Sua fonte de notícias, análises de mercado, boas histórias, dicas de produto e muito mais sobre o universo dos óculos, sempre sob uma perspectiva única.

Feira brasileira lançada com sucesso

Notícia quente! Trago em primeira mão, as novidades sobre a comercialização oficial de espaços para a edição 2024 da Expo Óptica, que ocorreu em 10 de agosto, em uma webconferência exclusiva para associados organizada pela promotora do evento, a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica).

“O lançamento foi um sucesso. Foram mais de 12 horas ininterruptas de escolha de espaços, em que mais de 110 empresas selecionaram suas áreas, disputadas metro a metro, e vendeu-se absolutamente toda a feira. Hoje [11 de agosto], já abrimos lista de espera com mais de uma dezena de empresas, que aguardam por espaços. De fato, a feira tem crescido ano a ano, o que demonstra a força do setor óptico brasileiro, a capacidade do empresário brasileiro de se reinventar no pós-pandemia e o prestígio da Expo Óptica.”, revelou a diretora-executiva da entidade, Ambra Sinkoc.

A Expo Óptica ocorrerá de 10 a 13 de abril (quarta-feira a sábado), no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo. A mudança do pavilhão Azul para o Vermelho renderá à feira mais 1 mil metros quadrados de área de exposição.

DaTE Eyewear e Vision Expo West sinalizam sucesso para 2023

E por falar em feiras ópticas, além da Expo Óptica, outras duas têm motivos para celebrar. Finalmente, a bad trip da pandemia está ficando para trás.

DaTE Eyewear

Em Florença, as coisas estão promissoras para a 11ª edição da DaTE Eyewear, a feira que é o paraíso das marcas independentes e só tem empresas de óculos em sua relação de expositores. Nada de lentes, máquinas ou produtos de qualquer outro segmento do universo óptico. Apenas óculos e de marcas independentes.

Este ano, mais de 80 empresas estarão na DaTE Eyewar vindo, além da própria Itália, de países como França, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Suíça etc. Sem dúvida, um panorama e tanto do cenário de marcas independentes de óculos.

A DaTE Eyewear ocorrerá em 9 e 10 de setembro na Stazione Leopolda, na cidade que é o berço do Renascimento, e no ano passado recebeu aproximadamente 1,5 mil visitantes. As inscrições e a lista completa de expositores já estão disponíveis on-line.

Vision Expo West

Enquanto isso, no continente americano, a expectativa está crescendo na medida em que se aproxima a versão 2023 da feira de Las Vegas, organizada pelo The Vision Council of America, uma das mais relevantes entidades de óptica do planeta, e a Reed Exhibitions, agendada para os dias 27 a 30 de setembro no Venetian Expo & Convention Center.

Mais de 330 empresas confirmaram presença no evento, sendo que, 100 delas farão sua primeira aparição na Vision Expo que cobre a costa Oeste dos Estados Unidos. EssilorLuxottica, Safilo, VSP Vision, Marcolin, L’Amy, Lafont, Etnia Barcelona e Carl Zeiss figuram na lista de empresas que estão de volta a esta feira.

Já no espaço The Suites, uma área exclusiva no interior do Venetian e que funciona à base de agendamentos receberá empresas como Kering Eyewear, De Rigo REM, ic! Berlin, Garrett Leight, Marchon, Studio Optyx, Baumvision, Morel e Inspecs Group PLC.

Eu já comentei no episódio 2 que o mês de setembro é praticamente sinônimo de feira óptica pelo mundo afora durante o segundo semestre. Recapitulando, aí vai a sequência dos eventos:

O calendário de setembro

9 e 10 de setembro • DaTE Eyewear, Florença, Itália

27 a 30 de setembro • Vision Expo West, Las Vegas, Estados Unidos

28 a 30 de setembro • Ajorsul Fair Mercoóptica, Gramado, Brasil

29 de setembro a 2 de outubro • Silmo Paris, Paris, França

Paris ganha óptica especializada em solares

Hub dinamarquês de marcas independentes que deu início à sua evolução em 2012 com a aquisição da conterrânea Prodesign e, dois anos mais tarde, da francesa Face a Face e hoje já conta com nove marcas em seu portfólio, o Design Eyewear Group acabou de inaugurar sua primeira loja-conceito – ou flagship store. E a cidade escolhida foi Paris.

