniciativa é uma parceria entre a feira italiana e a rede norte-americana Optix Retail Group, de propriedade do empresário Harvey Ross, que fundou a fábrica de óculos Viva em 1978 e, em 2005, vendeu a empresa para a HVHC, na época, companhia verticalmente integrada de cuidados com a visão, terceira maior do ramo de planos de saúde de visão nos Estados Unidos. Em 2013, a Viva foi adquirida pela Marcolin.

Sergio Cereda se destacou na Samco, uma divisão no departamento de injeção da Mazzuchelli S.P.A. no começo da década de 1960. Na década seguinte, atuou na Ratti em Torino, onde se tornou um dos primeiros designers da Persol. Seu portfólio se expandiu globalmente, contribuindo com seu talento para coleções renomadas de marcas como Roy Tower, Krizia, Cerutti 1881 e Roberta di Camerino. Nos anos 80, trabalhou para a Luxottica na primeira coleção de Giorgio Armani e na pré-coleção da Chanel.

Ainda na Viva, Harvey Ross convidou Cereda para ser o diretor de design, criando para coleções como Guess, Tommy Hilfiger, Beau Monde, Harley-Davidson, Benetton, Catherine Deneuve etc. Ross, inclusive, atribui em grande parte ao talento de Cereda o sucesso da empresa como a primeira norte-americana a expandir sua distribuição pelo mundo.

O tema central da premiação para 2025 é “Óculos em sua forma pura: equilíbrio entre proporção e harmonia, inovação e disrupção”, com criações que demonstrem uma compreensão profunda de estilos e modelos, equilibrando inovação com disrupção. Os participantes devem ter até 25 anos e estarem atualmente matriculados em uma escola de design na Itália.

E a edição da Mido 2025 já está marcada: 8 a 10 de fevereiro no mesmo bat local, a Fieramilano Rho.

Siga a Lady