A loja, batizada de “DEGree” (jogo de palavras entre a sigla “DEG” de Design Eyewear Group e a palavra “Degree”, que é o termo em inglês para “grau”), foi projetada para permitir que os consumidores descubram o universo das nove marcas do grupo por meio de uma ampla seleção de suas coleções de óculos solares  

Além de Prodesign e Face a Face, o Design Eyewear Group conta com outras sete marcas em seu portfólio: Woow, Inface, Nifties, Kilsgaard, Alium, William Morris e Charles Stone.

Se você gosta de visitar ópticas interessantes lá fora e se tem viagem agendada a Paris, quem sabe para o Silmo, a Degree fica no quarto    da cidade, no número 4 da Rue Pernelle, pertinho da Rue de Rivoli e próximo da estação de metrô Hôtel de Ville – apesar do nome, o “Hôtel de Ville” abriga a prefeitura de Paris e fica em um locação belíssima, super instagramável.

EssilorLuxottica vira suas lentes para o universo da audição ao adquirir start-up israelense

Depois da visão, a audição. A companhia franco-italiana anunciou sua decisão estratégica de expandir atividades para o mercado de soluções auditivas, que ocorrerá, segundo o comunicado oficial, por meio de “uma nova tecnologia disruptiva que combine visão e som, uma equipe dedicada de tecnologia de áudio, além de recursos internos de pesquisa & desenvolvimento” possibilitados pela aquisição de 100% da start-up israelense Nuance.

A meta é apresentar uma tecnologia auditiva revolucionária para beneficiar 1,25 bilhão de consumidores que sofrem de perda auditiva leve a moderada.

O chairman e CEO Francesco Milleri e o vice-CEO Paul du Saillant afirmaram que com a tecnologia própria de hardware e software da Nuance unida às capacidades de design e fabricação da EssilorLuxottica, será possível soluções auditivas e óculos de grau em um produto inovador e levá-lo ao mercado globalmente por meio da de sua divisão de atacado. “Assim como foi com a visão, a EssilorLuxottica será a primeira a eliminar o estigma das soluções auditivas tradicionais, substituindo-o por conforto e estilo”.

Já está em produção um primeiro produto que incorporará uma tecnologia auditiva de alta qualidade em óculos, de forma imperceptível, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024. O componente de áudio será completamente invisível, eliminando uma barreira psicológica que historicamente atrapalha a adoção de aparelhos auditivos tradicionais pelos consumidores.

Como parte de seu modelo de negócios aberto, a EssilorLuxottica aproveitará os canais tradicionais de aparelhos auditivos, bem como alguns clientes atacadistas de óptica, para tornar essa tecnologia acessível aos consumidores em 150 países. A empresa também envolverá sua rede de varejo para apoiar a nova categoria e expandir sua abrangência pelo mundo.

A Nuance foi fundada em 2015, pelos irmãos Yehuda e Zohar Zisapel – ambos pioneiros em tecnologia desde os anos 70.

Marcolin investe em realidade aumentada

A corporação italiana de óptica acaba de introduzir a tecnologia de realidade aumentada a fim de aprimorar as atividades de treinamento e proporcionar novas experiência aos clientes.

Suas fábricas na Itália contam agora com um projeto de tour imersivo, por meio do qual será possível acompanhar os bastidores da fabricação de óculos. Como continuação e desenvolvimento do programa Marcolin Manufacturing Academy – isto é, a Academia de Fabricação Marcolin -, os funcionários entrarão no coração dos departamentos criativos e de produção com óculos de realidade virtual para aprender processos e habilidades utilizados na criação dos óculos.

Já clientes e parceiros de todo o mundo poderão explorar o mundo da Marcolin sem sair de suas casas. Com os óculos de realidade virtual, terão uma experiência imersiva na sede em Longarone, onde poderão percorrer todos os espaços de produção, desde o processo criativo até a prototipagem, seguidos pelos passos de fabricação e finalizando com a distribuição dos produtos.

A jornada se encerra com uma visita virtual a uma loja de óptica, onde os produtos finais estão em exposição. Os usuários podem interagir com objetos 3D em cada ambiente. A Marcolin afirmou que uma versão ao vivo da experiência estará disponível em breve, em que clientes e parceiros poderão ser acompanhados remotamente por um representante da empresa.

A tecnologia de realidade aumentada combina elementos do mundo real com elementos virtuais, sobrepondo informações digitais, como imagens, vídeos ou objetos 3D, ao ambiente real que o usuário vê por meio de dispositivos como smartphones, tablets ou óculos virtuais, permitindo que as pessoas interajam com informações virtuais em seu contexto físico, criando uma experiência imersiva.

Faturamento do varejo óptico brasileiro cresce no primeiro semestre

A Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica) revelou um aumento de 5,7% nas vendas do varejo nos primeiros seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, fechando com cerca de R$ 12,7 bilhões.

 “Os números confirmam a tendência de crescimento nas vendas em 2023 sobre o resultado do ano anterior”, afirma a diretora-executiva da entidade, Ambra Sinkoc.

Em compensação, quando comparado ao mês anterior, junho experimentou uma retração de 7%, comprovando a paradeira do mercado no sexto mês do ano comentada por muitos profissionais.

As tendências do uso de óculos pelos consumidores norte-americanos

O Vision Council of America divulgou seu estudo Consumer Insights referente ao segundo semestre de 2023 com a análise das preferências e dos hábitos dos consumidores norte-americanos em relação ao uso de óculos neste período. Foram entrevistados mais de 15 mil adultos nos Estados Unidos acima de 18 anos.

O relatório fornece uma análise detalhada sobre os sentimentos dos consumidores em relação à correção visual, planos de cuidados visuais, exames de vista, óculos de prescrição, óculos de leitura e óculos de sol plano.

Alguns dos destaques:

  • 67% dos entrevistados usam correção visual – incluindo óculos, óculos solares e lentes de contato.
  • Dois em cada três entrevistados relataram ter algum tipo de cobertura de plano de saúde de cuidados visuais.
  • 61% relataram ter feito exame de vista nos últimos 12 meses.
  • Quase um em cada três entrevistados (30%) relatou usar óculos de leitura.
  • Mais da metade (60%) usam óculos de sol sem grau.

O programa de pesquisa inSights do Vision Council foi lançado em maio de 2022 e construído com base em metodologia rigorosa e tecnologia de ponta. Por meio de relatórios trimestrais, fornece uma perspectiva abrangente sobre o estado da indústria óptica com pesquisas de consumo; relatórios aprofundados sobre produtos e tópicos de óculos e cuidados visuais; estimativas de mercado, além de uma previsão anual da indústria.

Varejo físico de óculos ainda supera o digital no Brasil

De acordo com levantamento da Abióptica, a compra física de óculos ainda supera o segmento de e-commerce, levando-se em conta as ópticas individuais e as redes comerciais específicas de produtos ópticos. Há 50 mil ópticas enquanto as lojas on-line contabilizam algo entre 4 mil e 5 mil pontos de venda.

O e-commerce no Brasil é um universo pulverizado. A marca com a maior fatia individual é o Mercado Livre (com 13,8%), seguido da Amazon (com 7,6%), mas, segundo a associação, ainda não é possível avaliar a presença do varejo óptico dentro de marketplaces, como Mercado Livre, Amazon etc.

Fonte: Abióptica

EssilorLuxottica e Kodak juntas para sempre

Os acordos de licenciamento perpétuos parecem ter entrado na moda no mercado óptico. No episódio de estreia do Lady Óculos Pod, contei que a Marcolin renovou para todo o sempre o contrato de licenciamento da coleção de óculos de Tom Ford, adiantando, para isso, a quantia US$ 250 milhões à Estée Lauder Companies, que adquiriu a grife em novembro.

Agora, foi a vez de a EssilorLuxottica divulgar acordo de licenciamento global perpétuo com a Eastman Kodak Company a fim de usar as marcas registradas da Kodak para produtos e serviços relacionados à óptica.

Assim, a partir de 1º de janeiro, a EssilorLuxottica adicionará permanentemente a Kodak a seu portfólio e desenvolverá ainda mais a marca Kodak em todas as suas categorias de produtos. Isso representa uma evolução do acordo de licença plurianual com a Kodak que está em vigor atualmente e que gerou a criação das lentes Kodak há mais de uma década. Nos termos do novo acordo, a EssilorLuxottica continuará a desenvolver, fabricar e distribuir produtos e serviços ópticos apresentando a marca Kodak indefinidamente.

A dança das cadeiras no licenciamento de grifes e marcas no mercado óptico

Safilo e Fossil renovaram seu acordo global de licenciamento para desenvolvimento, fabricação e distribuição da coleção de óculos da marca norte-americana fundada em 1984 no Texas e conhecida por seus relógios. Safilo e Fossil estão juntas desde 2008 com uma licença que previa apenas armações de receituário com distribuição para Canadá e Estados Unidos que, em 2013, passou a incluir também óculos solares com comercialização em caráter mundial. O novo acordo é válido até o final de 2028.

Safilo e Havaianas também seguem juntas até 31 de dezembro de 2028 na parceria global de licenciamento para design, produção e comercialização global da coleção de óculos da marca brasileira.

Segundo o CEO da Safilo, Angelo Trocchia, Havaianas na estratégia de portfólio da empresa que busca oferecer marcas com alta relevância local. Sem falar do sucesso dos óculos Havaianas no canal de venda de viagens.

Aliás, você sabia que o grão de arroz foi a referência usada para conceber a textura da borracha das sandálias Havaianas, uma das marcas registradas desse icônico produto Made in Brazil?

Criadas em 1962, a Havaianas tem seu nome emprestado do estado norte-americano conhecido pelas ondas e as belezas naturais e design inspirado nos tradicionais chinelos de dedo japoneses, conhecidos como “Zori”, cujas solas são feitas de palha de arroz.

A Havaianas Eyewear foi lançada pela Safilo em 2016 – inclusive, a avant première mundial da coleção foi no mercado brasileiro. Tudo começou com uma pequena linha exclusiva de óculos solares (todos com nomes de destinos turísticos do verão brasileiro).

Depois, vieram os modelos de receituário. Atualmente, além de receituários e solares em designs mais “amadurecidos” e bem resolvidos comercialmente, há clip-ons magnéticos. Sempre expressando a irreverência e a brasilidade da marca. O DNA, porém, se mantém forte, com cores e referências à textura da borracha. Também permanece a característica divertida de batizar os óculos com nomes de destinos brasileiros.

A Havaianas figura entre as 20 marcas brasileiras mais valiosas do mundo, segundo pesquisa da consultoria global Interbrand – terminou 2023 no 17º lugar, valendo R$ 942 milhões.

Vogue Eyewear completa 50 anos

A marca italiana de óculos chega às cinco décadas de vida com celebrações pelo mundo afora (esta semana foi em São Paulo, aliás) e uma coleção-cápsula especial para comemorar a data.

São seis modelos que remetem a exemplares icônicos da história da marca. O pink vibrante dá o tom a esta coleção especial com detalhes da cor nas peças, além de microfibra, estojo e caixa no mesmo tom. Além disso, a marca também ganhou um logotipo de aniversário, com ar futurista com letras metálicas em forma de bolhas em 3D.

A Vogue foi criada em Florença pelo italiano Paolo Seminara em 1973, considerado um dos primeiros profissionais a flertar com a moda nos óculos e semear o conceito de óculos como acessórios de moda. Formou-se em óptica em 1969 e, naquela altura, a cidade era um dos centros mundiais da moda.

Espantou-se com o poder da revista Vogue naquela altura por conta dos eventos de moda que ocorriam em Florença. Segundo ele, todo mundo que aparecia naquela revista, ficava famoso. Resolveu então checar no registro de propriedade industrial se havia disponibilidade para Vogue como marca de moda e, bingo!, estava livre e registrou a Vogue Occhiali! A pequena coleção colorida e com aros maiores foi crescendo e ganhando cada vez mais território e relevância até que, em 1990, foi adquirida pela então Luxottica.

Desde então, a corporação italiana exercitou cada vez mais a vocação fashion da marca, tendo como rostos a über model brasileira Gisele Bündchen, a top model inglesa Kate Moss e a modelo e atriz norte-americana Eva Mendes. Além disso, lançou coleções-cápsulas com a própria Gisele em 2008, batizada de “Gisele’s Selects” e, mais recentemente com mulheres que têm se destacado como referências de moda nas redes e nos tapetes vermelhos tais quais as modelos norte-americanas Hailey Bieber e Gigi Hadid e a atriz norte-americana Millie Bobby Brown, a Eleven da série Stranger Things, uma das febres da Netflix.

Suporte o Lady Óculos Pod

Se você é um apoiador do Lady Óculos Pod – Beijo para os meus apoiadores! 💋  -, já recebe os textos deste episódio em primeira mão no seu e-mail logo que os programas entram no ar. Caso contrário, poderá consultá-los aqui no blog apenas na semana seguinte.

Bora colaborar? Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Lady Óculos Pod! Agora, além de colaborar na plataforma do Apoia.se, você pode contribuir pelo PicPay, basta procurar o Lady Óculos por lá, ou ainda programar um pix recorrente para andreatavares@ladyoculos.com. Até porque, né, gente, trabalho de qualidade precisa de um suporte para manter sua constância. Conto com você, ok?

 

Siga a Lady